Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como recusar uma proposta de emprego deixando a “porta aberta”

como recusar uma proposta de emprego deixando a “porta aberta”

Buscar novas oportunidades de trabalho sempre pode ser uma caixinha de surpresas. Ao mesmo tempo que você deseja resultados positivos e sonha com propostas das empresas, você também pode ser surpreendido por ofertas que não se encaixam nos seus planos atuais. Por isso, vale a pena saber como recusar uma proposta de emprego deixando a “porta aberta”.

A máxima de que “o mundo é um ovo”, para dizer que os lugares onde circulamos podem estar interligados, resultando em encontros constantes entre as pessoas, é uma realidade. Isso significa que, ainda mais no mercado de trabalho, manter um bom relacionamento dentro da sua área, e com recrutadores, é fundamental.

Afinal de contas, você nunca sabe o dia de amanhã e as pessoas com quem terá que interagir no campo profissional. Então, se você deixar as “portas abertas” em todos os lugares por onde passar, seja em contextos de empregos, seja de processos seletivos, mais chances você terá de conseguir boas oportunidades.

Por isso, mesmo em situações delicadas e complicadas, como ter que declinar uma oferta de trabalho, é fundamental pensar em maneiras de causar uma boa impressão e reduzir ao máximo a frustração da outra parte.

E para te ajudar a passar por isso, vamos te ensinar a manter a “porta aberta” mesmo nessa saia justa. Veja tudo abaixo.

Como recusar uma proposta de emprego deixando a “porta aberta”?

1 – Mantenha a humildade durante todas as interações

Em primeiro lugar, não se esqueça da humildade. Por mais que a sua situação atual te permita recusar uma oportunidade que não se encaixa nos seus objetivos, isso não significa que você é “melhor” do que a vaga ofertada.

Ser humilde em suas conversas e interações vai garantir uma ótima impressão por parte do recrutador, que com certeza vai te enxergar com bons olhos mesmo após recusar a proposta.

2 – Não se esqueça de agradecer pela oportunidade e mostrar sua felicidade

Nessa mesma linha, agradeça mais de uma vez pela oferta, e deixe claro que você está muito feliz por ser considerado. Isso vai te ajudar a manter a coerência de toda a situação, afinal de contas, você escolheu participar do processo seletivo e foi constante até o fim. 

Então, não ficar contente com a possibilidade seria incoerente e frustraria ainda mais o recrutador, que não entenderia os seus motivos em permanecer.

3 – Explique os seus motivos de forma breve e respeitosa

Também vale a pena dar uma devolutiva à empresa e explicar os seus motivos. Contudo, seja breve, para não parecer que está tentando se justificar, e tome cuidado com os argumentos utilizados.

Não fale mal da empresa, do processo, do recrutador ou de outros entrevistadores, como gestores, em hipótese alguma. Isso vai, com certeza, fechar muitas portas para você, sendo que aqui estamos buscando o inverso, não é mesmo?

4 – Coloque-se à disposição para outras oportunidades

Para seguir a consistência, fale que você está à disposição para novas oportunidades e outros processos seletivos no futuro. Essa postura deixa bem claro que a sua decisão atual está mais ligada aos seus objetivos e escolhas do que com a empresa em si, o que contará pontos a seu favor.

5 – Diga que todo o processo foi agradável e valioso

Vale a pena ressaltar como o processo seletivo agregou na sua caminhada profissional, sabia? Então, agradeça, diga que foi ótimo conhecer mais da empresa, que todas as etapas te ajudaram a refletir sobre sua carreira e que você aprendeu muito com ele e todas as pessoas envolvidas.

6 – Caso tenha indicações, fale dessa possibilidade ao recrutador

Por fim, pode ser uma boa ideia indicar alguns profissionais da sua rede de contatos para a vaga. Por mais que, muitas vezes, os recrutadores já tenham outras opções “na manga”, é simpático e educado mostrar o seu comprometimento e vontade de ajudar, o que será visto com ótimos olhos pelos profissionais de Recursos Humanos.

Exemplo de mensagem para ter sucesso ao declinar uma oferta

Para te ajudar a materializar uma mensagem para esse contexto, elaboramos um texto que pode te inspirar na hora de escrever o seu. Veja abaixo e lembre que ele é apenas uma inspiração, e deve ser adaptado, ok?

“Boa noite, (nome do recrutador/gestor). Como você está?

Fico muito contente em saber que fui selecionado para a vaga de (nome da posição) na (nome da empresa). Esta seria uma excelente oportunidade, porém, terei que recusar a proposta. No momento, estou em busca de vagas que sejam 100% remotas, por isso continuarei aberto a novas possibilidades.

De qualquer maneira, ressalto a minha gratidão por todas as etapas do processo seletivo, que foi enriquecedor e me permitiu aprender muito sobre a (nome da empresa), além de refletir sobre inúmeros pontos da minha jornada profissional. Fico à disposição para novas oportunidades, e espero que possamos nos reencontrar ao longo de nossas carreiras.

Mais uma vez agradeço muito pela consideração e pela oferta.

Abraços,

(Seu nome)”

Entendeu como recusar uma proposta de emprego deixando a “porta aberta” da melhor maneira possível? Então aproveite para se tornar um profissional ainda mais completo com uma pós-graduação Unopar. Escolha o curso ideal para a sua carreira e ganhe o título de especialista ao finalizar os estudos, deixando seu currículo impecável para o mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades