Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Postura corporal de confiança: veja como desenvolvê-la

homem de terno para ilustrar texto sobre postura corporal de confiança

No ramo corporativo, há uma série de momentos em que você precisa parecer confiante, como uma entrevista de emprego ou uma palestra, por exemplo. Mas você sabia que seu discurso é apenas uma parte do que as pessoas reparam? O corpo também diz muito sobre a sua personalidade. Com isso, saber como apresentar uma postura corporal de confiança pode fazer a diferença na impressão que você deixa.

É claro que a postura é apenas a ponta do iceberg: para demonstrar confiança, primeiro é preciso garantir autoconhecimento o suficiente para saber que você consegue lidar com aquela situação, mesmo que ela saia da sua zona de conforto de alguma maneira. Saber dos próprios pontos fortes e dos pontos fracos é essencial para ficar confortável consigo mesmo em determinados cenários.

O primeiro passo para conquistar a confiança é entender as raízes da sua insegurança para que possa trabalhar isso. Ao fazer isso, você pode passar a ficar atento a gatilhos (por exemplo: falar em público) que possam te desestabilizar. O conhecimento sobre seus sentimentos é um passo a mais na direção do autocontrole. 

Vale entender que a falta de confiança reflete em diversas áreas da vida, não apenas a carreira. Por isso, quanto mais cedo identificar o excesso de insegurança, melhor. Em casos extremos, uma dica é buscar um profissional da área da psicologia, que seja capaz de ajudar a resgatar a autoestima e o amor próprio — fatores diretamente relacionados com a confiança.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é uma postura corporal de confiança?

Muitos subestimam o potencial da linguagem corporal, mas é importante perceber sua importância, que por vezes pode chegar a ressaltar, em comparação com a utilização das palavras. Por isso, saiba que gestos, olhares, expressões e posturas também transmitem uma mensagem. A linguagem corporal pode se desenvolver a partir de impulsos inconscientes ou de estímulos bem sutis, que quase passam despercebidos.

A neurociência vem apostando nesse campo recente, para descobrir quais são as bases neurobiológicas das comunicações entre emoção e corpo. Trata-se da expressão emocional por meio de todo o corpo, incluindo movimentos específicos na ação, e vai além dos estudos de interpretação da comunicação facial. A comunidade científica já tem consciência, por exemplo, de que a comunicação facial é subjugada à linguagem corporal.

Os pesquisadores afirmam que toda a percepção da sua realidade está no cérebro, mas isso se reflete no corpo de várias maneiras. No cérebro, a decodificação da interpretação do corpo é complexa com participação de várias áreas, mas entre as mais importantes temos a amígdala, córtex orbital frontal e cingulado anterior. Existem regiões também que só respondem a interpretação do corpo e alguns neurônios  especializados para isso.

Não é segredo, então, que a postura corporal é plenamente capaz de passar uma mensagem para o público. Quando se vê uma pessoa com a sobrancelha levantada, isso indica reflexão. Quando a pessoa revira os olhos, indica insatisfação e impaciência, por exemplo.

Qual a postura de uma pessoa confiante? 

Dito isso, algumas dicas podem ajudar a alcançar uma postura corporal de confiança:

1 – Mantenha o corpo ereto

Mantenha a cabeça para cima, ombros retos e pés ligeiramente distantes. Manter o corpo ereto pode ser uma ferramenta para transmitir confiança. Ao sentar, também é válido manter o corpo ereto. Esse tipo de postura passa a impressão de estabilidade. 

2 – Tenha um aperto de mão forte

Ao conhecer alguém novo no mercado de trabalho (seja um líder, seja um recrutador, um cliente ou mesmo um colega), é comum que se cumprimente com um aperto de mão. Nesse momento, você tem a oportunidade de transmitir confiança ao fazer um aperto forte e convincente. O aperto de mão fraco pode deixar uma má impressão. 

3 – Não mostre que está inquieto

A ansiedade pode se manifestar fisicamente de diversas maneiras: a pessoa anda de um lado para o outro, coça partes aleatórias do corpo, morde os cantos das unhas, respira de maneira ofegante ou mesmo troca o peso de um pé para o outro. 

Ao realizar uma palestra, um discurso voltado ao público ou em qualquer situação que seja necessária a transmissão de confiança e estabilidade, evite ao máximo esses gestos, porque a ideia que se passa é que está inquieto e fora da zona de conforto, e não vê a hora de acabar.

4 – Tenha movimentos precisos

Ainda nessa linha de raciocínio, tenha em mente a precisão dos movimentos: se você precisa se mover, deve ser com algum objetivo. Ande de um lado a outro no palco para conseguir ser visto por todos os lados da plateia, por exemplo, mas ao fazer isso, mostre que seus passos têm um destino e não é uma movimentação aleatória e inquieta.

Além de uma postura corporal de confiança, o bom profissional precisa ter conhecimento do que faz. Uma dica é continuar os estudos e fazer uma pós online em 6 meses

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades