Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como recusar uma proposta de emprego no LinkedIn: exemplo

como recusar uma proposta de emprego no LinkedIn

Hoje em dia, o LinkedIn já virou uma ferramenta de trabalho e de busca por novas oportunidades. Ele pode ser usado de diversas maneiras e, tendo em vista a praticidade de concentrar diversas atividades em um lugar só, muitos recrutadores também usam a rede social para conversar com candidatos. Então, se você receber uma oferta e precisar decliná-la, vale a pena saber como recusar uma proposta de emprego no LinkedIn.

Nem sempre essa é a mensagem que os candidatos gostariam de enviar, e tampouco ela será a comunicação que o recrutador deseja receber. Contudo, é normal que, em processos seletivos, haja desconexões entre o que a empresa busca e o que os profissionais desejam para suas carreiras. Então, os dois lados precisam se preparar para essa possibilidade, que está sujeita a acontecer de qualquer maneira.

Para isso, é fundamental que os candidatos saibam como conduzir uma mensagem para declinar uma oferta de trabalho. Afinal de contas, por mais que você não esteja interessado na oportunidade, é do seu interesse ser amigável, humilde e demonstrar gratidão pela oferta. Até porque você participou de todas as etapas do processo, não é mesmo?

Todavia, nem todos sabem a melhor forma de responder a essa situação, e foi por isso que montamos o guia abaixo. Nele, você vai encontrar tudo o que precisa para estruturar a sua resposta no LinkedIn, colocando um ponto final nesse momento de forma elegante e profissional.

Como recusar uma proposta de emprego no LinkedIn?

Em primeiro lugar, que tal entender como a sua mensagem deverá ser montada?

1 – Mesmo no LinkedIn, adicione alguma formalidade na saudação

Por mais que a caixa de mensagens do LinkedIn seja mais informal e passe uma sensação de bate-papo entre conhecidos, vale a pena manter a formalidade.

Por isso, quando a proposta chegar, não se esqueça de iniciar a sua resposta com saudações, lembrando a estrutura de um e-mail. “Bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “caro(a)” e “prezado(a)” são boas opções.

2 – Agradeça pela oportunidade e mostre sua felicidade

Em seguida, agradeça pela proposta e deixe claro que ela te trouxe momentos de felicidade. Isso faz com que você demonstre sua gratidão pelo processo e pela consideração da empresa, que escolheu você como candidato ideal dentre inúmeros outros profissionais.

Assim, por mais que a sua próxima frase não seja o que o recrutador espera, você já expressa a sua humildade e faz com que a conversa fique mais leve e agradável, com simpatia e educação de sobra.

3 – Explique que vai recusar a proposta e dê seus motivos

Sem mais delongas, fale que você vai declinar a oferta de emprego e exponha os seus motivos. Contudo, tome cuidado para não se alongar demais ou contar muitos detalhes. 

Aqui, o importante é ser claro e objetivo com o recrutador, que também merece um feedback da sua recusa. Porém, não ultrapasse a linha que separa a explicação de uma justificativa, como se você precisasse de uma série de motivos e questões para declinar a oportunidade de trabalho.

4 – Mantenha-se à disposição para outras oportunidades

Para finalizar, não se esqueça da humildade e da gratidão que mencionamos anteriormente. Para isso, diga que continua à disposição e que pode participar de outros processos seletivos no futuro, mantendo uma porta aberta no mercado de trabalho.

Tendo em vista que o mundo é uma verdadeira incógnita, e que você pode voltar a se encontrar com os profissionais que conduziram esse recrutamento em outros momentos da sua carreira, vale a pena garantir que eles terão uma ótima percepção sobre você. Mesmo que a sua resposta à oferta seja frustrante.

5 – Agradeça mais uma vez e se despeça

Enfim, agradeça mais uma vez pela oportunidade e se despeça, finalizando a conversa e colocando um fim a esse ciclo de processo seletivo.

Exemplo prático para te inspirar a declinar propostas no LinkedIn

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças montar uma mensagem de LinkedIn para declinar ofertas de trabalho? Em poucos passos, você é capaz de estruturar um texto objetivo e simpático, que finalize a sua participação naquele processo seletivo.

Todavia, algumas pessoas ainda sentem alguma dificuldade para escrever essa mensagem da melhor maneira possível. Por isso, abaixo deixamos um exemplo prático para você se inspirar. Lembrando que o ideal é adaptar o texto à sua realidade, adicionando a sua personalidade, motivos e forma de escrever às palavras.

“Boa tarde, (nome do recrutador). Tudo bem, e você?

Fico muito feliz em saber que fui o(a) escolhido(a) no processo seletivo para a (nome da empresa)! Contudo, infelizmente terei que recusar a proposta, tendo em vista que já aceitei outra oferta de emprego, e estou recolocado(a) no mercado de trabalho.

De qualquer maneira, gostaria de ressaltar que foi um prazer conhecê-lo(a) e ter a oportunidade de participar do processo. Agradeço muito pela oportunidade, e fico à disposição para possibilidades futuras.

Abraços,
(Seu nome)”

Agora que você já sabe todos os passos de como recusar uma proposta de emprego no LinkedIn, que tal deixar o seu perfil na rede ainda mais completo? Para isso, invista em uma pós-graduação na sua área e se transforme em um profissional especialista com a pós Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades