Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Afinal, por que devemos praticar atividade física?

por que devemos praticar atividade física

Você sabe por que devemos praticar atividade física?

A prática regular de atividade física é amplamente reconhecida como um dos pilares fundamentais para uma vida saudável e equilibrada. 

No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam: por que devemos praticar atividade física? 

Este artigo explorará os inúmeros benefícios dessa prática, fornecendo insights valiosos e motivação para adotar um estilo de vida mais ativo.

Por que devemos praticar atividade física?

A atividade física traz uma ampla gama de vantagens inquestionáveis para o corpo e a mente. 

Ela fortalece o sistema cardiovascular, reduzindo significativamente o risco de doenças graves como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas coronarianas. 

A atividade física é fundamental para controlar o peso corporal de forma saudável, aumentar a massa muscular magra e a densidade óssea, prevenindo a osteoporose e outras condições relacionadas ao avanço da idade. 

No âmbito mental e emocional, o exercício promove a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis por proporcionar sensações de bem-estar, felicidade e redução dos níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Como posso me preparar para começar a praticar atividade física?

Antes de iniciar um programa de atividade física consistente, é imprescindível se preparar adequadamente. 

Comece com uma avaliação geral de sua saúde atual, condicionamento físico e eventuais limitações ou condições preexistentes. 

Consulte um médico, especialmente se tiver algum problema de saúde subjacente. 

Uma preparação cuidadosa garante que você inicie sua jornada de forma segura, eficaz e adequada às suas necessidades individuais. 

Defina metas realistas e mensuráveis, e comece devagar, aumentando gradualmente a intensidade, duração e frequência dos exercícios à medida que seu corpo se adapta.

12 motivos convincentes para praticar atividade física regularmente

Embora os benefícios da atividade física sejam amplamente conhecidos, algumas pessoas ainda precisam de motivação extra. 

Aqui estão 12 motivos convincentes para responder à pergunta: por que devemos praticar atividade física?

1. Melhora significativamente a saúde cardiovascular 

O exercício regular fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e reduz substancialmente o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas cardiovasculares.

2. Controla o peso corporal de forma saudável 

A atividade física queima calorias, aumenta o metabolismo e, combinada com uma dieta equilibrada, ajuda a manter um peso saudável ou a perder peso em excesso de forma sustentável.

3. Fortalece músculos, ossos e articulações 

Os exercícios de resistência e de suporte de peso aumentam a massa muscular magra, a densidade óssea e a força articular, prevenindo a osteoporose, sarcopenia e outras condições relacionadas ao envelhecimento.

4. Reduz significativamente o risco de doenças crônicas 

O exercício regular pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, derrames e outras doenças crônicas graves.

5. Melhora a qualidade e a higiene do sono 

A atividade física durante o dia promove um sono mais reparador e de melhor qualidade, reduzindo a insônia e outros distúrbios do sono.

6. Aumenta os níveis de energia e vigor 

O exercício regular aumenta os níveis de energia, combate o cansaço e o esgotamento, e melhora o desempenho físico e mental.

7. Melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade 

A prática de atividade física libera endorfinas e outros neurotransmissores, melhorando o humor, reduzindo os níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

8. Fortalece o sistema imunológico 

O exercício moderado e regular pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças infecciosas e outras enfermidades.

9. Melhora a função cerebral e cognitiva 

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a cognição, a memória, a concentração e até mesmo retardando o declínio cognitivo relacionado à idade.

10. Promove uma maior longevidade e envelhecimento saudável 

Uma vida ativa e saudável com exercícios regulares está fortemente associada a uma maior expectativa de vida e um envelhecimento mais saudável e com melhor qualidade.

11. Aumenta a autoconfiança e autoestima 

Atingir metas de condicionamento físico e melhorias na aparência podem elevar significativamente a autoestima, a confiança em si mesmo e a satisfação com a imagem corporal.

12. Oportunidade de socialização e fazer novos amigos 

Se você praticar atividades em grupo ou esportes coletivos, terá a oportunidade de se conectar com outras pessoas, fazer novos amigos e se sentir parte de uma comunidade.

Conclusão

Como você pode ver, os benefícios de praticar atividade física regularmente são abundantes e abrangem todos os aspectos da saúde física, mental e emocional. 

Portanto, por que devemos praticar atividade física? 

A resposta é simples: para viver uma vida mais saudável, feliz, ativa e plena. 

Se você está buscando iniciar sua jornada de condicionamento físico ou aprimorar suas habilidades, considere explorar os cursos livres oferecidos por instituições de ensino respeitadas. 

Esses programas podem fornecer orientação especializada, recursos e motivação adicional para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de bem-estar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades