Por que é importante ter presença positiva na entrevista?

pessoas felizes dando a mão no escritório para representar texto sobre presença positiva na entrevista

Você já ouviu falar em presença positiva? O termo se conecta de forma muito próxima com o mundo do mercado de trabalho, e mais especificamente, com as dinâmicas das entrevistas de emprego em processos seletivos. Talvez você ainda esteja confuso com a expressão e o seu significado, mas fique tranquilo, vamos explicar tudo no artigo de hoje.

O que é presença positiva?

Para entender o que essas duas palavras juntas significam, pense em cada uma delas de forma separada. “Presença” é o simples fato de existir e estar em algum lugar ou situação, sendo que a palavra também é usada para mostrar que alguém se destaca em determinados cenários. Quando uma pessoa tem presença, ela consegue chamar a atenção e deixar uma marca benéfica por meio da sua atitude.

Por sua vez, a palavra “positiva” expressa tudo aquilo que é bom, transmitindo otimismo, benefícios e o oposto de “negativo”. Quando unimos essas duas partes, temos como resultado uma expressão sobre pessoas que conseguem transmitir sentimentos e coisas boas por onde quer que passem.

Mas o que isso tem a ver com entrevistas de emprego?

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Por que ela é importante nas entrevistas de emprego?

No lugar de pensar em uma atitude que traz sentimentos bons, pense no contrário dessa possibilidade. Uma presença negativa é aquela que deixa transparecer os problemas e a negatividade de um momento, mas você não quer que isso aconteça em uma entrevista de emprego.

Vamos supor que você esteja passando por situações difíceis no seu trabalho. Talvez você esteja desmotivado, cansado e insatisfeito com o emprego, desesperado para encontrar outra oportunidade. Todos esses motivos são válidos e justificam a sua vontade de mudar, contudo, você precisa tomar cuidado para que essa “atmosfera” não ultrapasse seus pensamentos e chegue até o entrevistador.

Quando você está muito envolvido com situações negativas, é fácil deixar que isso “contamine” tudo ao seu redor. Sua postura muda, o tom da fala fica mais sóbrio e impaciente, suas respostas começam a carregar a insatisfação e a frustração. Pode ser que você não perceba, por estar mergulhado nesse cenário, mas os profissionais de RH certamente vão notar a negatividade.

Como você deve imaginar, isso é um perigo. Pode ser que o recrutador não goste da sua atitude ou não consiga compreender que ela vem justamente dos problemas no atual emprego. Ou, talvez, ele não perceba tudo isso conscientemente, mas ele vai ter um sentimento, um “feeling” de que você não é o candidato ideal.

Percebe como isso gera um ciclo repetitivo, em que você perde oportunidades de carreira justamente pela insatisfação com o emprego atual? Por isso, o ideal é cultivar uma presença mais positiva, que transpareça entusiasmo e paixão pela vida profissional.

Todavia, não é simples mudar de atitude e postura quando se está inserido em um contexto pesado, desfavorável e que drena as suas energias. Esse processo pode ser complicado e nada intuitivo, então, para te ajudar, selecionamos algumas dicas para facilitar essa mudança. Confira abaixo.

Como se apresentar de forma positiva em 4 perguntas

Uma ótima forma de começar esse processo é se questionando sobre alguns pontos. Separamos 4 deles, que você poderá descobrir agora.

1 – Como você está se sentindo?

Antes de tudo, olhe para dentro e tente “desfazer o nó” dos seus sentimentos no geral, e não apenas sobre o trabalho. Avalie como você se sente, as suas emoções, a origem de cada uma dessas sensações e como o seu corpo manifesta todas elas.

Por mais que algumas pessoas consigam fazer esse mergulho interno de forma independente, recomendamos buscar um profissional qualificado, ou seja, um psicólogo, para trabalhar esse autoconhecimento. Assim, você terá suporte habilitado para passar por essa caminhada, que pode ser bem intensa.

2 – De que maneira você quer que as pessoas se sintam?

A partir do momento que você entende seus sentimentos e como lidar com eles, fica mais fácil conseguir olhar para o outro. Agora, chegou a hora de pensar em como você deseja que as pessoas se sintam.

Em uma entrevista, você quer que o entrevistador se sinta bem, relaxado, tranquilo, focado e inspirado. Para isso, você também precisa se sentir dessa maneira, afinal, a reação de qualquer pessoa a uma postura fechada, negativa e nervosa não tem como ser positiva, certo?

Então, por mais que a vida esteja complicada da porta da entrevista para fora, trabalhe seus sentimentos para assumir uma postura mais positiva assim que entrar na sala.

3 – Como você considera os recrutadores e entrevistadores?

Pode ser fácil se perder nos sentimentos e se esquecer, no meio do caminho, da situação como um todo. Uma excelente forma de relembrar, o tempo todo, da importância da positividade, é se questionar sobre como você considera as pessoas na sua frente. 

Recordar os pontos positivos e o que elas representam para você é fundamental para deixar a insatisfação de lado e causar um impacto construtivo na sua entrevista. Caso fique difícil, foque no respeito. Ele é universal, e sempre que você trata as pessoas com respeito, pode ter certeza que elas ficam com uma imagem positiva de você.

4 – O que as pessoas precisam de mim neste momento?

Para finalizar, tenha sempre em mente o que as pessoas precisam de você em cada momento da vida. Em processos seletivos, os recrutadores precisam que você mostre por que é o melhor candidato. 

Eles precisam ver em você as características de um colaborador ideal, com uma lista que inclui soft skills e hard skills, habilidades que podem ser adquiridas por meio de uma especialização, como a pós-graduação Anhanguera. Então, mantenha esse foco para garantir a manutenção da sua presença positiva, valorizando tudo aquilo que você tem de melhor

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