Como mostrar resultados obtidos em novo cargo de liderança

como mostrar resultados obtidos em novo cargo de liderança

Conquistar uma promoção, especialmente em cargos de liderança, é um grande feito na carreira. Muitos profissionais passam anos se preparando para isso, adquirindo experiência e desenvolvendo novas habilidades, mas depois de conquistar o posto, é preciso saber como mostrar resultados obtidos em novo cargo de liderança

Seja em reuniões de resultado que a empresa já tenha planejado, seja durante o dia a dia de trabalho, é importante mostrar que está apto para o cargo e alinhado com as metas da empresa. 

Como mostrar resultados?

Parte da capacitação para ocupar um cargo de liderança envolve boa comunicação, então o primeiro passo é se preparar com dados e planejar um discurso que seja direto ao ponto e eficiente. 

Para isso, o líder também precisa saber se autoavaliar e avaliar a equipe, para apresentar resultados que sejam condizentes com a realidade. Além disso, claro, é preciso ser sincero, já que mentir números ou mascarar a realidade podem ter consequências negativas.

Veja como avaliar o trabalho feito pela equipe e liderança e apresentar resultados obtidos em novo cargo de chefia:

Mostre efeito das mudanças

É comum que, ao chegar em um cargo de liderança, o profissional queira fazer algumas mudanças. Esse pode ser um momento delicado, já que as pessoas são resistentes ao novo. Mas ganhar a confiança da equipe é parte do processo de adaptação do novo gestor e, se bem estruturadas, as novidades podem ter efeito positivo. 

Seja qual for a proposta de mudança, se ela tiver efeito, deixe isso claro, utilizando exemplos. Pode ser algo simples como um novo sistema para acompanhar as demandas, até algo mais complexo como um projeto, o importante é que tenha dado resultado. Se a equipe puder corroborar esse êxito, melhor ainda. 

Aponte evoluções dos colaboradores

Uma parte importante do trabalho do líder envolve engajar os colaboradores e colaborar com seu bom desempenho. Portanto, essa é uma oportunidade para destacá-los individualmente, indicando melhoras. 

Ao fazer isso, mostre com exemplos como essa transformação ocorreu, apontando reuniões de feedback que deram resultado, ou novas funções que se adequaram melhor ou mesmo pequenos ajustes alinhados com necessidades pessoais. 

Apresente dados

Como esse cargo envolve habilidades comportamentais, nem sempre é fácil indicar a melhoria através de números, mas o propósito de ter um novo líder é melhorar o desempenho geral da equipe. 

Portanto, verifique quais são os principais indicadores de resultados da empresa e utilize-os como parâmetro para mostrar através de dados concretos que houveram melhorias. 

Destaque conquistas

Nem sempre é fácil promover transformações e melhorar resultados do dia para a noite. Dependendo da empresa ou ramo de atuação as ações são mais lentas e levam meses, por vezes até semestres para chegar a um resultado concreto. 

Portanto, apontar conquistas, por menores que sejam, alcançadas no período também ajudam a medir o sucesso no cargo. Até mesmo para a equipe pode ser um fator motivacional ver progressos que os colocam mais perto de seus objetivos. 

Como ser um líder de sucesso?

A dinâmica ao ocupar esse tipo de cargo muda muito de acordo com o tipo de empresa, as demandas por resultados, a integração com o time e até o tamanho da equipe. Mas é possível assumir que uma adaptação geralmente é necessária. 

Nesse processo, cabe ao líder ampliar seu poder de observação para conhecer melhor as pessoas, identificar seus processos e pontos positivos. Conversas individuais para ter uma percepção mais apurada sobre o trabalho de cada um também é recomendado. 

Com isso, fica mais fácil avaliar os resultados e traçar um caminho para uma liderança de sucesso. Veja outras formas de se destacar na função:

Desenvolvimento da equipe

Se, durante sua liderança, um profissional evoluiu, foi promovido ou obteve outras conquistas profissionais, é por que teve êxito em seu papel. A observação do time é importante no começo, mas deve continuar, já que o líder tem a oportunidade de guiar o crescimento de seu time. 

Por isso oferecer feedback e ajudar os colaboradores a traçarem metas e se desenvolverem é parte importante das atribuições do líder. Isso também é feito por meio da capacitação, já que o líder pode ensinar, ou apontar possibilidades para que os profissionais estudem e desenvolvam novos conhecimentos. 

Bom clima organizacional

Manter uma equipe com boa comunicação, alinhada e disposta a se ajudar para atingir metas parte da liderança. Seu papel também é permitir que o ambiente seja positivo e inclusivo, criando um espaço seguro para as pessoas se expressarem, compartilharem suas ideias e ajudarem umas às outras. 

O clima organizacional tem impacto direto na produtividade de uma empresa, e fornecer ferramentas para que o time se relacione melhor terá impacto no desempenho geral. 

Novos conhecimentos

Conquistar um cargo de liderança pode ser o primeiro passo para posições executivas, com mais influência e prestígio dentro da empresa. Para isso, o profissional deve seguir buscando novas formações e estudar temas relacionados à profissional e ao cargo. 

Isso dará mais confiança na tomada de decisão e permitirá melhorar suas habilidades de gestão. A pós-graduação em Processos Gerenciais é um exemplo de oportunidade para que um profissional continue se aperfeiçoando e aprenda como mostrar resultados obtidos em novo cargo de liderança.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!