Atualmente, é improvável que você nunca tenha ouvido falar sobre marketing. Mas se você pretende ingressar nesta carreira, é importante saber não apenas do que se trata a área, mas também qual o perfil do profissional de marketing. Afinal, quais funções devem ser cumpridas? Como se especializar? Aqui você confere tudo.
Antes de tudo, vale entender que o marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações diretamente relacionadas com a comercialização de produtos e serviços, sob a premissa de atender aos desejos e necessidades dos consumidores.
A American Marketing Association (AMA), representante dos profissionais de marketing nos Estados Unidos, define o marketing como “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Enquanto isso, o The Chartered Institute of Marketing, representante dos profissionais do Reino Unido, define essa área como “o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”. Só por essas definições, já podemos entender a complexidade e amplitude desse ramo.
Qual o perfil do profissional de marketing?
Funções do profissional de marketing
Na prática, o profissional de marketing deve colocar seu conhecimento em prática para que as vendas de um determinado produto ou serviço cresçam no mercado. Isso envolve a criação de estratégias para atrair o público cada vez mais.
No entanto, as diferentes funções do profissional de marketing estão relacionadas às subcategorias desse ramo. A principal é o marketing digital, em que as estratégias são voltadas para a aproximação da empresa e seu público através da internet. Assim, o profissional atua para atrair e converter clientes no ambiente digital.
Outra área é o inbound marketing, que pode ser definido como marketing de atração. A ideia, nesse caso, é que quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Logo, o profissional dessa área precisa conduzir ações com o intuito de atrair o potencial cliente e, a partir dessa atração, trabalhar o relacionamento com esse público.
Já no outbound marketing, a empresa utiliza diferentes canais para alcançar seus potenciais clientes, como banners em sites, social ads, anúncios de TV e até ligações telefônicas. Cabe ao profissional de marketing traçar as estratégias do que deve ser feito, e o melhor meio de atingir essas pessoas.
A área também pode contar com a produção de conteúdos interativos para aumentar o engajamento de um determinado produto, ou para que a empresa conheça mais o seu consumidor.
Já o profissional focado no endomarketing precisa desenvolver estratégias focadas no engajamento dos próprios colaboradores de uma empresa, a fim de otimizar seu rendimento. Outra possibilidade de carreira no marketing é a consultoria, em que se presta ajuda a outras empresas.
Por sua vez, o profissional do neuromarketing (a junção do marketing com a ciência) costuma ter aptidão à psicologia e áreas relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor. A ideia, aqui, é investigar como o cérebro age na tomada de decisão para a compra, e voltar esse conteúdo a favor das organizações.
Características que o profissional de marketing deve ter
Espera-se de um profissional de marketing criatividade para definir as melhores formas de conquistar um consumidor. Pensar diferente dos outros e encontrar soluções inovadoras é de grande diferencial para quem deseja fazer parte deste universo.
O profissional de marketing também precisa ter uma boa comunicação, já que é através dela que se obtém o alcance de um cliente em potencial. Por isso, entender as pessoas e saber como lidar com elas, como expor as próprias ideias e até mesmo como influenciar outras pessoas são comportamentos ligados à área.
O bom profissional deve estar sempre atualizado em relação às tendências do mercado e contar com uma visão estratégica aguçada.
Com isso, entendemos que o profissional de marketing deve ter:
- Criatividade
- Ideias inovadoras
- Empatia
- Poder de persuasão
- Boa comunicação
- Visão estratégica
O que um profissional de marketing deve estudar?
Para saber qual o perfil do profissional de marketing, é preciso entender que existem diversas opções de pós-graduação EAD que podem ser feitas, como:
- MBA em Marketing Digital e Analytics
- MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência
- MBA em Marketing e Vendas
- MBA em Marketing Digital
- MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
- MBA em Growth Marketing para E-commerce
- MBA em Marketing e Experiência do Usuário
- Transformação Digital focada na Experiência do Cliente