Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Exemplo de como recusar uma proposta de emprego por WhatsApp

como recusar uma proposta de emprego por WhatsApp

Estar em busca de novas oportunidades profissionais significa estar aberto a dezenas de possibilidades. Então, ao participar de processos seletivos, você “corre o risco” de ser aceito para trabalhos e empresas que nem sempre são aquilo que você mais deseja. Nesses casos, como recusar uma proposta de emprego por WhatsApp?

Afinal de contas, o aplicativo de mensagens instantâneas já se tornou um grande intermediador de conversas profissionais, até mesmo entre recrutadores e candidatos. Tendo em vista sua facilidade, praticidade e alto uso pelos brasileiros, ele se tornou uma ótima opção para fazer contatos ao longo de processos seletivos.

Nesse sentido, muitas empresas já decidiram que vale a pena comunicar a aprovação em vagas e fazer propostas de emprego por meio do WhatsApp. Isso significa que, do outro lado, o profissional em questão precisa usar o aplicativo para aceitar ou até mesmo recusar propostas, quando elas não condizem com as suas expectativas.

Porém, qual será a melhor maneira de fazer isso? Como a ferramenta é mais nova e nem sempre foi usada para fins profissionais, muitas pessoas têm dúvidas sobre como proceder nesses casos.

Então, para te ajudar a passar por essa situação, que não é a mais agradável de todas, montamos um breve guia do que fazer para recusar propostas enviadas pelo WhatsApp. Confira abaixo um tutorial para montar a sua mensagem, bem como um exemplo para te inspirar.

Como recusar uma proposta de emprego por WhatsApp? 5 dicas

1 – Comece a conversa com uma saudação simpática

Em primeiro lugar, independente do teor das conversas anteriores e da maneira como o recrutador apresentou a oferta, coloque a educação e a simpatia em primeiro lugar.

Para isso, comece a conversa com uma saudação, como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, e perguntando como o interlocutor está. Apesar de ser um formato um pouco mais formal para o WhatsApp, ele deixa clara a sua atenção e respeito pela interação que está acontecendo ali.

2 – Agradeça ao recrutador pela proposta e pelo tempo dele

Em seguida, antes de comunicar o aceite ou a recusa da proposta de emprego, não se esqueça de agradecer ao recrutador pela oportunidade ali oferecida e pelo tempo dele.

Afinal de contas, apesar da possibilidade não ser do seu interesse, você ativamente participou do processo seletivo para alcançá-la, dando esperanças ao entrevistador de que teria vontade de fazer parte da equipe e da empresa em questão.

Sendo assim, agradecer pela possibilidade e pela proposta é fundamental na hora de recusar uma oportunidade por WhatsApp.

3 – Comunique que você não aceitará a proposta e seus motivos

O seu próximo passo será informar que você não tem interesse na proposta. Esse momento é crucial para a comunicação direta e objetiva da sua decisão, por isso, seja bastante claro ao dizer que não vai aceitar a vaga. Contudo, mantenha sempre a educação e a cordialidade.

Além disso, vale a pena explicar de forma breve por que você não tem interesse na posição. Sem se prolongar demais, e sem fazer críticas à organização, ao recrutador ou ao processo seletivo em si, passe um breve feedback, para que assim o entrevistador não fique “no escuro” e sem entender a sua recusa.

Os motivos podem envolver o salário, o recebimento de outra proposta mais interessante, características específicas da vaga, como ser totalmente presencial ou muito distante da sua residência, dentre muitas outras possibilidades.

4 – Coloque-se à disposição para oportunidades futuras

Chegando ao momento final da mensagem, sempre se coloque à disposição para oportunidades futuras, como a participação de outros processos seletivos na mesma empresa. Esse movimento é simpático e te ajuda a manter as “portas abertas” no mercado de trabalho, sem causar problemas ou antipatias com recrutadores.

Ademais, no fim das contas, o mundo é uma verdadeira roda-gigante. Nunca sabemos onde estaremos, profissionalmente falando, no futuro, e todos os contatos e oportunidades poderão ser válidos em momentos desafiadores.

5 – Agradeça mais uma vez e mantenha a humildade

Para finalizar, não se esqueça de agradecer mais uma vez pela oportunidade, e revisar a mensagem para ter certeza de que você manteve a humildade em todo o texto. Ser arrogante e soberba é a pior postura que você pode assumir nesse momento, então, garanta que essas características estão bem longe da sua mensagem de recusa de proposta de trabalho.

Exemplo de recusa de proposta pelo WhatsApp

Com as dicas acima, vai ficar fácil construir o seu texto de recusa de proposta, não é mesmo? Contudo, caso você precise de mais exemplos e inspirações, montamos uma possibilidade de mensagem abaixo. Assim, você poderá usá-la como base para escrever a sua.

Bom dia, (nome do recrutador). Tudo bem?

Muito obrigado(a) pelo contato e pela proposta de trabalho na (nome da empresa). Fico muito feliz pela oportunidade e pelo reconhecimento da minha participação no processo seletivo. Contudo, infelizmente não poderei aceitar a posição no momento. Acabo de receber outra proposta, mais alinhada com meus objetivos atuais, e decidi aceitá-la.

De toda forma, fico à disposição para participar de futuros processos seletivos, e agradeço mais uma vez pelo seu tempo e pela oportunidade.

Abraços,
(Seu nome)

Agora que você já sabe como recusar uma proposta de emprego por WhatsApp, que tal deixar o seu currículo ainda mais atraente para outros processos seletivos? Para isso, invista em uma especialização profissional com a pós Anhanguera. Dessa forma, você vai receber o título de especialista e se tornar um profissional ainda mais capacitado e pronto para os desafios do mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades