Reputação profissional: o que é e como desenvolvê-la? Confira!

reputação profissional

Preencher o currículo com boas habilidades nem sempre é suficiente para garantir uma vaga de destaque, ou o emprego dos sonhos. Há muitos aspectos considerados pelos recrutadores na hora de tomar uma decisão, incluindo a reputação profissional dos candidatos. 

Trata-se da forma como você é visto pelo mercado, e o que seus colegas, coordenadores e equipe pensam de você. A reputação se baseia em uma série de fatores que vão além das habilidades técnicas, e está conectada à imagem que as pessoas têm de você.

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A diferença é que a imagem é passageira, e é desenvolvida logo que alguém te conhece, como na hora da entrevista de emprego, ou quando trabalham em equipe em um projeto específico. 

O que é reputação profissional?

A reputação vai além e é uma soma dessas percepções de imagem. Enquanto a primeira é mais superficial e passageira (podemos criar uma imagem de alguém em até cinco minutos após conhecê-la), a reputação é construída ao longo de muito tempo.

Quem almeja sucesso profissional não pode deixar essa percepção de lado, e deve seguir trabalhando para manter o prestígio, respeito e valor que recebe em sua área de atuação. 

Isso também vale para líderes ou empreendedores. Quem comanda uma equipe pode inspirar as pessoas e servir como exemplo. Já para quem tem a própria empresa, é importante entender que a reputação pessoal está atrelada ao negócio. 

Os consumidores buscam marcas que oferecem valor, e isso se estende a seus criadores. As pessoas querem saber se a visão e missão da marca que elas gostam estão conectadas com o dono. 

Como construir uma reputação profissional?

Antes de mais nada é preciso entender como você quer ser visto no mercado. Uma reputação sólida só se constrói com uma fundação bem estabelecida, bons valores e, principalmente, profissionalismo. 

Antes de entender as características a serem consideradas, descubra primeiro que tipo de profissional você quer ser. Pessoas com habilidades comunicativas afloradas, por exemplo, podem ter oportunidades em palestras, oficinas e cursos, se tornando porta-vozes de suas instituições. 

Outros buscam cargos de liderança, e desenvolvem soft skills com base nisso, como ouvir o time, solucionar problemas e tomar decisões importantes. 

Como você quer ser visto? Como autoridade, referência, especialista? Aplique essas características na maneira como você se conduz profissionalmente. 

Outro ponto importante é saber contar a sua história. Todo mundo tem uma jornada, sonhos e motivações, e isso conta na reputação. Mostre quem você é, de onde veio, os caminhos que percorreu para chegar até o ponto profissional onde está. Muitas vezes, não conseguimos controlar a reputação, só administrá-la, mas nossa história quem faz somos nós. 

Dicas para melhorar sua reputação profissional

A índole de uma pessoa e a maneira como leva sua vida são independentes de cargo, sucesso profissional e caminhos na carreira. Mas, para criar e manter uma boa reputação, é possível ter algumas características positivas em mente, que ajudarão no desenvolvimento da carreira. Confira: 

Transmita confiança

No dia a dia de uma organização,  precisamos cumprir algumas obrigações. Nessas horas, é preciso saber que você é confiável. Cumpra prazos estipulados para relatórios e entregas, chegue no horário e realize as tarefas que lhe forem passadas. 

Se for muito difícil, peça ajuda, se comunique com a equipe, mas não deixe as pessoas na mão. Saber que pode confiar em você fará seu gestor tê-lo como parte integral da equipe, e aumenta seu valor na empresa. 

Ajude a solucionar conflitos

Nem sempre os colegas concordam sobre a forma de realizar uma tarefa, ou até mesmo em questões pessoais. Saber lidar com as diferenças e buscar soluções baseadas em diálogo são características de bons líderes. 

Portanto, se almeja crescimento, saber como mediar conflitos sem desprezar a equipe é um indicativo importante que ficará marcado de forma positiva em sua imagem. 

Tenha iniciativa

Falta de confiança, medo  e vergonha são alguns fatores que podem impedir o crescimento profissional e, consequentemente, sua reputação. É preciso saber lidar com esses sentimentos e superá-los, especialmente se quiser ser notado.

Ter iniciativa é uma característica marcante, que será percebida pelos gestores. Além de permitir que você se destaque, mostra interesse na empresa e pode levar a soluções inovadoras – algo que o mercado está sempre em busca. 

Seja um especialista

Apostar nos tópicos comentados acima pode te levar longe na carreira, mas uma especialização traz oportunidades ainda melhores. Ir além do conhecimento básico e se aprofundar na profissão vai te ajudar a desenvolver novas habilidades, que podem trazer benefícios para a empresa e, claro, para você. 

Se deseja ser lembrado por sua reputação profissional, é imprescindível ter um diferencial, como uma pós-graduação. A Unime EAD tem oportunidades que cabem no seu bolso, e com o ensino a distância fica mais fácil conciliar com a sua rotina. Saiba mais sobre as especializações e dê o próximo passo na sua carreira.

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