O que a pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas oferece? Saiba!

pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas

A pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas é essencial para os educadores atuais, já que tem como objetivo auxiliá-los no reconhecimento dos sinais de alerta em seus alunos.

Boa parte dos transtornos psicológicos aparecem ainda no período escolar, tornando essencial um conhecimento amplo acerca da saúde mental nas escolas por parte dos profissionais de educação.

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Ao reconhecerem os sinais de problemas psicológicos em um estudante, os professores podem intervir antecipadamente, diminuindo os impactos em seu desempenho escolar e aprendizado.

Conheça tudo sobre o que o curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas pode oferecer e como ele pode auxiliar os educadores atuais na evolução de suas carreiras.

Confira!

Como funciona a pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas?

O curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas é oferecido na modalidade EAD, para estudantes formados nas áreas de Educação e Saúde e com duração de 6 ou 10 meses.

Com o objetivo de formar profissionais capacitados na identificação e acolhimento de alunos em situação de vulnerabilidade socioemocional, confira abaixo mais sobre essa especialização.

Objetivo do curso

O objetivo principal do curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas está na capacitação de profissionais da educação com o intuito de identificar e acolher alunos com problemas de saúde mental nas escolas.

Além disso, o curso também busca auxiliar os educadores, através de recursos psicopedagógicos, na elaboração e execução de atividades que ajudem na construção de competências socioemocionais das crianças e adolescentes.

Outros objetivos incluem:

– O desenvolvimento de redes de atenção e apoio psicossocial aos estudantes, família e profissionais de Educação; 

– A prevenção de situações de risco e do desenvolvimento de transtornos psicológicos e afetivos;

– A elaboração, execução e avaliação de projetos que visam a prevenção de transtornos mentais;

– A promoção de saúde mental na população escolar;

– A atuação de profissionais multidisciplinares na construção de estratégias contra o impedimento do desenvolvimento de práticas socioeducativas para a promoção da saúde mental nas comunidades escolares.

Público-alvo

O público-alvo do curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas é voltado para profissionais formados nas áreas de Educação e Saúde, como:

  • Pedagogos;
  • Licenciados;
  • Docentes;
  • Gestores escolares;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Assistentes sociais.

Entretanto, o programa de especialização também está aberto a todos os profissionais graduados que buscam atuar na elaboração e execução de projetos voltados para a promoção da saúde mental nas escolas.

Metodologia de ensino e aprendizagem

O curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas é ministrado na modalidade EAD, integralmente através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da instituição.

Com uma carga horária de 360h dividida em 9 matérias de 40h cada, a especialização conta com diversos recursos pedagógicos para a complementação dos estudos de cada aluno.

Alguns desses recursos incluem:

  • Materiais de leitura;
  • Videoaulas;
  • Slides;
  • Podcasts;
  • Indicações de leituras extras;
  • Interação com os tutores para esclarecimentos de dúvidas pedagógicas;
  • Realização da avaliação disciplinar pelo aluno.

Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno terá acesso a webaulas referentes a cada disciplina, organizadas por tema e conteúdo.

Após a realização de cada aula, o estudante irá participar da realização de atividades teóricas, com base na leitura de textos e atividades pedagógicas audiovisuais.

Além disso, durante todo o curso de pós-graduação, um tutor estará disponível para auxiliar o aluno no esclarecimento de suas dúvidas. 

Carga horária e grade curricular

A carga horária do curso de pós-graduação em Saúde Mental nas Escolas é de 360h, divididas em 9 matérias de 40h cada.

A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

  1. Saúde mental na infância e adolescência;
  2. Redes de atenção psicossocial;
  3. Violência estrutural e intrafamiliar;
  4. Projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas;
  5. Oficinas terapêuticas: estratégias de cuidado em saúde mental;
  6. Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade;
  7. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas;
  8. Acolhimento e prevenção do suicídio;
  9. BNCC e as competências socioemocionais.

Além desses temas, há ainda a disciplina de Ambientação, comum a todos os cursos de pós-graduação, na qual o aluno se familiariza com a instituição, a grade curricular do curso, a metodologia de ensino e o AVA.

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