Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O próximo passo da sua carreira em 6 etapas

mulher com notebook

Uma trajetória profissional de sucesso precisa ser bem estruturada para funcionar. Por este motivo, o próximo passo da sua carreira deve ser sempre planejado com consciência, pensando em como acelerar seu crescimento. No entanto, é comum que muitos profissionais tenham dúvidas sobre como dar esse próximo passo. 

Seja por insegurança de investir na própria carreira, seja por falta de conhecimento de como fazer esse investimento, a realidade é que muitos profissionais poderiam avançar na carreira de forma muito mais rápida se soubessem como valorizar a própria trajetória. É por isso que, neste artigo, você vai conferir 6 passos para acelerar em direção ao sucesso!

Como dar o próximo passo da sua carreira e chegar ao sucesso em 6 etapas

1 – Trabalhe o seu networking

O profissional que deseja crescer na carreira e encontrar boas oportunidades precisa investir no próprio networking e fortalecer suas relações no mercado de trabalho. No LinkedIn, por exemplo, você pode acionar ex-colegas de trabalho, pessoas que estudam com você e também professores e mentores.

Para fortalecer sua relação com outros profissionais, você não pode fazer a aproximação apenas por interesse em futuros benefícios. Uma relação forte exige que você também se disponha a ajudá-lo nos momentos de dificuldade e oferecer oportunidades de crescimento para a sua rede de contatos. Ou seja, não apenas esperar ser beneficiado por ela. 

Caso você aja apenas por interesse, sua imagem no mercado não ficará bem vista e esse investimento pode ter o efeito contrário, prejudicando seu crescimento no mercado. 

2 – Sempre dê o seu melhor 

Existem inúmeros motivos que te incentivam a melhorar sua performance ao longo da sua carreira. Portanto, busque dar o seu melhor sempre, em cada entrega que você precisar realizar. Tente ser inovador e agir com criatividade para encontrar novos caminhos para as atividades que você precisa executar de forma constante. 

O fortalecimento da sua carreira vai renascer a cada inovação que você trouxer para a sua trajetória. Com isso, os seus empregadores observarão com satisfação seu esforço em aprimorar sua atuação dia após dia.

Além disso, nunca fuja de desafios. Se houver uma oportunidade de crescimento na sua empresa, abrace-a e não deixe esse momento escapar. Quanto mais momentos de desafio você tiver, maiores serão as chances de você desenvolver suas habilidades, ampliar seus horizontes e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho. 

3 – Acompanhe suas conquistas

Muitos profissionais acabam não se dando conta de que acompanhar suas conquistas na carreira para relembrá-las em momentos chaves, como ao preencher um currículo e na entrevista de emprego, é fundamental para conseguir um maior destaque não só nos processos seletivos como na trajetória em geral.

Portanto, monte sua estratégia para valorizar suas conquistas profissionais. Faça anotações dos fatos interessantes da sua carreira, registre suas conquistas profissionais e compartilhe suas experiências. Com isso, você saberá como destacá-las no currículo, nas entrevistas e em processos para promoções internas.

Outra boa forma de registrar suas conquistas é compartilhá-las no LinkedIn. Dessa forma, além de armazenar suas experiências para nunca esquecer das mais importantes, você coloca todas à disposição dos principais recrutadores do mercado.

4 – Aja sempre com ética e respeito pelos colegas

Você pode ser o mais competente profissional da sua área, mas se você não agir com integridade dificilmente conseguirá fazer sua carreira crescer. As empresas valorizam profissionais confiáveis e que demonstram integridade e honestidade.

Um profissional que não age com ética e respeito sempre será mal visto pelo mercado. Suas oportunidades vão diminuir gradativamente e dificilmente você conseguirá acumular muitos anos de experiência em uma mesma empresa ou ramo de atuação.

Preze pela honestidade em cada atitude, principalmente quando você cometer algum erro ou tomar alguma decisão que não obteve sucesso. Delegar a culpa apenas prejudicará a você mesmo.

5 – Demonstre interesse no seu trabalho

Você precisa demonstrar gratidão e satisfação pelo seu trabalho e, assim, conquistar a confiança dos seus empregadores de que você está feliz com sua atuação, aumentando as chances de se motivar a dar o seu melhor pela empresa.

Você consegue demonstrar seu interesse mesmo com pequenas atitudes, como perguntar sobre o fazer dos seus colegas, estudando sobre as novidades que surgem na sua área de atuação e, principalmente, sem procrastinar durante o horário do expediente. 

6 – Continue estudando e se especialize

Para incrementar seu currículo e dar aquela acelerada no seu crescimento profissional, você precisa investir em uma pós-graduação, que dará a você um título de especialista, muita experiência e mais preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. 

Com a especialização, as boas oportunidades do mercado surgirão e suas chances de crescimento até o sucesso aumentarão proporcionalmente ao seu preparo para os desafios do mercado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades