Ir para o conteúdo
Curiosidades

Quem é Philip Kotler e qual sua importância para o Marketing

Philip Kotler com óculos e sorrindo

Quando o assunto é Marketing, fica impossível não citar um nome: Philip Kotler. Nascido nos Estados Unidos, ele é considerado o maior especialista da área na atualidade e definiu conceitos importantes, inclusive sobre a transição para o digital. Isso significa que quem é Philip Kotler está diretamente conectado com o que é o Marketing nos dias de hoje. 

Conheça, abaixo, mais sobre a história e a grande influência do homem que é considerado o “pai do Marketing”.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quem é Philip Kotler?

Filho de imigrantes ucranianos, Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Ele estudou na Universidade DePaul por dois anos e, mesmo sem diploma, foi aceito no programa de mestrado da Universidade de Chicago. 

Após o mestrado, Kotler se formou PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e fez dois pós-doutorados: em matemática, na Universidade de Harvard, e em ciência comportamental, na Universidade de Chicago.

Em 1962, começou sua carreira como professor universitário na Kellog School of Management, Universidade de Northwestern, onde permanece até hoje como titular da cadeira de Marketing Internacional. 

Cinco anos depois, em 1967, publicou seu primeiro livro que hoje é considerado a bíblia do Marketing: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.

Em 2005, Kotler foi selecionado como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times e foi considerado pelo Management Center Europe (MCE) “o maior dos especialistas na prática do Marketing”. Em 2008, o Wall Street Journal o listou como a 6ª pessoa mais influente no mundo dos negócios.

As contribuições de Philip Kotler para o Marketing

O diferencial nos conceitos de Kotler é que ele acreditava que o Marketing estava estritamente ligado à economia – não só apenas pelo preço, mas também pela demanda. 

Por esse ponto de vista, o lucro estava diretamente ligado ao bem-estar social e, mais especificamente, ao consumidor. Por isso, não deveria ser considerado apenas parte estratégica dentro de uma empresa, mas um meio essencial de se conectar ao público. 

Entre todas as grandes contribuições de Kotler à área, selecionamos três para que você conheça um pouco da influência do “pai do Marketing”; confira abaixo: 

1 – A popularização do conceito

Antes de Kotler, a área de Marketing não era considerada tão essencial como é hoje. O especialista trouxe o conceito para dentro das empresas como parte do centro das estratégias de vendas e gestão. 

Dessa forma, reiterou a ideia de que o foco das empresas deveria estar mais centrado na satisfação dos clientes e nos benefícios que seu produto do que na sua distribuição e no preço em si, o que ajudou na criação de novas abordagens. 

2 – A ampliação do conceito 

Outra contribuição importante foi a ampliação do conceito, que deixou de ser apenas ligado às vendas e passou a ser entendido como uma forma de comunicação entre a marca e o consumidor – não apenas para meios comerciais, mas também sociais. 

Além disso, ele traz a evolução do Marketing como algo que anda lado a lado com a tecnologia. Atualmente, temos a ideia do Marketing 4.0, que surge com a necessidade das empresas estarem presentes no mundo digital e personalizarem seu conteúdo a partir de sua base de consumidores, por exemplo, com o uso de dados. 

Diferente do antigo Marketing, no qual as empresas detinham toda a informação e os consumidores só sabiam aquilo que viam pela publicidade, essa nova forma de se comunicar é sobre as mídias sociais e a criação de relacionamentos. 

Ele também trouxe a ideia de que um profissional de Marketing nunca deve parar de inovar – e essa é a solução para manter uma empresa viva não só financeiramente, mas na memória dos consumidores. 

De acordo com Kotler, as empresas morrem quando uma tecnologia se torna obsoleta e elas se recusam a se adaptar ao novo sistema. Caso isso não aconteça, elas serão substituídas por novas marcas que trazem essa inovação.

3 – O desenvolvimento de novos conceitos

Conceitos como o Marketing Social e o Demarketing foram criados por Kotler. O primeiro aplica a teoria de que o Marketing pode ser usado para influenciar a mudança de comportamento de forma a beneficiar uma comunidade. Enquanto o segundo diz respeito à diminuição de demandas exigidas, focando na qualidade e não na quantidade. 

Hoje em dia, com a grande concorrência e a exigência em relação aos produtos sendo cada vez maior, é preciso que seu produto se aproxime o máximo possível das necessidades dos seus clientes. Assim, o especialista criou o conceito de persona: uma definição exata dos clientes para que a marca possa entender como realmente contribuir com eles. 

Todos esses conceitos e muitos outros, trazidos principalmente em seus livros, são bastante atuais e continuam sendo utilizados nos cursos de Marketing e áreas relacionadas. Após saber mais sobre quem é Philip Kotler, descubra os conhecimentos necessários para trabalhar com Marketing Digital

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades