Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em oncologia para enfermeiros: veja o curso

informações do curso de enfermagem oncológica para ilustrar texto sobre pós-graduação em oncologia para enfermeiros

Após o término da graduação em enfermagem, é fundamental que você comece a observar o mercado e as suas aptidões para escolher uma área de atuação. Afinal, hoje em dia, você precisa ter diferenciais para se destacar, e contar com uma especialização vai te colocar em outro patamar. Por isso, uma excelente opção para quem quer crescer e ter oportunidades no futuro é a pós-graduação em oncologia para enfermeiros.

Essa é a visão de José Luiz Gasparini Junior, supervisor do Núcleo de Ensino Digital do A.C.Camargo Cancer Center e doutorando e mestre em Ciências Oncológicas. De acordo com Gasparini, “em oncologia, você pode trabalhar com gestão, com feridas, com navegação do paciente, na assistência, no centro cirúrgico. É um leque de profissões dentro de uma área especializada.”

Por que se especializar em oncologia na enfermagem?

Além disso, outro diferencial de optar pela enfermagem oncológica é a atual realidade, tanto do mercado de trabalho quanto da doença, conforme explica Maria das Graças Matsubara, enfermeira supervisora da Educação Continuada do A.C.Camargo Cancer Center e doutora e mestre em Ciências da Saúde.

Há um aumento na incidência dos casos de câncer, e como a expectativa de vida não para de aumentar, e as neoplasias estão diretamente ligadas à idade, esse cenário não deve mudar nos próximos anos. “Nós precisamos de profissionais preparados para atuar na prevenção primária, no diagnóstico precoce e nas fases de segmento e reabilitação, cuidando do paciente mesmo após o término do tratamento”, detalha Maria das Graças.

Contudo, nem sempre os profissionais saem da graduação aptos a assumir todos os desafios relacionados à enfermagem e à oncologia, garantindo a melhor assistência aos pacientes com câncer. “Infelizmente, hoje, muitas graduações não possuem oncologia na grade curricular. E atuar nessa área é estar em um campo complexo, onde o profissional precisa ter preparo para lidar com o paciente em todos os domínios: físico, emocional, social e espiritual”, continua.

Pós-graduação em oncologia para enfermeiros

Sendo assim, todos esses fatores deixam clara a necessidade de uma pós em oncologia para os enfermeiros que querem seguir nesta área. Para isso, você tem a nossa especialização em Enfermagem Oncológica, da pós Uniderp, em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center.

Referência na oncologia desde 1953, o hospital é um centro privado especializado e integrado do Brasil, oferecendo assistência de alta complexidade, com humanidade e foco nas necessidades e seguranças de seus pacientes em todas as áreas.

Além disso, o Cancer Center também é a principal instituição formadora de residentes, especialistas, mestres e doutores em oncologia no Brasil, e agora você também poderá fazer parte desse grupo diferenciado de profissionais.

Confira abaixo todos os detalhes da pós-graduação em enfermagem oncológica e descubra como você vai conseguir se destacar como enfermeiro, sendo capaz de atuar diretamente com o paciente com câncer independentemente do cenário em questão.

O que eu vou aprender? E que habilidades poderei desenvolver?

O objetivo da especialização é capacitar profissionais formados em enfermagem, para que possam atuar no atendimento oncológico desde a prevenção até os cuidados paliativos, passando pelas etapas de diagnóstico, tratamento e educação. Tudo alinhado às melhores práticas de cuidado e às políticas públicas atuais.

O foco, como explica Gasparini, é contar com a experiência dos profissionais de saúde do A.C.Camargo Cancer Center, que sabem exatamente o que um enfermeiro precisa ter para atuar na enfermagem em oncologia, privilegiando a prática e conhecimentos que vão mudar o seu dia a dia como enfermeiro.

“Por exemplo, se um enfermeiro observa dois prontuários de pacientes com o mesmo câncer, mas recebendo tratamentos diferentes, ele vai entender? Por que um não pode receber tal droga e outro pode? É ser um profissional capaz de traduzir o prontuário, transformando a prática no dia a dia”, detalha o supervisor do Núcleo de Ensino Digital do A.C.Camargo Cancer Center.

Sendo assim, você vai contar com a excelência do melhor Cancer Center do Brasil para aprender os conceitos gerais da doença oncológica, os fatores de risco associados ao diagnóstico da doença, como o enfermeiro deve atuar em cada fase, entender as possibilidades terapêuticas, prevenção e cuidados paliativos, e entrar em contato com a Sistematização de Assistência de Enfermagem.

Como resultado, você será capaz de atuar na oncologia de forma sistematizada, articulada, organizada e segura. Ou seja, promovendo as melhores práticas para o cuidado do paciente com câncer e sua família por meio do reconhecimento do papel do enfermeiro e o conhecimento de todos os âmbitos das neoplasias com base em evidências.

A pós em oncologia é online? Como ela funciona?

A especialização de enfermagem em oncologia é uma pós EAD. Portanto, isso significa que você poderá cursá-la a partir de qualquer lugar, aproveitando todo o conhecimento, experiência e diferenciais dos Centros de Referência do A.C.Camargo Cancer Center mesmo a distância.

“Nós temos como diferenciais cuidados com o paciente com feridas neoplásicas malignas, o sobrevivente do câncer, cuidados com cateteres, estomas, como manejar os efeitos colaterais relacionados ao tratamento, emergência oncológica”, complementa Maria das Graças. 

Todas as suas aulas serão 100% online, assim como o acesso a uma série de materiais extras, que vão complementar a sua pós e deixar a experiência acadêmica ainda mais proveitosa. Eles incluem acesso à maior biblioteca virtual da América Latina, materiais de apoio, sugestões de leitura, slides, podcasts, recursos adicionais com aplicações práticas, materiais audiovisuais e um sistema de tutoria.

As aulas da especialização em enfermagem oncológica serão gravadas, ficando disponíveis para o acesso quando e onde você quiser e garantindo toda a flexibilidade que você precisa.

Além disso, a especialização em enfermagem oncológica conta com um diferencial valioso: aulas mensais síncronas, que acontecerão ao vivo com professores do A.C.Camargo Cancer Center, ou profissionais especialistas na área.

“Apesar da pós ser online, queremos conhecer as pessoas que estão nela. E por isso temos as aulas ao vivo, online, uma vez por mês. Queremos aprofundar alguns temas, trazer questões novas e outros insights com as aulas ao vivo, que são a oportunidade do aluno tirar dúvidas diretamente conosco”, explica Gasparini.

As aulas síncronas vão abordar os seguintes conteúdos:

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito da oncologia  
  • Desafios do enfermeiro oncologista no campo da pesquisa, educação e assistência   
  • Navegação de pacientes oncológicos  
  • Terapia CAR-T Cell: perspectivas e desafios  
  • Escala CTCAE e sua aplicabilidade clínica 
  • Prática Baseada em Evidências em oncologia   
  • Teleenfermagem e inteligência artificial para enfermagem oncológica 
  • Custo-efetividade e o papel do enfermeiro oncológico
  • Manuais da NCCN e como utilizá-los

Dessa maneira, você terá o melhor dos dois mundos. A possibilidade de estudar quando quiser, e a oportunidade de ter acesso direto aos profissionais de enfermagem do A.C.Camargo Cancer Center, levando a experiência acadêmica a novos patamares de qualidade.

Quais são as disciplinas da matriz curricular?

Quer saber mais sobre o dia a dia das aulas da pós? Então confira abaixo a grade curricular completa. Com nove disciplinas que totalizam 360 horas de curso, a especialização abrange tudo o que você precisa fazer para se tornar um profissional de excelência, apto para oferecer a melhor assistência de enfermagem na oncologia nos centros de saúde do país.

  1. Bases conceituais em oncologia
  2. Recursos diagnósticos em oncologia
  3. Evidências científicas e prevenção do câncer
  4. Tratamento oncológico
  5. Fisiopatologia oncológica
  6. Biossegurança no tratamento oncológico
  7. Ética e Sistematização da assistência de enfermagem em oncologia
  8. Práticas clínicas e gestão em oncologia
  9. Cuidados paliativos e terminalidade em oncologia

Agora que você já sabe tudo sobre a pós-graduação em oncologia para enfermeiros, o que está esperando para se inscrever na pós-graduação em Enfermagem Oncológica? Aproveite e veja mais detalhes do curso em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center e abrace a oportunidade de alavancar a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades