Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam equipes constituídas por grandes talentos. Por isso, investir na retenção de bons profissionais é imprescindível — e, por sua vez, um dos grandes desafios da liderança.
Se a sua empresa se depara com uma equipe com alta rotatividade (isto é: ninguém para por muito tempo, sempre há uma troca de profissionais que entram, ficam poucos meses e saem), quer dizer que você precisa rever as estratégias de retenção de talentos.
Mas não se preocupe: com as técnicas corretas, a sua empresa consegue manter a equipe satisfeita, de modo que os profissionais vejam a organização como um lugar de grande valia para o desenvolvimento profissional.
O que é retenção de bons profissionais
Retenção é basicamente o efeito de manter a pessoa na empresa, ou seja: em vez do profissional buscar oportunidade em outros lugares, permanece na organização por um longo período.
É importante saber como reter esses profissionais, porque quando a equipe muda a todo o tempo, fica mais desafiador a tarefa de construir laços e manter o pessoal unido. Uma equipe unida tem uma comunicação mais fluida e consegue se entender melhor nos processos do cotidiano, então tudo é feito com mais rapidez.
Ao manter os profissionais na empresa, a gestão também economiza recursos, uma vez que é bem mais trabalhoso e custoso contratar profissionais de fora do que promover os que já estão contratados (e que a empresa já conhece e confia).
Como garantir a retenção de bons profissionais
A primeira coisa que se deve ter em mente o objetivo de reter os bons profissionais é tornar a empresa o melhor lugar possível para se trabalhar. Tente ver a situação de fora e responder a pergunta: “você gostaria de trabalhar nessa empresa?”.
Se não vier à sua cabeça um imediato “Sim”, quer dizer que algumas coisas precisam de uma revisão, afinal, se você não gostaria, por que os colaboradores o fariam? Então, abaixo, abordamos como fazer com que a empresa seja um lugar bom para trabalhar.
1 – Pense em uma remuneração justa
Não tem para onde fugir. Se você quer manter o seu colaborador na empresa, é necessário ter uma noção de como está a situação da remuneração no mercado. O salário deve ser compatível com a concorrência, ou o colaborador vai permanecer na empresa apenas até encontrar uma oportunidade um pouco mais rentável.
Para isso, é válido fazer uma criteriosa pesquisa de mercado e recorrer a reuniões com a equipe de Recursos Humanos. Pense que é um investimento: se quiser bons profissionais, precisa ter boas remunerações.
Se o trabalhador se sentir desvalorizado diante de sua função e salário, tende a fazer o mínimo do mínimo, o que compromete as entregas e pode respingar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.
2 – Faça a equipe se sentir valorizada
Dito isso, a empresa também deve ficar de olho nas técnicas para que os colaboradores se sintam valorizados: bônus e benefícios que complementam o salário podem ajudar a tornar os cargos mais atrativos.
Observe, ainda, que essa valorização não deve ser apenas financeira: o emocional também conta. O colaborador deve ser reconhecido por suas conquistas e por seus esforços.
E nada de bombom para comemorar a meta batida. Mostre que realmente leva a sério o esforço do profissional e dê um bônus quando determinada meta for alcançada (pode ser um voucher, uma viagem, etc).
3 – Esteja atento aos feedbacks
A esta altura, você já deve saber a importância de passar feedbacks para a sua equipe: as críticas construtivas ajudam os profissionais a evoluir e aprimorar habilidades.
Mas uma coisa que deve ficar clara é que a empresa também precisa ouvir o funcionário. Incentive o seu time a fornecer feedbacks sobre a gestão e a organização de modo geral para que se saiba o que deve ser melhorado em prol de uma melhor experiência aos profissionais envolvidos.
4 – Resolva os conflitos o mais rápido possível
Não subestime os conflitos: quanto antes conseguir solucioná-los, melhor para todos. Se o “climão” se estender demais, tende a ficar insustentável com o tempo, e os colaboradores podem querer pedir demissão. Com isso, a empresa perde bons profissionais.
Mais uma vez, fica em evidência a importância de conversar com o time e estar a par de tudo o que acontece. Ouvir bem tudo o que eles têm a dizer ajuda justamente a premeditar os conflitos, assim pode tomar providências antecipadas, como mudar alguém de área, delegar demandas específicas, etc.
5 – Incentive o crescimento
Uma forma de mostrar que acredita no potencial da equipe é incentivar (e ajudar ativamente) o crescimento dos profissionais da empresa. Estabeleça um plano de carreira para que seja possível a evolução de cargo, assim ninguém se sente estagnado.
Para a retenção de bons profissionais, a empresa também pode fornecer bolsas de pós-graduação, assim garante que todos evoluam juntos.