6 qualidades que podem fazer de você um profissional resiliente

profissional resiliente

Você já deve ter escutado, em discussões sobre o mercado de trabalho, que as empresas querem o profissional resiliente, não é mesmo? Hoje em dia, as companhias estão valorizando bastante as soft skills, que são as habilidades comportamentais, e a resiliência é uma das que mais se destacam.

Já tem algum tempo que a palavra entrou nas conversas profissionais e ela não deve sair tão cedo. Afinal de contas, as organizações já sabem que as competências técnicas, ou hard skills, não são as únicas importantes para ter um bom trabalho. Elas precisam andar lado a lado com as soft skills, e em um cenário de constante mudança e imprevisibilidade, ter colaboradores resilientes é fundamental.

Mas o que é, exatamente, a resiliência? E quais qualidades podem indicar que você já tem essa habilidade? Abaixo, vamos responder todas as suas dúvidas sobre o tema.

Afinal, o que significa ter resiliência?

Para resolver de uma vez só as dúvidas sobre o termo, vamos definir a pessoa resiliente. A resiliência é a sua capacidade de lidar com situações adversas, superando cada uma delas, por mais complicadas que elas sejam.

Então, por mais que você seja desafiado no trabalho, passe por grandes obstáculos, precise resolver grandes problemas e encontrar soluções difíceis, você sempre consegue fazer isso com leveza, saindo fortalecido da situação.

Sendo assim, será que você é resiliente? Para ajudar nessa busca por respostas, listamos algumas qualidades que indicam essa habilidade em você. Confira abaixo!

Como ser um profissional resiliente em 6 qualidades

1 – Tenha autoconfiança e acredite na sua capacidade

Em primeiro lugar, avalie a sua autoconfiança. Ser resiliente está intimamente ligado a entender a capacidade que você já tem de enfrentar aquela situação e se manter “em pé”, por mais difícil que ela seja.

Para isso, você precisa ter confiança em si mesmo e no seu trabalho, invariavelmente.

2 – Seja adaptável e flexível com mudanças e imprevistos

As grandes qualidades dos resilientes são, sem dúvidas, a adaptabilidade e a flexibilidade. Quanto mais rígido você for na maneira de encarar o trabalho e a vida, mais difícil será para você lidar com cenários adversos. Quanto mais adaptável o colaborador, mais fácil para a companhia conseguir passar pelas mudanças.

3 – Adote uma postura otimista em relação à vida

Se você costuma ver o copo “meio vazio” e é um pessimista, pode valer a pena repensar essas características da sua personalidade. Para conseguir ultrapassar obstáculos e se manter “firme e forte”, é fundamental conseguir ter otimismo.

Ou seja, profissionais que conseguem olhar para o futuro de forma otimista, imaginando cenários positivos e melhores, tendem a ser mais resilientes e conseguir suportar momentos complicados na carreira.

4 – Desenvolva um olhar crítico para pensar em soluções

Profissionais resolutores, que conseguem olhar para problemas e pensar em soluções, são ótimos candidatos a resilientes. Isso acontece porque a proatividade e vontade de superar erros, questões negativas e crises demonstram a capacidade de passar pelas “tormentas” da melhor forma possível.

Por outro lado, profissionais desistentes são aqueles que não são capazes de pensar em soluções. Quando encaram problemas e imprevistos, eles costumam ter reações negativas, que não envolvem soluções para encarar o cenário e sair dele mais forte e com mais aprendizados.

5 – Trabalhe a sua inteligência emocional

Encarar situações adversas não é nada fácil. Por isso, ao desenvolver sua inteligência emocional, você adiciona algumas ferramentas extras para a sua maleta da resiliência. Ou seja, quando você compreende suas emoções, é capaz de identificá-las e lidar com elas da melhor forma possível, os cenários negativos ficam mais leves.

Você consegue se regular e entender o seu lado emocional, fazendo com que a parte prática, que precisa superar o problema, consiga agir de forma mais fácil e rápida.

6 – Busque o aprendizado de forma constante

Para finalizar, profissionais que são comprometidos com a carreira, sempre buscam atualizações, querem se especializar e aprender novas habilidades e conhecimentos costumam ser resilientes.

Afinal de contas, estar em constante busca por melhorias profissionais exige muita dedicação, disciplina, esforço e vontade de lidar com as atividades extras em prol de um futuro de sucesso.

Não é simples estar disposto a abrir mão do seu tempo livre e, muitas vezes, ter que equilibrar muitos “pratinhos”, para crescer na sua profissão, mas esse é um passo que vale a pena, principalmente com a flexibilidade das opções educacionais de hoje em dia.

Então, para se tornar um profissional resiliente ainda mais completo, não se esqueça de fazer uma pós-graduação e se tornar um especialista. Para isso, você pode contar com os cursos de pós online em menos de um ano, que vão acelerar a sua carreira com qualidade e atualização

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!