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Carreira em Pauta

Retenção de bons profissionais é desafio para liderança: 5 dicas

retenção de bons profissionais

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam equipes constituídas por grandes talentos. Por isso, investir na retenção de bons profissionais  é imprescindível — e, por sua vez, um dos grandes desafios da liderança.

Se a sua empresa se depara com uma equipe com alta rotatividade (isto é: ninguém para por muito tempo, sempre há uma troca de profissionais que entram, ficam poucos meses e saem), quer dizer que você precisa rever as estratégias de retenção de talentos.

Mas não se preocupe: com as técnicas corretas, a sua empresa consegue manter a equipe satisfeita, de modo que os profissionais vejam a organização como um lugar de grande valia para o desenvolvimento profissional. 

O que é retenção de bons profissionais

Retenção é basicamente o efeito de manter a pessoa na empresa, ou seja: em vez do profissional buscar oportunidade em outros lugares, permanece na organização por um longo período.

É importante saber como reter esses profissionais, porque quando a equipe muda a todo o tempo, fica mais desafiador a tarefa de construir laços e manter o pessoal unido. Uma equipe unida tem uma comunicação mais fluida e consegue se entender melhor nos processos do cotidiano, então tudo é feito com mais rapidez.

Ao manter os profissionais na empresa, a gestão também economiza recursos, uma vez que é bem mais trabalhoso e custoso contratar profissionais de fora do que promover os que já estão contratados (e que a empresa já conhece e confia).

Como garantir a retenção de bons profissionais

A primeira coisa que se deve ter em mente o objetivo de reter os bons profissionais é tornar a empresa o melhor lugar possível para se trabalhar. Tente ver a situação de fora e responder a pergunta: “você gostaria de trabalhar nessa empresa?”.

Se não vier à sua cabeça um imediato “Sim”, quer dizer que algumas coisas precisam de uma revisão, afinal, se você não gostaria, por que os colaboradores o fariam? Então, abaixo, abordamos como fazer com que a empresa seja um lugar bom para trabalhar.

1 – Pense em uma remuneração justa

Não tem para onde fugir. Se você quer manter o seu colaborador na empresa, é necessário ter uma noção de como está a situação da remuneração no mercado. O salário deve ser compatível com a concorrência, ou o colaborador vai permanecer na empresa apenas até encontrar uma oportunidade um pouco mais rentável.

Para isso, é válido fazer uma criteriosa pesquisa de mercado e recorrer a reuniões com a equipe de Recursos Humanos. Pense que é um investimento: se quiser bons profissionais, precisa ter boas remunerações.

Se o trabalhador se sentir desvalorizado diante de sua função e salário, tende a fazer o mínimo do mínimo, o que compromete as entregas e pode respingar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.  

2 – Faça a equipe se sentir valorizada 

Dito isso, a empresa também deve ficar de olho nas técnicas para que os colaboradores se sintam valorizados: bônus e benefícios que complementam o salário podem ajudar a tornar os cargos mais atrativos.

Observe, ainda, que essa valorização não deve ser apenas financeira: o emocional também conta. O colaborador deve ser reconhecido por suas conquistas e por seus esforços. 

E nada de bombom para comemorar a meta batida. Mostre que realmente leva a sério o esforço do profissional e dê um bônus quando determinada meta for alcançada (pode ser um voucher, uma viagem, etc).

3 – Esteja atento aos feedbacks

A esta altura, você já deve saber a importância de passar feedbacks para a sua equipe: as críticas construtivas ajudam os profissionais a evoluir e aprimorar habilidades.

Mas uma coisa que deve ficar clara é que a empresa também precisa ouvir o funcionário. Incentive o seu time a fornecer feedbacks sobre a gestão e a organização de modo geral para que se saiba o que deve ser melhorado em prol de uma melhor experiência aos profissionais envolvidos. 

4 – Resolva os conflitos o mais rápido possível

Não subestime os conflitos: quanto antes conseguir solucioná-los, melhor para todos. Se o “climão” se estender demais, tende a ficar insustentável com o tempo, e os colaboradores podem querer pedir demissão. Com isso, a empresa perde bons profissionais. 

Mais uma vez, fica em evidência a importância de conversar com o time e estar a par de tudo o que acontece. Ouvir bem tudo o que eles têm a dizer ajuda justamente a premeditar os conflitos, assim pode tomar providências antecipadas, como mudar alguém de área, delegar demandas específicas, etc.

5 – Incentive o crescimento

Uma forma de mostrar que acredita no potencial da equipe é incentivar (e ajudar ativamente) o crescimento dos profissionais da empresa. Estabeleça um plano de carreira para que seja possível a evolução de cargo, assim ninguém se sente estagnado.

Para a retenção de bons profissionais, a empresa também pode fornecer bolsas de pós-graduação, assim garante que todos evoluam juntos. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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