Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quem pode fazer pós em Neuropsicologia?

psicóloga e paciente para ilustrar texto sobre quem pode fazer pós em Neuropsicologia

Você está se questionando quem pode fazer pós em Neuropsicologia, e se há alguma limitação para se inscrever no curso? Então hoje nós vamos te ajudar a sanar todas as dúvidas sobre essa essa pós-graduação, que assim como todas as opções das instituições de ensino superior, vai fazer toda a diferença na sua carreira.

Afinal, se dedicar a uma especialização faz parte da jornada de todo profissional comprometido com a sua carreira. Após concluir uma graduação e começar a estabelecer seus principais objetivos para o futuro, o ideal é fazer uma pós-graduação para aprimorar os conhecimentos da área, focar em um tema específico e chamar a atenção dos recrutadores.

Em seguida, você vai descobrir os pré-requisitos para ingressar na pós-graduação e ver todos os detalhes deste curso.

Quem pode fazer pós em Neuropsicologia?

Todos os cursos de especialização possuem uma pré-condição obrigatória: seus alunos precisam ter concluído uma graduação. Seja ela um bacharelado, seja licenciatura ou curso tecnólogo, essa primeira etapa precisa ser finalizada antes da inscrição em qualquer pós no Brasil.

Contudo, em algumas áreas e cursos específicos você precisa observar se há outros requisitos. E este é o caso da especialização que estamos abordando hoje.

A pós em Neuropsicologia é destinada para psicólogos inscritos no Conselho Federal de Psicologia. Ou seja, é necessário ter o diploma da graduação em Psicologia e fazer parte do Conselho Federal, duas condições importantes para iniciar sua jornada na especialização na área de neuropsicologia.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é a especialização em Neuropsicologia?

Agora que você já descobriu os requisitos, que tal aprender um pouco mais sobre esse curso? 

Ele nasce de duas necessidades crescentes no dia a dia dos psicólogos, que são compreender o funcionamento cerebral e lidar com a intersecção da psicologia com outras áreas médicas, especialmente a neurologia e a psiquiatria. Isso tudo é fundamental para complementar as explicações sobre os comportamentos humanos, aumentando seus conhecimentos para aperfeiçoar sua atuação como um profissional altamente qualificado.

Isso inclui a compreensão dos mecanismos cerebrais, das funções cognitivas, como avaliá-las e o que esperar nos casos clínicos, aprender a fazer diagnósticos de acordo com interações cérebro-comportamentais e oferecer orientação sobre as melhores especialidades para tratar cada um de seus pacientes.

Percebeu como as habilidades desenvolvidas com a pós vão ampliar suas possibilidades de atuação? Você vai ter a oportunidade de aumentar seus conhecimentos para os casos em que atua em outras abordagens da psicologia.

Quais são os objetivos da pós-graduação?

Sendo assim, a pós-graduação na área de Neuropsicologia conta com uma série de objetivos importantes, que serão adquiridos ao longo da conclusão de cada disciplina. São eles:

  • Conseguir fazer avaliações neuropsicológicas dentro da atuação cotidiana, a partir de queixas relacionadas a questões cognitivas, comportamentais e emocionais
  • Conhecer e refletir sobre os principais instrumentos para avaliar cada função cognitiva dos pacientes
  • Aprender sobre as principais regiões cerebrais e quais são as suas correlações funcionais
  • Descobrir os instrumentos de avaliação neuropsicológica dos principais transtornos de todas as fases da vida, na infância, adolescência, vida adulta e terceira idade

Tais objetivos vão possibilitar o desenvolvimento de inúmeras competências e habilidades.

Assim, você vai aprender a identificar quais funções cognitivas possivelmente estarão comprometidas em um paciente, e conhecer os transtornos neurológicos típicos da infância, adolescência, dos adultos e idosos que demandam a atuação do neuropsicológico.

Além disso, também será capaz de associar uma queixa do paciente, ou familiar deste paciente, e elaborar um plano de ação, também conhecido como protocolo de avaliação neuropsicológica, para checar a sua hipótese.

Confira todas as disciplinas do curso

Todos os objetivos e habilidades serão desenvolvidos ao longo de toda a matriz curricular do curso. Ela é dividida em 9 disciplinas de 40 horas cada, totalizando uma carga horária de 360 horas para o curso.

Abaixo, veja a lista detalhada da matriz curricular, com todo o conteúdo programático da especialização:

  1. Neurociências e o processo de aprendizagem
  2. Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso
  3. Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  4. Inteligência e funções executivas: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  5. Linguagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  6. Neuropsicologia da infância e adolescência
  7. Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  8. Habilidades visuoespaciais, praxias e gnosias: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  9. Neuropsicologia do adulto e idoso

Elas estarão disponíveis de forma integral no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma que centraliza as videoaulas da pós EAD e também uma série de materiais extras e suporte aos alunos.

No AVA, você vai encontrar as videoaulas, slides, materiais de leitura, indicações de leituras extras, como artigos e capítulos de livros, todos disponíveis em uma biblioteca virtual, que é a maior da América Latina.

Além disso, você terá um sistema de integração com tutores, que estarão disponíveis no fórum para esclarecer dúvidas pedagógicas e proporcionar momentos de networking entre os pós-graduandos.

Entendeu quem pode fazer pós em Neuropsicologia? Então chegou a hora de se inscrever na sua pós-graduação e desenvolver a sua vida profissional! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades