Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação para jornalistas: 11 opções para você conhecer

imagem para ilustrar o texto de pós-graduação para jornalistas

A área de comunicação evoluiu bastante e, hoje, é possível encontrar jornalistas em diversas frentes de atuação. Pensando nisso, que tal conhecer opções de pós-graduação para jornalistas? Confira, neste artigo, 11 cursos na área para você, jornalista, se aprimorar e conquistar o sucesso profissional.

11 opções de pós-graduação para jornalistas

1 – Produção Audiovisual para Web

O marketing digital trouxe para a comunicação a necessidade de produzir peças audiovisuais para atrair a atenção do público nas redes sociais, e isso se aplica não só ao mercado de vendas como também ao de informação. 

Nas redes sociais, todas as mídias jornalísticas, sejam elas de grande ou pequeno porte, precisam competir com páginas de entretenimento, publicidade e postagens de influencers pela atenção do seu público. Para isso, você precisa ter boas noções de como produzir materiais chamativos sem perder a qualidade do conteúdo.

No curso de Produção Audiovisual para Web, você aprenderá tanto a parte teórica como prática das novas estratégias de alcance das redes sociais, e sairá da especialização capaz de roteirizar, estruturar, produzir, editar e divulgar de forma potencializada vídeos capazes de fazer sua mensagem chegar até seu público. 

2 – Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo

A pós em Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo vai fazer com que o profissional tenha a capacidade de formular conceitos, pesquisar tendências para negócios e design de moda, visando auxiliar no processo de criação e de estratégia comercial dos setores do segmento.

Ainda terá a habilidade de inovar, resolver problemas e/ou criar novos planos de negócios, produtos ou serviços e gerenciar recursos, tempo e processos visando a tomada de decisão e a otimização dos resultados. Inclui também a capacidade de analisar as oportunidades no mercado de design de moda para que possa empreender.

3 – Influência Digital e Personal Branding

Faz tempo que a televisão não é mais o único lugar que o jornalista pode unir sua fala com a sua imagem para passar uma mensagem ou informação. Cada vez mais, a internet vem se tornando um lugar mais atrativo para profissionais do jornalismo e a mídia alternativa. 

Para atuar neste ramo, é muito importante saber técnicas de influência digital para fazer de você seu principal produto, ligando sua imagem diretamente com o material que você produz e, assim, solidificar sua identidade digital. 

Na pós-graduação em Influência Digital e Personal Branding, serão ensinados técnicas de fortalecimento de marca, como se comunicar no ambiente digital e produção de conteúdos digitais assertivos, diferenciando quais são os modelos existentes e em quais casos eles são mais indicados. 

4 – MBA em Marketing Digital

Uma das áreas mais fortes da comunicação, o marketing digital cresce continuamente e, hoje, é um dos mercados mais atraentes para jornalistas que desejam construir uma carreira na área.

Por ser um setor muito extenso, existem várias segmentações que podem ser aprimoradas em outras pós-graduações, mas este é o curso que te dará a base para atuar no setor de vendas e criação publicitária de uma empresa.

No MBA em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver as competências gerenciais e operacionais no área do marketing, com um foco maior no ambiente digital, e se formará capacitado para ocupar tanto cargos de gerência como de contato direto com a produção de peças e campanhas.

5 – MBA em Marketing Digital e Analytics

Esse MBA oferece a base da área, mas com um foco maior na análise de dados colhidos tanto diretamente com os clientes como usando por base os algoritmos das redes sociais e campanhas digitais.

No MBA em Marketing Digital e Analytics, você vai aprender os conceitos e ferramentas de marketing digital, por meio de cases do mercado com as melhores práticas adotadas pelas empresas de sucesso. Além disso, verá as mudanças nos diversos mercados em que pode atuar e nas relações dos consumidores, cada vez mais ativos e exigentes, com produtos e serviços.

O curso também traz conhecimento das ferramentas disponíveis no mercado para mensuração e análise dos resultados das estratégias de marketing desenvolvidas. 

No geral, o objetivo é capacitar profissionais para entender as novas regras do marketing na era digital, em temas como segmentação de mercado e consumidores, marketing de conteúdo, redes sociais, mobile marketing, KPIs para tráfego e comercialização na web, planejamento estratégico e comunicação integrada de marketing.

6 – MBA em Redes Sociais

O MBA em Redes Sociais vai desenvolver no profissional uma visão integrada e inovadora do Marketing Digital. Além disso, capacita o estudante para que gere valor em sua área de atuação profissional, seja na empresa onde atua ou em sua carreira.

O curso também prepara o aluno de forma a compreender as nuances dos meios digitais que cada vez mais transformam as abordagens tradicionais de marketing. Também irá desenvolver competências e habilidades profissionais e pessoais fundamentais para exercer as práticas abordadas no curso.

7 – MBA em Marketing e Experiência do Usuário

Um dos pontos responsáveis por fazer um cliente ser fiel ou não a determinada marca ou serviço é o nível de qualidade da experiência que ele teve com aquele produto. Para medir e otimizar esse critério existe uma função específica na empresa. 

No MBA em Marketing e Experiência do Usuário, o profissional aprenderá conhecimentos específicos de marketing orientado ao cliente. Além disso, o curso irá preparar você para mapear e desenhar processos ágeis da jornada do usuário.

O aluno também saberá como desenhar produtos e serviços com foco na interação humano-computador e na usabilidade, bem como dominar os conceitos de design de produtos e serviços e realizar e analisar pesquisa de mercado e branding.

8 – MBA em Estratégias de Comunicação Digital

O MBA em Estratégias de Comunicação Digital é voltado para profissionais que desejam impactar no cenário de mudança dos fluxos de comunicação e informação, atuando com uma abordagem estratégica e inovadora em novos modelos de negócios, através da análise de dados e uso de ferramentas digitais para fortalecer as marcas e relações com os clientes.

9 – Jornalismo Digital

A pós-graduação em Jornalismo Digital tem como objetivo formar profissionais capazes de trabalhar com fontes digitais no processo jornalístico de modo eficiente e preciso, adequado à velocidade dos meios digitais. Além disso, os alunos estarão aptos a realizarem investigações jornalísticas suportadas em bancos de dados e auxiliadas por dispositivos digitais.

10 – Gestão de Eventos

A pós-graduação em Gestão de Eventos é indicada para profissionais que desejam desenvolver habilidades e competências nas funções de planejamento, organização, execução e avaliação de eventos nos diversos segmentos. O curso ainda oferece expertise em avaliar cenários futuros para a promoção de eventos, desenvolvimento de pesquisa e visão estratégica do mercado de eventos.

11 – Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias

A pós-graduação em Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias é destinada a todos os profissionais que querem ir além da criação e publicação de conteúdo online, mas também buscam conhecimentos acerca de boas estratégias digitais, por meio de pesquisa, análise de mercado e atualização constante.

Gostou de conhecer as principais opções de pós-graduação para jornalistas? Na pós-graduação Anhanguera, você encontra esses e muitos outros cursos que vão transformar você em um profissional mais capacitado e pronto para trilhar uma carreira de sucesso!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades