Você provavelmente já deve ter se questionado se de fato está pronto para o mercado de trabalho. Isso é comum, pois conseguir uma oportunidade muitas vezes é um desafio. A sensação de quem busca um emprego é que a competitividade está cada vez maior, mas com a preparação certa suas chances vão aumentar.
Para ter sucesso ao procurar um emprego, você precisa se atentar a alguns detalhes. Um dos principais é saber “vender seu peixe”. Pode ser que você tenha todas as qualificações para uma vaga em aberto, mas não está sabendo expressar isso. Também é importante sempre estar atualizado e fazer bons contatos.
Como estar pronto para o mercado de trabalho?
Para conseguir boas oportunidades, é necessário se preparar para isso. Se você não sabe por onde começar, veja algumas dicas:
1 – Atualize seu currículo
É extremamente importante que você sempre revise seu currículo e veja se ele está atualizado. Pode ser que seu documento não esteja com todas as informações necessárias para atrair a atenção do recrutador.
Tenha em mente que o primeiro contato que uma empresa tem com seu perfil profissional costuma ser pelo currículo e, por isso, é importante dar uma atenção especial a ele. Se o seu perfil profissional se destacar, você será chamado para uma entrevista e suas chances de conseguir a vaga aumentam. Analise os seguintes pontos:
- Informações pessoais: Certifique-se de que suas informações de contato estão todas corretas e atualizadas, principalmente seu telefone e e-mail;
- Experiência profissional: Liste suas experiências de trabalho mais recentes e relevantes. Faça um resumo das tarefas que realiza e destaque seus conhecimentos;
- Educação: Inclua suas qualificações acadêmicas, dando destaque para suas especializações. Também acrescente cursos relevantes para sua área;
- Habilidades: Destaque habilidades que possui e são relevantes para o trabalho que você está buscando.
2 – Desenvolva suas habilidades
Uma ótima forma de se destacar é mostrando que você está sempre buscando um aprimoramento profissional. Uma dica é investir em uma especialização. Você sabia que oferecemos pós-graduação online 4 meses? Você estuda online, o que facilita encaixar o curso na sua rotina.
Desenvolva também as suas soft skills, que são habilidades comportamentais que te ajudam a ter um bom entrosamento com seus colegas de trabalho e se adequar a cultura da empresa. Ter boa comunicação, facilidade com trabalho em equipe e para a resolução de problemas são alguns exemplos de soft skills essenciais para um bom profissional.
3 – Networking
Existe, sim, uma grande competitividade no mercado de trabalho, por isso, o networking é tão importante. Uma indicação pode fazer toda a diferença em um processo seletivo. Para conseguir fazer essas conexões, existem algumas formas.
Atualmente, o LinkedIn é uma rede social fundamental para quem busca se colocar no mercado de trabalho. Crie uma conta, faça conexões, interaja na rede e mantenha seu perfil atualizado. Outra dica é participar de eventos e conferências da sua área para conhecer pessoas do ramo. Também é interessante fazer parte de grupos e comunidades profissionais online e offline.
4 – Prepare-se para entrevistas
Quando você consegue uma oportunidade para participar de uma entrevista de emprego, você precisa se preparar para conseguir se destacar. Pense na sua roupa com antecedência, analise o percurso para não se atrasar ou teste seus equipamentos (caso seja online) e se prepare para a conversa. Veja dicas:
- Pesquise a empresa: Saiba mais sobre a empresa para a qual você está se candidatando, isso pode ajudar no papo;
- Pratique respostas: Prepare respostas para perguntas comuns de entrevistas. Isso vai ter ajudar a ficar mais seguro na hora de responder;
- Perguntas ao entrevistador: Tenha algumas perguntas preparadas para fazer ao entrevistador, pois isso demonstra que está interessado, como:
- Quais são as principais responsabilidades desta posição?
- Quais são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa?
- Como é a estrutura da equipe e com quem eu trabalharia diretamente?
- Quais são os próximos passos do processo de seleção?
- Como a empresa se posiciona em relação à diversidade e inclusão?
5 – Mantenha-se atualizado
Além de cursos e especializações, é indicado que você esteja por dentro do que está acontecendo na sua área de atuação. Isso é importante, pois o recrutador pode sondar na entrevista se você está acompanhando as notícias relacionadas ao seu setor.
Digamos que você trabalhe na área fiscal e, recentemente, foi anunciado que possivelmente a forma como é emitida determinado tipo de nota fiscal vai mudar. Como um profissional da área, é necessário que você acompanhe o desenrolar do assunto para entender se haverá ou não essa mudança.
Para isso, crie o hábito de ler notícias e artigos relacionados a sua profissão e a área que atua. Também é bacana ficar atento às tendências e mudanças no mercado de trabalho. Ao aliar essas informações com as dicas anteriores, você se sentirá pronto para o mercado de trabalho.