Pós-graduação intensiva: como saber se essa é a opção certa para você?

jovem estudando com notebook para ilustrar texto sobre pós-graduação intensiva

Se você deseja ampliar os seus conhecimentos profissionais e se tornar um especialista, a melhor forma de atingir esse objetivo é por meio de uma pós. As especializações são valiosas para conseguir destaque no mercado de trabalho e melhorar a sua atuação e, hoje em dia, existem várias modalidades e formatos para escolher. Uma delas é a pós-graduação intensiva, e hoje você vai descobrir se ela é a opção ideal para o seu perfil.

Existem algumas características e fatores que combinam mais com a pós rápida, enquanto outros perfis se encaixam melhor com outras modalidades de especialização. Porém, antes de mais nada, que tal entender um pouco melhor o que é a pós intensiva e como ela funciona?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é pós-graduação intensiva?

Com o passar dos anos, os cursos de pós-graduação mudaram e ganharam muitas opções e novidades para os estudantes. A gama de cursos e áreas contempladas aumentou, assim como as diferentes possibilidades de se tornar um profissional pós-graduado.

Antes, por exemplo, as aulas eram apenas presenciais, o que não contemplava as necessidades e realidades de todos os interessados em dar mais esse passo no Ensino Superior.

Atualmente, os cursos EAD já existem e estão bem estabelecidos por todo o Brasil, com opções para todas as áreas do conhecimento em instituições renomadas, que garantem a qualidade da educação. Além disso, também surgiram diferentes arranjos para completar o seu curso.

Um deles é justamente a pós intensiva, que permite que o aluno conclua a especialização em apenas 6 meses. Ela é mais rápida do que a pós convencional, que dura 10 meses, contudo, o pós-graduando tem acesso ao mesmo conteúdo e o mesmo suporte da opção tradicional.

Isso significa que uma pós rápida é uma especialização lato sensu como todas as outras, que cumpre todos os requisitos e garante a titulação de especialista ao fim do curso. A única diferença é a agilidade, disponibilidade de tempo e organização do pós-graduando para conseguir finalizar a pós em apenas um semestre.

Por que fazer uma especialização intensiva?

Esse formato de curso beneficia os profissionais que querem receber a certificação mais cedo. Esse desejo pode estar ligado à vontade de fazer uma rápida progressão de carreira, conseguir pontos para um concurso público, se atualizar de forma ágil, fazer uma transição de carreira ou conseguir os pré-requisitos necessários para aplicar a uma vaga ou posição específica.

Por isso, se você tem pressa e quer alavancar sua vida profissional em um curto período de tempo, a pós intensiva pode ser uma excelente maneira de atingir seus objetivos. Todavia, esse não deve ser o único aspecto a ser considerado na hora de fazer a escolha. É necessário avaliar o perfil de cada aluno individualmente, considerando pontos como rotina, disponibilidade de tempo, necessidades e objetivos.

Veja abaixo algumas características e cenários que combinam com esse tipo de especialização, e vão te ajudar a compreender se você tem o perfil de um pós-graduando intensivo.

Descobrindo se a pós intensiva é ideal para você

1 – Ter bastante tempo livre para se dedicar aos estudos

A pós intensiva demanda que o aluno tenha disponibilidade de tempo para se dedicar bastante ao curso. Como o conteúdo programático é o mesmo da pós convencional, ele precisa dispor de mais horas na semana para conseguir assistir todas as videoaulas, estudar com calma, explorar o Ambiente Virtual de Aprendizado, com materiais extras, e absorver todo o conhecimento.

Por isso, antes de se inscrever, avalie como está a sua rotina atualmente. Um cotidiano muito atarefado e cheio de responsabilidades pode não ser o melhor plano de fundo para uma especialização rápida, mas por outro lado, quem está em um período de recolocação profissional pode se beneficiar do formato.

2 – Desejar obter a certificação com mais rapidez

Se o prazo tradicional de 10 meses para se tornar um especialista é muito para você e suas necessidades, a opção dos 6 meses pode ser exatamente o que você precisa. Então, caso você esteja em busca de uma rápida transição de carreira, por exemplo, é interessante considerar essa oportunidade em seu plano profissional.

3 – Precisar de uma pós para ser promovido ou conseguir outro emprego

Além de querer o título mais rapidamente, algumas pessoas necessitam dessa agilidade. Alguns concursos públicos, por exemplo, garantem pontos extras para candidatos que são pós-graduados e, hoje em dia, é comum encontrar vagas de emprego que exigem uma especialização, assim como algumas empresas atrelam promoções à conclusão de uma pós.

Nessas situações, contar com a velocidade do curso intensivo vai te ajudar a conquistar essas metas sem comprometer a qualidade educacional.

4 – Ser uma pessoa organizada, que consegue cumprir prazos

Todavia, precisar da rapidez e ter o tempo necessário não são o suficiente para “se encaixar” no perfil do pós-graduando intensivo. Outro ponto de extrema importância é a organização e o cumprimento de prazos.

Assumir esse compromisso demanda muita responsabilidade e organização, porque se você não conseguir adaptar seu dia a dia para as atividades da pós, o prazo de 6 meses pode não ser contemplado.

Saber se planejar, ter métodos de estudo, ser comprometido e gostar de desafios são características que te ajudam a passar pela pós rápida da melhor forma possível, sem se frustrar no meio do caminho.

5 – Ter uma rotina mais flexível e adaptável

Por fim, é interessante ter uma rotina que não seja “engessada”. A flexibilidade vai te ajudar a priorizar a pós, que poderá ser encaixada em mais momentos dos seus dias e ter sua conclusão em 6 meses alcançada.

Porém, por mais que ter um cotidiano flexível contribua para esse semestre intenso na sua vida, isso não é um pré-requisito. Com organização e comprometimento, é possível realizar a especialização até mesmo com dias mais rígidos e programados.

Outra opção: pós-graduação em 10 meses

Então, qual foi o resultado? Você tem ou não o perfil para uma pós-graduação intensiva? Caso você não tenha se encaixado nas características da lista acima, não precisa se preocupar ou desistir do seu sonho. A especialização em 10 meses foi desenvolvida para incluir profissionais que não têm tanto tempo disponível ou precisam de mais calma para estudar. Aproveite e se inscreva ainda hoje em uma pós-graduação!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!