Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo: quando cobrar?

homem ao celular e com notebook para ilustrar texto sobre retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo

Imagine a seguinte situação: você enviou o currículo para uma vaga e foi convocado para o processo seletivo. Depois de diversas etapas, realizou a entrevista com um recrutador, que lhe pediu para aguardar alguns dias pelo feedback, mas você ainda não recebeu nenhuma ligação ou e-mail. E agora? Quando e como cobrar retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo?

Antes de mais nada, é essencial saber que os candidatos podem (e devem!) cobrar uma posição da empresa sobre a vaga e que, diferente do que muita gente pensa, isso não vai prejudicar as suas chances de conseguir essa oportunidade. Na realidade, só vai te ajudar a ficar mais calmo, evitar frustrações e, caso esse retorno seja negativo, saber quais pontos devem ser melhorados para uma próxima entrevista. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas, afinal, por que as empresas não dão um retorno sobre o processo seletivo que foi fechado? Infelizmente esse é um hábito comum. Dependendo do porte da companhia, muitas vezes não é possível que o RH cumpra a demanda de dar respostas personalizadas para cada candidato. Porém, existem ainda outros motivos para que haja atraso nesse feedback; como:

  • A vaga pode ter sido congelada;
  • A empresa ainda pode estar seguindo as etapas de seleção com outros candidatos e a vaga ainda não foi fechada;
  • O RH pode estar aguardando um feedback mais específico do gestor da equipe;
  • Pode ter ocorrido uma demanda emergencial na empresa que impediu a área de recursos humanos de retornar quanto ao processo.

E por que saber o resultado do processo é tão importante? Se passar por todo o processo de procurar um novo emprego é estressante, imagine não saber se você passou ou não para a vaga. Além de ser até mesmo prejudicial para quem está buscando novas oportunidades, causando estresse desnecessário, a falta de resposta impede que o candidato possa se preparar melhor para futuros processos. 

É através do feedback que é possível saber quais pontos podem ser melhorados para as próximas entrevistas, sabendo se os seus conhecimentos técnicos e sociais estão de acordo com o cargo que você busca e, caso seja necessário, buscar se aprimorar. Agora que você já sabe como ter esse retorno é essencial, nós te ensinamos quando e como conversar com a empresa sobre o assunto. Confira!

Quando pedir retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo?

O ideal é que você sabia o prazo de retorno da empresa para, só então, questioná-la sobre o seu resultado na entrevista de emprego.  Geralmente, os recrutadores dão a oportunidade de fazer perguntas nos momentos finais da entrevista. Essa é a sua chance de tirar dúvidas sobre o prazo para o retorno da entrevista e de qual maneira eles vão entrar em contato com você.

Sabendo uma data, fica mais fácil cobrar um feedback. Assim, se a empresa não te retornar em um período de 7 a 15 dias depois do processo seletivo, você pode solicitar uma resposta – de preferência através do mesmo canal que a empresa lhe convocou para a entrevista, ressaltando o seu interesse na vaga.

Leia também: 7 perguntas frequentes em entrevista de emprego e como respondê-las

Ficar ansioso depois da entrevista é completamente normal, mas é preciso saber que os processos internos de contratação podem ser demorados e cada empresa possui um prazo diferente. Por isso, tente se ater aos dias mencionados anteriormente. 

Como cobrar a resposta de um processo seletivo?

Na hora de entrar em contato com a empresa, é preciso contextualizar o motivo pelo qual você está escrevendo – ou, em alguns casos, ligando. Diga quem você é, qual é o processo seletivo que está participando e entenda o andamento junto ao RH. 

Se a vaga já foi fechada, peça o feedback lembrando sempre que é muito provável que os recrutadores não estejam cuidando apenas da sua contratação. Por causa disso, seja o mais específico possível ao solicitar as informações que deseja. 

Diversos especialistas que trabalham na área de recursos humanos indicam seguir o modelo abaixo, modificando o que for necessário para se adequar à sua situação: 

Caro [nome do recrutador ou gestor da área]. Tudo bem? Espero que sim!

Me chamo [seu nome] e participei do processo seletivo no dia [data] para a vaga [especificar a vaga].

Primeiro, aproveito para agradecer pela oportunidade e por ter me convidado para a entrevista. 

Gostaria de saber como está o andamento do processo seletivo. Você teria algum retorno ou informações sobre as próximas fases?

Agradeço pela atenção e sigo à disposição.

Atenciosamente,

[seu nome].

E depois do feedback, o que fazer?

Ao pedir esse retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo, saiba que, independente se o retorno for positivo ou negativo, é muito importante se mostrar agradecido pela oportunidade de participar. Se outra pessoa foi selecionada para a vaga, você pode informar que está à disposição da empresa para novas oportunidades. 

Aproveite para investir na sua carreira e realizar uma pós-graduação

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades