Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o papel da pós-graduação na formação de líderes de sucesso?

líder em sua sala para ilustrar texto sobre formação de líderes

No que diz respeito à formação de líderes, a pós-graduação pode ser uma grande aliada. Esse tipo de curso prepara o profissional para o que o mercado reserva e fornece um conhecimento aprofundado que vai muito além do que é aprendido durante a graduação.

Um verdadeiro líder precisa ter muito além de experiência profissional: deve dominar a área na qual está inserido, a ponto de saber como conduzir e ajudar a sua equipe de acordo com o surgimento das demandas em meio ao cotidiano. 

Como ser um líder de sucesso?

Existem vários tipos de liderança, e cada uma delas envolve características específicas para ser bem-sucedida. É possível optar por uma liderança visionária, por exemplo, marcada por ideias criativas, ou seja, uma visão que vai além do óbvio, apostando na excentricidade e naquilo que ainda não foi experimentado por outras pessoas anteriormente.

Nesse caso, é uma gestão que está diretamente atrelada à inovação, que por sua vez é um conceito que pode ser definido como a criação de algo novo. Basicamente, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.

O líder visionário é responsável por inspirar a equipe e deixar todos motivados. Ao ser inspirador, o líder constrói uma cultura de colaboração. Mas para que ela fique concreta, é necessário dedicar o tempo para ouvir os colaboradores. Com isso, encorajar a equipe a dizer o que sente e como está sendo a liderança pode ajudar a saber no que se deve melhorar, e quais são as necessidades das pessoas naquele momento.

O profissional que exerce um cargo de liderança também pode optar por uma gestão mais humanizada, que consiste em exercer a influência sobre as ações de um grupo de maneira mais empática e solidária, prezando o bem-estar físico e emocional do colaborador.

Esse líder costuma ser mais empático, ou seja, carrega consigo a capacidade de se colocar no lugar do outro. É uma característica muito necessária para o líder que busca tornar o ambiente corporativo mais saudável, já que isso impede julgamentos e reduz as chances de conflitos. Entender o ponto de vista dos colaboradores é um primeiro passo para gerenciar a equipe de maneira mais solidária.

Existe também o líder proativo, que deixa para trás o hábito de resolver questões à medida que surgem, e investir em um comportamento que se antecipa às adversidades. Para que a liderança proativa seja colocada em prática, é preciso investir numa mudança comportamental, isto é, não há espaço para o medo de sair da zona de conforto e reorganizar as ideias.

Pós-graduação na formação de líderes

A pós-graduação ajuda a entender qual é o seu estilo de liderança, já que explora as diferentes necessidades de uma empresa. Quando se continua os estudos, inevitavelmente se atinge um alto nível de autoconhecimento, por isso é um passo mais perto de perceber o próprio comportamento para assim encontrar a gestão que mais se encaixa.

1 – Gestão de pessoas

A depender do curso, a pós pode ajudar o profissional a gerenciar pessoas, uma habilidade imprescindível para um líder de sucesso. Quanto melhor entender a equipe, maior a chance de se entrosar e estabelecer uma boa relação, deixando um ambiente agradável para todos. Esse tipo de conhecimento ajuda a perceber os comportamentos necessários para lidar com os outros.

2 – Evolução na carreira

A pessoa que faz uma pós naturalmente está mais apta a evoluir na carreira, e a empresa fica de olho nisso. Logo, fica mais alcançável a tarefa de subir de cargo. O líder precisa apresentar pleno domínio sobre o conhecimento da área em que atua, principalmente levando em consideração a necessidade de conduzir e orientar a equipe. O curso ajuda a alcançar esses aprendizados que vão muito além do que a faculdade fornece.

3 – Atualização no mercado e atenção às tendências

É imprescindível que um bom líder esteja atualizado no mercado e atento às tendências, justamente para conseguir colocar em prática a sua função e conduzir a empresa rumo à inovação. A pós-graduação é o cenário adequado para mostrar como está a situação, os fatores e os recursos que se tornaram obsoletos e as novidades que chegaram para ficar.

4 – Networking

Outro fator proporcionado pela pós é a ampliação do networking, ou seja, a lista de contatos profissionais (que pode envolver clientes, parceiros, colegas, possíveis talentos para a empresa). O líder precisa ter essa rede, e o curso ajuda a conhecer pessoas com interesse em uma área em comum, por isso permite conhecer pessoas novas e expandir o seu alcance.

5 – Credibilidade

O líder que conta com uma pós-graduação também é visto com mais credibilidade, pois tem propriedade para lidar com aquele assunto. É diferente de um cenário em que tudo o que a pessoa possui é fruto de sua experiência, sem um certificado que a indique como especialista. E o bom é que, para ajudar na formação de líderes, você não precisa sair de casa. Você pode optar por Unopar EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades