Ir para o conteúdo
Você na Pós

Afinal, como fazer uma pós-graduação enquanto trabalha?

como fazer uma pós-graduação enquanto trabalha

Muitos profissionais desejam se aperfeiçoar em suas áreas de atuação através dos estudos, mas ficam em dúvidas se conseguirão conciliar com sua rotina. Afinal, pode ser um desafio incluir mais uma atividade em um dia já atarefado. Então, como fazer uma pós-graduação enquanto trabalha?

Conciliar estudos e trabalho pode parecer assustador, especialmente para quem já viveu essa experiência durante a graduação, e sabe como é exaustivo. Além disso, com o passar do tempo, a responsabilidade aumenta, seja nas tarefas de casa, seja nas relações com amigos e familiares. 

Porém, quem deseja evoluir profissionalmente também entende a importância de buscar uma especialização para a carreira. A pós permite adquirir conhecimento técnico em determinada área, o que torna o currículo mais atraente e oferece um diferencial competitivo. 

Além disso, é uma oportunidade de desenvolver habilidades comportamentais que serão fundamentais para ser promovido, atingir posições de liderança, falar em público ou gerenciar projetos. 

Portanto, ainda que possa ser um desafio, é uma etapa importante para o crescimento na carreira e deve ser considerado como uma oportunidade profissional. 

Como fazer uma pós-graduação enquanto trabalha

Verdade seja dita, algumas mudanças acontecerão na rotina para que os estudos aconteçam. Mas, com um bom planejamento e dedicação é possível conciliar os dois. Veja nossas dicas para fazer uma pós enquanto trabalha:

Crie um cronograma

É impossível falar sobre planejamento e organização sem falar sobre uma agenda. Seja ela física, seja digital, ter um controle sobre as atividades do dia e da semana é a única forma de entender quando e por quantas horas poderá estudar por dia. 

Se você ainda não utiliza um calendário, planner ou qualquer outra ferramenta com calendário, essa é a hora de começar. Algumas pessoas preferem ter um material físico para as anotações, enquanto outros utilizam agendas nos próprios celulares. 

Há ainda quem opte por ferramentas mais elaboradas e aplicativos onde organizam cada parte de suas vidas. 

Independente do formato, é preciso ter um controle em relação a programação semanal para conseguir incluir as horas dedicadas ao estudo. 

Mude as prioridades

Ninguém quer perder oportunidades de se divertir com os amigos ou ir em uma viagem especial, mas às vezes é necessário fazer escolhas e, ao estudar, o aprendizado deve ser uma prioridade. 

Mas isso está longe de ser algo ruim, principalmente se trouxer benefícios a longo prazo. Por isso, enquanto estiver cursando a pós, priorize os estudos e compartilhe isso com as pessoas próximas. 

Assim, eles também podem colaborar incentivando e até mesmo buscando alternativas para se encontrarem e terem momentos de lazer sem prejudicar o avanço acadêmico. 

Lembre-se também de que essa dedicação é temporária e, com a pós-graduação em 10 meses, você conclui as aulas em menos de um ano.

Busque autoconhecimento

O autoconhecimento é uma prática que deve ser feita por todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional. Isso permite levar uma vida mais alinhada com seus princípios e se aperfeiçoar na carreira. 

Para os estudos, isso é relevante no aspecto prático dos estudos. Se conhecer permite entender em qual hora do dia é mais fácil estudar, e ainda descobrir o espaço adequado. Algumas pessoas conseguem se concentrar independente do barulho, outras preferem um espaço silencioso. 

Uns são mais atentos à noite, enquanto outros conseguem captar melhor as informações pela manhã. Observe essas questões para adaptar a agenda e criar um cronograma onde será mais produtivo com os estudos. 

Use a tecnologia como uma aliada

Além das já citadas ferramentas digitais que ajudam na organização, entenda que a tecnologia pode ser uma grande aliada dos estudos. Um exemplo é a modalidade EAD, que permite estudar a distância, sem ter que ir à instituição. 

Isso permite economizar um tempo valioso de deslocamento, e até mesmo economizar com transporte. Também ajuda a conciliar com outras tarefas rotineiras e evita mudar muito rotinas que são essenciais para a boa manutenção do corpo e da mente, como horas adequadas de sono e alimentação correta. 

Saiba dizer não

Conciliar estudos e trabalho também exige disciplina e, em alguns momentos, será necessário dizer não. Isso é mais difícil do que parece, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, mas é preciso ser assertivo em seu posicionamento. 

Não esqueça de descansar

A última dica, mas não menos importante, é descansar. Tenha momentos de lazer e relaxamento e não gaste todo seu tempo só estudando e trabalhando. A mente precisa de tempo ocioso para aliviar a tensão e, sem alguma válvula de escape, o estresse pode tomar conta. 

O equilíbrio é a chave para tudo na vida, e se quiser saber como fazer uma pós-graduação enquanto trabalha, precisa encontrar uma forma de balancear os dois de forma saudável. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades