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Curiosidades

Por que a presença das empresas nas redes sociais é importante?

imagem para ilustrar o texto de presença das empresas nas redes sociais

Você sabia que mais da metade da população mundial utiliza as redes sociais atualmente? Diante dessa informação, fica mais fácil entender por que a presença das empresas nas redes sociais aumenta a cada dia.

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Com um grande poder de alcance, plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e LinkedIn ajudam companhias de todos os tamanhos a impactar cerca de 4.2 bilhões de usuários. Em questão de segundos, eles podem ser impactados por inúmeras postagens e anúncios.

Mas, afinal, como essa participação nas redes pode beneficiar os negócios? É isso o que você descobrirá a seguir.

6 motivos por que a presença das empresas nas redes sociais é importante

1 – Construir brand awareness

Para consumir os produtos e serviços de uma empresa, primeiramente, as pessoas precisam saber que ela existe. Por isso, as redes sociais são um meio excelente de construir ou crescer a brand awareness (consciência da marca) de um negócio.

Elas podem ajudar a aumentar a visibilidade entre os clientes em potencial e permitem que você alcance uma audiência muito maior do que os meios tradicionais de comunicação conseguiriam. Para ter uma ideia, 83% dos usuários do Instagram afirmaram descobrir novos produtos nessa plataforma, segundo uma pesquisa do Instagram Business.  

No entanto, para ter sucesso em brand awareness nas redes, é preciso planejamento e criar uma boa estratégia. 

2 – Demonstrar autoridade

Com clientes cada vez mais exigentes e cautelosos na hora de gastar seu dinheiro, a pesquisa se tornou um hábito bastante presente na rotina dos brasileiros.

Esse é um dos motivos pelos quais as redes sociais podem ajudar muito os negócios. Se a sua empresa tiver um perfil bem configurado e com conteúdo relevante, você conseguirá transmitir autoridade para clientes em potencial.

Busque formas de demonstrar conhecimento sobre a sua indústria, mostrar os valores e a missão que a sua empresa busca. Assim, você estabelecerá um laço de confiança com os seus consumidores.

 3 – Aprender sobre a concorrência

Com tantas empresas presentes nas redes sociais, ter acesso às informações sobre os concorrentes ficou muito mais fácil.

Hoje, já é possível entender quais estratégias de vendas eles utilizam, o que fazem para atrair mais clientes e como se comunicam com sua audiência. Analisando as postagens e o engajamento de cada uma delas, você ainda pode compreender quais funcionam melhor e quais é preciso evitar.

Depois de fazer essa observação, você pode filtrar quais podem funcionar com o seu público e incorporá-los à sua estratégia de marketing digital.

4 – Aumentar o tráfego para o site da empresa

Os posts e anúncios em redes sociais são meios muito eficazes de direcionar tráfego para o seu site.

Ao compartilhar conteúdo relevante do seu blog ou de uma página do seu site nos posts, você poderá convidar as pessoas a conhecerem mais sobre o negócio. Essa também é uma forma de oferecer conteúdo de valor, deixá-los mais próximos da marca e, assim, aumentar as oportunidades de conversão.

Portanto, nunca se esqueça de compartilhar o link da página que você quer que os usuários visitem. Simplificar essa visita em um simples clique ajudará no aumento das visitas ao site da empresa.

5 – Melhorar o Customer Service

Uma das maiores vantagens da presença das empresas nas redes sociais é a proximidade com os clientes. Com isso, o relacionamento com eles pode se fortalecer muito mais.

As plataformas estão quebrando barreiras entre os consumidores e as marcas. Ao invés de precisar fazer uma ligação para resolver problemas ou obter informações, eles podem fazer isso através de redes como o Twitter, o Facebook e o Instagram.

Além disso, se a empresa souber monitorar comentários e mensagens privadas no seu perfil, terá ótimos insights sobre o que precisa melhorar em seus produtos ou serviços.

  • Para ter sucesso no relacionamento com o cliente nas redes sociais, é importante praticar algumas ações:
  • Saber quando deve resolver uma situação em conversas públicas e quando solucionar um problema em mensagens privadas;
  • Responder o mais rápido possível;
  • Saber ouvir críticas e permitir que o cliente se sinta ouvido;
  • Ter uma postura positiva e prestativa.

6 – Gerenciamento de crise

Toda empresa deve estar preparada para um gerenciamento de crise e, hoje, as redes sociais são o melhor lugar para se posicionar.

Na mesma velocidade que uma marca pode alcançar mais clientes, uma experiência ruim também pode ser compartilhada, viralizar e ganhar proporções devastadoras.

Por isso, o silêncio não é uma opção quando se trata de lidar com crises. Ter uma equipe preparada e com um bom planejamento para colocar em prática quando o pior acontecer é mandatório para qualquer empresa.

Viu só como a presença das empresas nas redes sociais é importante para ter sucesso em diversos aspectos? Ao fazer o uso estratégico dessas plataformas, o seu negócio verá um aumento da consciência de marca, da satisfação dos clientes e das taxas de conversão. E se você quer se destacar no mercado, temos outra boa dica para você: fazer uma pós EAD na Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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