Jornalistas recém-formados encontram um mercado de trabalho desafiador, não é mesmo? Contudo, apesar da grande concorrência, ser um profissional graduado em jornalismo significa que você pode trabalhar em inúmeras áreas e profissões. Por isso, ter no currículo uma pós-graduação para quem fez Jornalismo é essencial.
Todavia, que pós-graduação escolher? Quais são os melhores cursos? Como tomar essa decisão? Por mais que você já saiba da importância de ter uma especialização, escolher uma área e um curso específicos pode não ser tão simples assim. E foi por isso que selecionamos as melhores opções.
Abaixo, você encontrará 12 cursos para graduados em Jornalismo. Voltados para diversas áreas, eles vão te transformar em um jornalista especialista em um tema específico, deixando seu currículo ainda mais robusto e completo para o mercado de trabalho.
Pós-graduação para quem fez Jornalismo: 12 cursos para você brilhar
1 – Relações Públicas
A primeira opção é a pós em Relações Públicas, uma área bastante comum para profissionais graduados em Jornalismo. Justamente por isso, se você quiser se destacar dentre tantos concorrentes, vale a pena investir na pós.
Ela vai te ensinar mais sobre estratégias de gestão de marca, comunicação interna e externa, ferramentas de planejamento e gestão de eventos corporativos, gerenciamento de conteúdo, planejamento de imagem, gestão da reputação da empresa e muito mais.
2 – Produção Audiovisual para Web
Se você prefere trabalhar com conteúdo, a especialização em Produção Audiovisual para Web pode ser uma excelente ideia. Com ela, você vai aprender a ter uma visão inovadora e integrada do mercado audiovisual, entendendo mais sobre roteiros, produção, gravação e publicação e as técnicas para gerenciar vídeos em sites.
3 – Comunicação Pessoal como Ferramenta de Gestão
Deseja se tornar um líder ou já trabalha como gestor? Então você pode unir o útil ao agradável com o curso de Comunicação Pessoal como Ferramenta de Gestão. Nele, as habilidades que você já aprendeu na graduação em Jornalismo serão aprimoradas de forma estratégica.
Isso significa que, ao longo das aulas, você vai aprender a gerir informações de forma eficiente e a usar a comunicação como ferramenta motivacional. Além disso, você vai melhorar suas competências em negociação, gestão de conflitos e alinhamentos, e amarrar todos os pontos para ter uma comunicação pessoal eficiente.
4 – MBA em Redes Sociais
A internet é um verdadeiro mapa de oportunidades para jornalistas, não é mesmo? Caso a sua grande paixão sejam as mídias sociais, você pode focar a sua atuação profissional na parte de gestão com o MBA em Redes Sociais.
Ele vai te capacitar para conseguir gerar valor no gerenciamento de equipes, ensinar mais sobre o Marketing Digital, te preparar para as nuances dos meios digitais em constante transformação e fazer com que você desenvolva habilidades específicas para a área.
5 – Jornalismo Digital
Fazer uma especialização não significa abandonar o Jornalismo. Inclusive, falando em internet, uma das opções que está em alta é o curso de pós em Jornalismo Digital.
O seu currículo é focado no uso de fontes digitais no trabalho jornalístico, o que inclui a instrumentalização dos profissionais para investigações jornalísticas com base em dados, o ensino de narrativas e formatos novos em jornalismo, e a aplicação da ciência da computação e análise de dados na produção jornalística.
6 – MBA em Marketing Digital
Pensando em uma carreira em Marketing? Então o MBA em Marketing Digital foi feito para você! Profissionais formados em Jornalismo que querem desenvolver habilidades gerenciais e operacionais no contexto atual do marketing e do mercado digital vão se beneficiar bastante deste MBA.
Afinal, com ele você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre os principais temas do Marketing Digital, além de aprender a desenvolver atividades com as ferramentas gerenciais do Marketing, e muito mais.
7 – Gestão de Eventos
Você sabia que jornalistas também podem trabalhar com eventos? Caso essa seja a sua escolha de carreira, considere a pós em Gestão de Eventos.
Com ela, você vai se especializar no planejamento, organização, execução e avaliação de eventos em diversos segmentos. Além de conseguir avaliar cenários para a promoção de eventos, desenvolver pesquisas e adquirir uma visão estratégica do mercado, tudo isso com ética e sustentabilidade.
8 – Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais
Se você ficou em dúvida se fazia Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na graduação, então saiba que a pós vai deixar o seu coração mais tranquilo. Com a especialização em Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais você vai encontrar o “melhor dos dois mundos”.
Dentre os inúmeros aprendizados do curso, destacamos a identificação de público-alvo e objetivos das companhias, utilização de ferramentas adequadas para gerenciar redes sociais e criação do planejamento e da produção de conteúdos digitais.
9 – Comunicação Organizacional
Gosta de Relações Públicas, mas ainda não sabe se essa seria a melhor opção? Então você precisa analisar o curso de Comunicação Organizacional.
Ele tem uma visão completa e robusta da comunicação em empresas, ensinando boas práticas de branding e identidade organizacional, construção de imagem e reputação, pesquisa e análise de dados e gestão de presença nas redes sociais.
10 – MBA em Estratégias de Comunicação Digital
Jornalistas que querem unir a vontade de serem gestores com o mundo virtual podem fazer o MBA em Estratégias de Comunicação Digital. O curso é voltado para profissionais que querem aprender mais sobre administração estratégica de marketing digital.
Para isso, você terá aulas específicas sobre fidelização e geração de leads, pesquisas e análises de dados com estatística e inteligência artificial, tomada de decisões com base em dados, técnicas de inovação e análise e produção de conteúdos audiovisuais.
11 – Social Media e Gestão de Tráfego
As redes sociais são o seu mundo e você quer consolidar a sua carreira nas mídias digitais? Então não pense duas vezes antes de se inscrever na especialização em Social Media e Gestão de Tráfego.
Com ela você vai aprender inúmeras habilidades. Por exemplo, mapear a Jornada do Cliente, desenvolver uma estratégia de conteúdo, fazer produções de marketing e trabalhar com redação digital, seja com UX, copywriting ou webwriting. Além disso, também vai saber aplicar estratégias de SEO e SEM, fazer a gestão do tráfego pago e analisar e monitorar métricas.
12 – Comunicação e Oratória
Por fim, você também pode aproveitar as suas habilidades como jornalista para se tornar um comunicador ainda mais profissional.
Afinal de contas, com a pós em Comunicação e Oratória você vai aprender a contar histórias de forma estratégica, além de entender como organizar de forma inteligente as suas ideias, para quando falar em público, e treinar o seu tom de voz, dicção e impostação da voz.
Agora que você já sabe dos melhores cursos de pós-graduação para quem fez Jornalismo, o que está esperando? Escolha entre os cursos de pós-graduação online com certificado e comece ainda hoje a transformar a sua carreira.