Ir para o conteúdo
Curiosidades

Quem foi Stephen Hawking

hawking

Sendo considerado a mente mais brilhante do século, Stephen Hawking foi um físico teórico que, com linguagem didática e humorada revolucionou o campo da Física e Astronomia.

Stephen William Hawking, nasceu em 08 de janeiro de 1942, em Oxford, na Inglaterra. Seu pai era médico e sua mãe atuava no campo da economia, filosofia e política. Com 6 anos já construía seus trens de brinquedo e, por isso, foi considerado uma criança prodígio.

Carreira e doença

Aos 17 anos de idade, Hawking ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Oxford, onde estudou física. Logo depois de concluir o curso, foi aprovado em Cambridge e começou a desenvolver seu mestrado.

Quatro anos mais tarde, aos 21 anos, foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amniótica), uma doença degenerativa que causa o atrofiamento dos músculos e que, segundo os médicos, não daria mais do que três anos de vida para ele. Um ano depois, se casou com a Jane Wilde e juntos tiveram três filhos.

Reconhecimento

Com 28 anos de idade, Hawking já era considerado um físico ilustre e suas contribuições eram reconhecidas pelo o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Durante toda carreira, entre os anos de 1875 e 2016 Stephen ganhou diversos prêmios, títulos e medalhas. Em 1988, ele lançou sua mais importante obra, o livro “Uma Breve História do Tempo” dá explicações ilustradas e bem-humoradas sobre a origem do universo e foi traduzido para mais de 20 línguas. 

Família e legado

O físico casou-se duas vezes. Do primeiro casamento com Jane Hawking nasceram Robert, Tim e Lucy. A filha do meio, formou-se em jornalismo e dedicou a vida  ao ensino da ciência. Com seu pai, escreveu livros sobre a importância do ensino científico para as crianças. Um dos mais conhecidos foi “A Chave Secreta para o Universo”. 

Em 2014, sua história virou filme. “A Teoria de Tudo”, baseado no livro de memórias de sua esposa Jane, conta a jornada do físico a partir do momento que conhece sua companheira, em Cambridge. O longa retrata as dificuldades vividas pelo casal por conta da doença degenerativa de Stephen e como, mesmo assim, teve tamanha relevância para o mundo científico..  

No dia 14 de março de 2018, aos 76 anos, Stephen morreu em Cambridge, na Inglaterra. Deixando para trás um legado importante para a física e astronomia moderna. 

Se você gosta de estudar e quer fazer a diferença na sociedade, que tal investir em uma pós-graduação? Conheça nossos cursos e escolha o melhor para decolar a sua carreira.

 

Conheça nossas faculdades