Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

5 profissões em alta no exterior; confira a lista

profissões em alta no exterior

Saber as profissões em alta no exterior pode ser de grande valor para as pessoas que buscam a qualidade de vida que outros países podem fornecer. Algumas áreas têm sido valorizadas lá fora e representam uma boa opção de ascensão na carreira.

Trabalhar no exterior pode trazer diversos benefícios, como a experiência de vivenciar uma nova cultura, por exemplo. Com isso, torna-se possível aprender sobre hábitos, costumes e tradições com nativos e conhecer de perto elementos distintos do ambiente brasileiro.

Passar a viver no exterior também é uma oportunidade para conhecer elementos como culinária, cultura e todo um modo de vida, o que amplia a visão de mundo e a capacidade de se adaptar a novos ambientes.

Além disso, considerando a ascensão contínua da tecnologia, muitas empresas no exterior oferecem autonomia de horários e possibilidade de trabalho remoto. Ao mesmo tempo em que isso permite um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, também pode ser um meio de facilitar as viagens de um país a outro, já que é possível voltar e ficar um tempo aqui, sem se desprender do emprego no exterior. 

Profissões em alta no exterior

Trabalhar no exterior também é um meio eficaz de tornar o seu currículo atraente para futuras oportunidades. Mesmo que tenha sido uma experiência limitada a alguns anos, quando se volta ao Brasil após exercer uma função no exterior, essa informação chama a atenção dos recrutadores e passa uma boa impressão. 

No entanto, entender que a experiência de trabalhar no exterior requer um preparo mais detalhado, além de maior organização financeira e conhecimento, é fundamental para evitar frustrações que possam aparecer no caminho.

Vale entender que um dos caminhos para conseguir um emprego no exterior é ingressar em uma empresa multinacional, já que, estando nesta empresa, é possível construir a carreira com o objetivo de trabalhar em uma das filiais em outro país, ou mesmo na matriz, onde quer que ela esteja.

Ser contratado no exterior é uma possibilidade que se expande a profissionais de diversas áreas. Caso a sua ideia seja justamente migrar para uma carreira que possa te proporcionar uma experiência dessas, selecionamos algumas que aumentam as suas chances de se dar bem:

1 – Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação — também chamada de TI — é uma área que está em alta em diversos países, como os Estados Unidos ou o Canadá, por exemplo. No caso, o profissional é responsável por gerenciar todos os dados de fontes internas e externas de uma empresa e compilando em softwares, sites ou bancos de dados.

Nos EUA, estão situadas as maiores empresas do mercado de tecnologia do mundo, como Microsoft, Google, Facebook e Apple. Outro ponto importante é que o mercado norte-americano vive uma carência de profissionais da área TI que contribui para o aumento de oportunidades para os estrangeiros.

No caso do Canadá, há muitas oportunidades de emprego para os profissionais trabalharem na área de codificação de dados, pela falta de pessoas com capacidade para usar o Java, a principal linguagem de codificação da maioria das empresas.  A Nova Zelândia também conta com uma alta demanda por profissionais qualificados na área, já que não tem mão de obra suficiente para suprir toda a demanda.

2 – Comércio Exterior

A essência da profissão de Comércio Exterior envolve justamente o contato com outras culturas. Cabe a esses profissionais a mediação das relações entre compradores e vendedores de diferentes países, o planejamento e a gestão da logística e das operações.

Existem alguns fatores que ajudam o profissional determinado a construir a sua carreira nesse ramo. É o caso de uma língua estrangeira, por exemplo. Falar mais de um idioma é visto como algo essencial. 

A carreira também exige uma afinidade com a economia, principalmente no que diz respeito ao cenário internacional e os impactos que a acompanham. Em muitos casos, a pessoa é contratada por uma empresa brasileira e mora em países onde essa organização vende seus produtos.

3 – Engenharia

A profissão de engenheiro sempre foi bastante requisitada em qualquer parte do mundo. São diversas oportunidades em indústrias, construções e laboratórios de lugares como Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Japão, Coréia do Sul, Canadá, EUA e Austrália.

A área traz diversas possibilidades, como Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, que são os mais tradicionais, ou Engenharia de Software, que é mais recente, e justamente por isso está muito em alta.

4 – Comunicação

A área do Jornalismo oferece a opção de trabalhar como correspondente internacional, caso em que a pessoa é contratada por uma empresa brasileira e mora no exterior para cobrir as notícias de algum país estrangeiro.

Com o advento da tecnologia, outras áreas da comunicação estão muito em alta no exterior, como a publicidade e as redes sociais. O marketing digital também abre portas para o profissional que pretende conquistar a vida em outro país.

5 – Relações Internacionais

Por sua vez, relações internacionais consistem em estudar sistematicamente as relações políticas, econômicas e sociais dos países. Um profissional dessa área atua para facilitar a comunicação entre as diversas nações. É justamente por isso que a carreira abre portas para quem pretende construir vida em outro país.

No entanto, cada uma dessas profissões em alta no exterior exigem atualização no mercado de trabalho e muito conhecimento, por isso fica o conselho: faça uma pós-graduação EAD Anhanguera para abrilhantar seu currículo e expandir suas possibilidades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades