Trabalhar em equipe significa conviver com pessoas com histórias e ideias diferentes, o que às vezes pode gerar atritos. Esse tipo de comportamento tem impacto negativo na reputação dos envolvidos, e na relação do grupo de forma geral, portanto saber como resolver conflitos entre colegas de trabalho pode contribuir para um ambiente mais amistoso.
O papel de um líder nessa situação pode ter impacto maior, mas qualquer profissional da equipe pode contribuir para evitar que o atrito escale ou que a convivência se torne insustentável.
Discordar de colegas não é necessariamente ruim. Promover a diversidade em uma organização traz inúmeros benefícios, incluindo novas perspectivas sobre o trabalho e os objetivos, que pode levar a inovação e resultados mais alinhados com o mercado.
Com isso, porém, é possível que as pessoas tenham opiniões divergentes, por isso a cultura da empresa deve promover uma atitude receptiva, garantindo que os colaboradores consigam absorver e refletir sobre comentários e ideias dissonantes das suas. Mas e quando isso não acontece?
Em alguns casos, seja por questões individuais, seja por falta de dedicação da organização em propiciar essa cultura, a situação pode se agravar, e é necessário intervir.
Quais as causas de conflito no trabalho?
Como falamos, existem dois caminhos diferentes que ajudam a entender porque profissionais entram em conflito no trabalho: um envolve questões pessoais ou da personalidade individual, outro envolve o próprio ambiente de trabalho.
Portanto, se a empresa pretende atuar para evitar conflito, deve também olhar para si mesma e entender como os processos ou a cultura podem colaborar para esse problema. Veja os principais motivos de conflito nas empresas:
Competição
Embora os esforços individuais para destacar sejam válidos e até encorajados nos colaboradores, isso não pode atrapalhar o desenvolvimento do negócio. Quando a competição é desleal e o ego toma conta dos profissionais, eles podem acabar mais preocupados com sua competição do que com os resultados.
Problemas interpessoais
Por mais que a ideia do trabalho em equipe seja colaboração, algumas pessoas simplesmente não se dão bem. Suas opiniões e personalidades distintas fazem com que essa convivência seja forçada e, com o tempo, a paciência e compreensão com o outro diminuem, resultando em desavenças.
Falta de processos estruturados
A experiência profissional de cada um é distinta e afeta diretamente sua atuação. Quando a empresa não tem processos bem estruturados, é comum que cada um aja da maneira que melhor lhe convém, afetando prazos, organização, procedimentos e a comunicação em geral.
Isso também pode acontecer quando a empresa não deixa claro o posicionamento de cada área, gerando conflito entre equipes distintas.
Como resolver conflitos entre colegas de trabalho?
Não é à toa que o desenvolvimento de habilidades comportamentais tem se tornado cada vez mais importante e desejado nas empresas. A competitividade do mercado, pressão por resultados, equipes enxutas e transformação digital fazem com que o cenário mude constantemente, e os profissionais precisam ser capazes de se adaptar.
Além disso, saber se comunicar é uma maneira de abrir portas, fazer networking e trabalhar na marca pessoal, o que solidifica a carreira e aponta para melhores oportunidades.
Ainda assim, essas mesmas pressões e transformações do mercado de trabalho podem gerar conflitos e, quando isso acontece, saber como remediar a situação ajuda a melhorar o ambiente e evita que o trabalho seja prejudicado em qualidade ou produtividade. Veja como atuar em cima das divergências profissionais:
1- Entenda a origem do conflito
Os profissionais reclamam da forma como o outro trabalha? Eles não gostam dos comentários um do outro? Algum trabalho ficou incompleto por que um achou que o outro faria e, no fim, nada foi feito? Antes de mais nada é preciso entender a origem desse conflito.
Talvez, se eles não se dão bem, colocar certa distância física, diferentes salas ou lados opostos do mesmo ambiente, pode ajudar a minimizar a questão. Mas, para isso, é preciso observar ou, se for o caso, questioná-los diretamente sobre o porquê da crise.
2- Diálogo
Não existe maneira melhor do que resolver conflito do que permitir que ambos falem o que pensam e deem seus pontos de vista. Mas essa é uma comunicação complexa pois pode acabar elevando a crise, iniciando uma discussão ou, se os ânimos estiverem aflorados, tornar a briga verbal.
O colaborador habilitado a abrir esse diálogo deve ter um perfil conciliador, capaz de ouvir os lados e absorver o que faz sentido, compreendendo os sentimentos de ambos. A conversa pode ser feita em conjunto, ou separadamente.
3- Empatia
Claro que, para que seja possível propor uma solução, é preciso ser empático com os lados e não tomar partido. Por mais que alguém esteja equivocado, essa pessoa acredita estar certa, e deve ter um motivo para isso.
Ouvir as pessoas e ter empatia por elas ajuda a encontrar a fonte do conflito e buscar ferramentas para solucioná-lo.
4- Reconheça os problemas
Ter empatia não significa ser conivente quando alguém faz algo errado. Mas é preciso ter coerência para lidar com a situação adequadamente. Se o caso envolve críticas verbais, por exemplo, líderes, representantes do RH ou até mesmo do compliance podem ser envolvidos.
Se é um caso onde o conciliador concorda com um dos lados, mas o outro não está errado, o ideal é não opinar, apenas abrir espaço para que os próprios envolvidos busquem uma solução.
Saber como resolver conflitos entre colegas de trabalho é um diferencial e pode ajudar na conquista de posições de liderança. O curso de negociação de conflitos pode contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade, auxiliando no crescimento profissional.