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Carreira em Pauta

Quer assumir uma posição de liderança? Saiba quais características desenvolver!

posição de liderança

Apesar de várias empresas almejarem um grande líder em cada time, e os profissionais estarem sempre em busca de conquistar esse cargo, chegar a posição de liderança requer esforço e dedicação. Por isso, depois de muitos anos com o mercado de trabalho cercado por chefes, é importante que tenham mais líderes que inspirem os demais. Confira a seguir como ser um líder de sucesso: 

Como assumir posição de liderança?

Acessível, participativo, democrático e simpático são características de um bom líder. Esse gestor deve prezar sempre por um bom ambiente de trabalho, fazendo as devidas cobranças necessárias, porém de forma humanizada e sensível. Pensando nisso, confira 5 características que todo líder deve ter!

1 – Saiba aceitar críticas

Estar em posição de destaque em uma empresa significa ser constantemente alvo de descontentamentos, afinal é natural quando você está numa posição de liderança receba alguma opinião contrária a sua e possíveis feedbacks.

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Ouvir a opinião dos outros é importante para o desenvolvimento de um profissional no cargo de liderança, mas o poder de decisão baseado na sua experiência, tempo de atuação e racionalidade deve sempre prevalecer. Portanto, esteja preparado para as críticas quando fizer algo ou tomar uma decisão que não agrade a todo mundo.

2 – Tenha Inteligência emocional 

Ter maturidade e saber entender as frustrações que sofrerá no meio do caminho é essencial para que você não perca o controle e não desanime. Um grande líder sabe que nem todas as batalhas serão ganhas e nem sempre suas decisões serão certas, acarretando a uma série de problemas que precisarão ser resolvidos.

Isso não significa que você não seja bom no que faz, mas que é humano e toma decisões da melhor forma possível. Além disso, a inteligência emocional é imprescindível para aprender como trabalhar com a sua equipe de modo que entreguem o melhor resultado com o menor estresse possível, se sintam motivados e tenham admiração pelo seu trabalho.

3 – Prepare-se para comunicar sempre

A comunicação é necessária para poder manter as relações e vínculos com a equipe, conferir se está fazendo um bom trabalho com a administração e abrir portas para novos negócios. É importante fazer o treinamento para essa soft skill. Falar em público também é uma habilidade que deve ser trabalhada. Se você tem fobia de apresentações, uma dica é treinar em casa com um amigo ou mesmo colega de trabalho. 

4 – Lifelong Learning é um estilo de vida

Um bom líder nunca para de aprender e de estudar sobre tudo o que pode ajudá-lo no ambiente de trabalho, desde a parte acadêmica, experiência no setor ou aprendizados de melhoria da sua equipe. Portanto, é uma característica da liderança participar de eventos, workshops, fazer uma pós-graduação e cursos livres para ajudar em sua jornada.

Se você acredita que estudar até a graduação foi o suficiente para atingir um cargo de liderança, saiba  que, com uma especialização, você pode ir além, O líder aprende todos os dias uma coisa nova, seja fazendo pesquisas de aprimoramento, seja com o feedback dos próprios colaboradores que ele está disposto a ouvir. Ou seja, segue o conceito de lifelong learning.

5 – A racionalidade é essencial

Apesar de ser simpático com todos no ambiente de trabalho e eventualmente criar vínculos de amizade com as pessoas da empresa, o líder sabe distinguir o que pode ser feito em relação às suas amizades e o que deve ser prioridade da empresa. 

Ele nunca coloca seus assuntos pessoais como prioridade. O gestor pensa em tomar decisões empresariais e procura os melhores caminhos, de forma prática, objetiva e racional, para poder trazer os resultados mais satisfatórios o possível.

Para assumir uma posição de liderança, é necessário também se atualizar e apostar em um curso de pós-graduação EAD, sendo uma ótima oportunidade para você trabalhar com planejamento de projetos, organização do tempo e comunicação. Tenha aulas onde e quando quiser, tire dúvidas e garanta esse “up” no currículo. E não para por aí… Se você quer saber como ser uma liderança de sucesso, faça download do e-book que traz os 7 passos para alcançá-la.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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