Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Dicas de presente de aniversário para funcionários: veja 8 ideias

presente de aniversário para funcionários

Desenvolver ações para os colaboradores ajudam a fortalecer o clima organizacional e podem ajudar na produtividade e desempenho de um time. Fazer com que as pessoas se sintam valorizadas faz com que eles se engajem mais e uma forma de fazer isso é com presente de aniversário para funcionários

Existem diversas formas de mostrar apreciação pelas pessoas, e o aniversário é um bom exemplo de como fazer um colaborador se sentir especial. Muitas empresas não têm esse tipo de ação como prioridade, e acabam perdendo a oportunidade de fortalecer os laços com as equipes. 

Por que presentear os funcionários?

Alinhado com outras ações voltadas ao público interno, o presente de aniversário oferece muitas vantagens para as equipes: 

Senso de pertencimento

Muito se fala sobre “vestir a camisa” da empresa, mas, na prática, como fazer isso? A melhor forma é deixar claro para o colaborador que ele é apreciado e valorizado. Isso vai despertar seu senso de pertencimento e aumentar sua motivação. 

Reputação

Manter uma boa reputação com os colaboradores permite que a empresa se torne um desejo e outros queiram trabalhar lá. Isso permite selecionar os melhores talentos e criar equipes capazes de superar desafios e criar soluções inovadoras. 

Clima organizacional

Uma equipe alinhada, com boa comunicação e que sabe trabalhar em equipe é capaz de ir mais longe. As lideranças devem se atentar em ações para manter um bom clima e permitir que cada um se desenvolva e dê o seu melhor. E celebrar juntos é uma ótima oportunidade para estreitar os vínculos e garantir que o ambiente seja favorável. 

Retenção de talentos

Profissionais satisfeitos com seu trabalho têm menos chances de buscar outras oportunidades. Pelo contrário, eles preferem crescer internamente. Isso permite que a empresa retenha seus principais talentos, diminua o turnover e garanta que as pessoas melhorem seu desempenho para conquistar novas posições. 

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Ideias de presente para colaboradores

O presente de aniversário não é a única oportunidade de premiar os colaboradores. Muitas empresas também investem em regalos ao completar determinado tempo de empresa. A ideia é que, quanto mais tempo, melhor o presente. 

Em geral, esses presentes são mais elaborados, mas quando se trata do aniversário existem muitas opções, inclusive algumas de baixo custo. Confira oito ideias de presente de aniversário para funcionários:

1 – Day-off

Esse movimento tem se tornado mais comum nas empresas, e é uma maneira de presentear sem custos. No dia do aniversário da pessoa, ou mesmo no dia da semana que ela preferir, ela ganha uma folga não descontada da folha de pagamento. Quer presente melhor do que um bom descanso para celebrar com qualidade a data?

2 – Kit de café da manhã

Acordar com aquele belo café da manhã é uma ótima forma de começar o dia especial. Enviar uma cesta com comidas e bebidas para a primeira refeição, seja em casa, seja no trabalho, também pode animar o colaborador. 

3 – Vinhos e bebidas

A ideia dos presentes é que eles sejam personalizados, pensados para aquela pessoa. Nem todo mundo gosta de beber, portanto essa ideia não é para todos. Mas, para quem curte, uma boa garrafa de vinho ou outra bebida também pode ser um presente interessante. 

Quem não toma bebidas alcoólicas pode ganhar um kit com cafés diferentes ou ainda de chá com todos os aparatos para fazer a infusão. 

4 – Vale-presente

Nem sempre, porém, é fácil adivinhar o gosto das pessoas, portanto se esse for o caso, uma boa pedida é um vale-presente. Lojas online oferecem uma gama de opções e o próprio aniversariante pode escolher o que prefere ganhar. 

5 – Decoração

Outra forma divertida de celebrar é decorando o espaço de trabalho da pessoa. Com flores e até mesmo balões, vai transformar o ambiente em uma festa e ainda trará a oportunidade de outras pessoas cumprimentarem o aniversariante pelo seu dia especial. 

6 – Brindes customizados

Que tal fazer algo único para a pessoa? As garrafas térmicas, por exemplo, podem ganhar as iniciais do aniversariante. O mesmo pode ser feito com mochilas, necessaire, bolsa para notebook e outras coisas do gênero. 

Outra opção é consultar os colegas de equipe e pedir a ajuda deles para escolher algo que o colaborador vai gostar. 

7 – Estudos

Financiar os estudos dos colaboradores é uma forma de mostrar comprometimento com ele e visão de longo prazo para essa pessoa na empresa. Mas quando se trata de aniversário, o presente pode ser mais criativo como um curso livre, ou alguma aula de seu interesse como culinária, pintura, marcenaria. 

Outra opção é investir em seu desenvolvimento profissional com uma pós-graduação 6 meses. Assim, até o aniversário do ano seguinte esse colaborador será um especialista e estará mais comprometido ainda com a organização. 

8 – Festa de aniversário

Nada supera o tradicional bolo de aniversário, portanto não esqueça de comemorar a data. Algumas empresas menores se reúnem no dia, enquanto outras fazem uma celebração conjunta para os aniversariantes a cada mês. Só não esqueça das velas e de criar um clima de festa para o momento. 

Seja qual for o presente de aniversário para funcionários, essa iniciativa aproxima as pessoas e colabora para um ambiente mais positivo e alegre, onde os colaboradores se sentem apreciados.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades