Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Exemplo de como recusar uma proposta de emprego por e-mail

como recusar uma proposta de emprego por e-mail

Receber a aprovação em um processo seletivo é tudo o que os candidatos desejam, não é mesmo? Na realidade, nem sempre é assim. Em muitos casos, a vaga em questão não é exatamente o que o profissional procura, seja por incompatibilidades de salário, cultura, modelo de trabalho e muitas outras possibilidades. Por isso, é fundamental saber como recusar uma proposta de emprego por e-mail.

Tendo em vista que o e-mail segue sendo o principal meio de contato entre recrutadores e candidatos, é comum que o resultado positivo em um processo seletivo seja comunicado por meio dele. Sendo assim, caso você esteja aguardando o desfecho de algumas entrevistas das quais participou, é bastante provável que ele chegue até você por meio do bom e velho e-mail.

Por isso, caso você não goste da proposta, já tenha aceitado outro emprego ou enxergue divergências entre o que você quer para a sua carreira, e o que aquele trabalho oferece, vale a pena entender a melhor maneira de declinar essa oportunidade.

Então, como fazer isso? Para te ajudar a estruturar um texto perfeito para a ocasião, selecionamos dicas certeiras para não errar e garantir uma boa resposta ao recrutador. Dessa maneira, você vai conseguir comunicar a sua decisão sem “fechar portas” no mercado de trabalho.

Pronto para aprender tudo?

5 etapas para declinar uma vaga de trabalho por e-mail

1 – Mantenha a formalidade e comece com uma saudação

Os e-mails são ferramentas profissionais um pouco mais formais, não é mesmo? Por isso, mantenha o tom um pouco mais polido para construir a sua mensagem.

A melhor forma de iniciar esse processo é por meio das saudações. Use “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” para falar com o recrutador, sem se esquecer de perguntar como ele está e, eventualmente, responder um questionamento anterior por parte do entrevistador.

2 – Agradeça pelo contato e pela oportunidade, demonstrando gratidão

O segundo passo é demonstrar gratidão pela oportunidade. Afinal de contas, você participou de todas as etapas do processo seletivo e estava interessado na posição, não é mesmo? Então, independente dos seus motivos para recusar a proposta, é fundamental deixar claro que você está muito agradecido pela aprovação.

Isso demonstra humildade e simpatia, dois pontos que vão fazer com que o recrutador mantenha a consideração por você, mesmo após a recusa da proposta em questão.

3 – Comunique a sua decisão de declinar o emprego e explique os motivos

Chegou o momento de comunicar a sua decisão. Para isso, não faça rodeios e, mantendo a educação, seja direto, para que não haja dúvida sobre a recusa da proposta. 

Aqui, vale a pena dedicar algumas palavras para explicar a sua decisão, oferecendo um rápido feedback ao recrutador. Da mesma maneira que os candidatos apreciam um feedback após a eliminação em um processo seletivo, os departamentos de Recursos Humanos também gostam de saber o que motivou a escolha do candidato.

Então, independente do motivo, inclua-o em seu e-mail. Pode ser que o salário esteja abaixo da sua pretensão, que você tenha recebido outra proposta mais interessante, que a cultura da empresa não esteja alinhada com os seus objetivos, ou até mesmo uma questão mais prática, como a política de trabalho remoto, por exemplo.

O importante é dar uma explicação breve, sem rodeios e muitos detalhes, para fechar esse ciclo.

4 – Deixe claro que os caminhos estão abertos para outras oportunidades

Apesar da recusa, também é importante mostrar que esse não é o “fim da linha” para o relacionamento entre você e a empresa. 

Como ela gostou de você e gostaria, de fato, que você se tornasse um colaborador, é interessante falar que você pode ser considerado para oportunidades futuras. Assim, o recrutador ficará sabendo que pode contar com você, e que a possibilidade de voltarem a se falar é uma realidade.

5 – Use mais um “muito obrigado” para finalizar

Por fim, não se esqueça de agradecer mais uma vez pela oportunidade, sendo educado e reforçando a sua humildade na situação. Apesar de ser frustrante para a empresa receber a recusa de um candidato, a maneira como você conduz essa situação pode fazer tudo ser mais leve e tranquilo, mantendo as “portas abertas”.

Exemplo de como recusar uma proposta de emprego por e-mail

Contudo, caso você ainda tenha dificuldades para montar esse e-mail, saiba que já fizemos essa etapa para você. Veja abaixo uma ideia de texto para declinar uma proposta de trabalho, para você usar como inspiração na hora de redigir a sua.

Boa tarde, (nome do recrutador). Tudo bem, e você?

Agradeço muito pelo contato e pela oportunidade de atuar na (nome da empresa). Fico muito feliz por ter sido aprovado(a) no processo seletivo, contudo, infelizmente não poderei aceitar a proposta. Tendo em vista que a posição é 100% presencial, ela não se encaixa com o meu atual momento profissional.

Contudo, reforço minha gratidão e espero poder participar de outros processos seletivos na (nome da empresa) no futuro.

Mais uma vez agradeço.

Abraços,

(Seu nome)
Aprendeu como recusar uma proposta de emprego por e-mail da melhor maneira? Então aproveite para continuar aprendendo com uma especialização. Invista em uma pós-graduação EAD para deixar o seu currículo ainda mais interessante, deixando claro que você é um profissional atualizado e dedicado, sendo o perfil perfeito para o mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades