Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é referência profissional?

o que é referência profissional

Se você está no mercado de trabalho ou procura uma recolocação profissional, provavelmente você já se perguntou o que é referência profissional, certo? Afinal de contas, a expressão é comum nas conversas e conteúdos sobre o tema, mas o que exatamente ela significa? Essa é uma dúvida corriqueira entre profissionais.

As referências são utilizadas pelos recrutadores de forma bastante frequente. Afinal de contas, eles precisam ir além das informações do currículo, do perfil no LinkedIn e das conversas das entrevistas, não é mesmo?

Na hora de escolher um novo profissional para compor o quadro da empresa, os profissionais de Recursos Humanos têm que ir além, e uma das opções é justamente buscar referências profissionais.

Então, para te ajudar a entender melhor o que elas são, elaboramos um guia para tirar todas as suas dúvidas. Confira abaixo e aprenda a usar essa ferramenta para aumentar suas chances de aprovação em processos seletivos daqui para a frente.

Afinal de contas, o que é referência profissional?

Em resumo, as referências profissionais são relatos e depoimentos de pessoas que já trabalharam com você e, por isso, podem contar com mais detalhes sobre essa experiência. Afinal de contas, eles são capazes de falar sobre suas habilidades, comportamentos, destaques, pontos fortes e fracos.

Sendo assim, os recrutadores enxergam o grande potencial de contar com esse tipo de relato, que complementa as etapas do processo seletivo e oferece um olhar diferente para compor a avaliação do candidato.

Assim, eles conseguem ter uma visão que vai além dos pontos debatidos diretamente com o profissional, compreendendo se haverá um “fit cultural”, considerando pontos como: 

  • Habilidades técnicas;
  • Competências comportamentais;
  • Ética;
  • Comprometimento;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Trabalho em equipe;
  • Valores no ambiente de trabalho;
  • Dia a dia profissional.

Por isso, não é incomum que os profissionais de Recursos Humanos peçam nomes de quem já trabalhou com você para referências, ou busquem, por conta própria, pessoas que podem passar esse tipo de feedback. Inclusive, talvez você mesmo já tenha recebido contato de recrutadores buscando referências de antigos colegas de trabalho, não?

O que é carta de referência profissional?

Contudo, outra maneira de oferecer referências aos recrutadores é por meio das cartas de referências profissionais. Elas são documentos escritos por pessoas que já trabalharam com você e são capazes de contar de maneira detalhada como foi essa experiência.

Assim, eles poderão dar um depoimento sobre como foi trabalhar com você, suas habilidades, competências de destaque, realizações, conquistas e pontos de visibilidade que chamaram a atenção.

Da mesma maneira, poderão ser honestos sobre pontos de melhoria e trazer um relato mais neutro, focado nas responsabilidades que você tinha, sua maneira de lidar com o trabalho e as interações no dia a dia profissional.

Sendo assim, caso você não tenha experiências profissionais anteriores e precise de uma carta de referência, saiba que seus professores da graduação, ou de outros cursos, como uma especialização, podem te ajudar nessa tarefa.

Carta de referência e carta de recomendação: são a mesma coisa?

Todavia, tome cuidado para não confundir dois materiais diferentes, que são as cartas de recomendação e de referência. Enquanto a carta de referência é um documento mais descritivo, que detalha como foi a vivência profissional com você, a carta de recomendação tem um propósito diferente.

Geralmente, ela é desenvolvida com o objetivo de enaltecer um profissional. Assim, suas principais características e habilidades devem ser destacadas, focando nos méritos, acima de tudo. Mais comuns no mundo acadêmico, elas não são tão utilizadas no mercado de trabalho tradicional, que prefere as cartas de referência.

Agora que você já sabe tudo sobre as referências, que tal avaliar outras maneiras de se tornar um profissional ainda mais atrativo nos processos seletivos? Afinal de contas, a avaliação das empresas é multifatorial, levando em consideração uma série de aspectos para encontrar o perfil ideal para preencher a vaga aberta.

Você pode chamar a atenção dos recrutadores, por exemplo, incluindo uma pós-graduação no seu currículo. Dessa maneira, você vai mostrar que tem grande comprometimento pela sua carreira e, ainda por cima, é um profissional atualizado e com habilidades diferenciadas. Os cursos de pós são capazes de te transformar em um colaborador ainda mais completo, por isso, as empresas reconhecem os especialistas.

Então, depois de descobrir o que é referência profissional, chegou a hora de se tornar um profissional especialista! Para isso, inscreva-se na pós-graduação Anhanguera e veja a sua carreira decolar em poucos meses. Você não vai se arrepender dessa escolha, e ainda poderá fazer networking e, quem sabe, ter mais profissionais capazes de passar referências sobre o seu perfil de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades