Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Retrospectiva de carreira: o que manter e o que mudar em 2024?

retrospectiva de carreira

É comum analisarmos erros e acertos e aproveitar a virada de ano para fazer planos e realizar sonhos que passaram intocados. O mesmo serve para a vida profissional e esse é um bom momento para fazer uma retrospectiva de carreira e avaliar o que manter e mudar em 2024. 

Muitos profissionais podem se sentir insatisfeitos com o momento que estão vivendo, ou querem aproveitar o novo ano para conseguir a tão sonhada profissão. Pode ser ainda que o próximo ano abra portas para finalmente começar o próprio negócio ou mudar de área de atuação. 

Seja qual for o objetivo, esse é um bom momento para avaliar o ano até aqui e definir mudanças para 2024. Mas como fazer isso? Como avaliar as realizações profissionais e compreender quais os próximos passos? Não se preocupe pois neste texto iremos ajudar com essas questões. 

Retrospectiva de carreira

A ideia de retrospectiva já é conhecida: ao chegar dezembro, olhamos para trás e selecionamos os momentos mais marcantes do ano. Quando falamos em retrospectiva do país, ou ainda nas listas de melhores e piores do ano, o que vale são os eventos importantes, que deixaram algum tipo de marca em nós. 

Na carreira a ideia é a mesma, com a diferença que é uma avaliação pessoal e esse processo será feito individualmente. Portanto, pegue papel e caneta e confira nosso passo a passo para fazer sua retrospectiva profissional:

1 – Reavalie suas metas

Quem já tem um planejamento de carreira pode começar recuperando quais eram as metas para o ano. Lá em janeiro ou dezembro do ano passado, é possível que já tenha feito uma lista com metas para o ano. Se sim, avalie esse conteúdo e veja o que se concretizou e o que ficou inacabado. 

A partir disso entenda porque algumas dessas metas não foram cumpridas: faltou tempo? não despertou interesse? Não houve planejamento? Percebeu que não era importante? Fazer essas perguntas já ajudará a guiar o caminho para o ano que vem, pois mostrará quais metas inalcançáveis ainda valem a pena perseguir, e quais já não fazem tanto sentido. 

Quem não fez um planejamento nem estipulou metas ainda assim deve começar pelo básico: o que gostaria de realizar quando o ano começou? Mesmo quem não fez um planejamento deve ter estipulado, mesmo que apenas na cabeça, algum objetivo para o ano: viajar com a  família, trocar o carro, começar um curso de pintura, aprender uma nova ferramenta no trabalho, conquistar novos clientes. 

Tente resgatar esses planos e então faça a mesma avaliação: isso se concretizou? Se sim, qual o próximo passo? Se não, como recalcular a rota?

2 – Defina os pontos importantes do ano

Como falamos, a retrospectiva é baseada em momentos marcantes, sejam eles bons, sejam eles ruins. Portanto, volte mês a mês e tente listar de forma resumida os principais acontecimentos. Pode ser de forma bem simples, como no exemplo a seguir:

Janeiro

  • Planejamento financeiro do setor
  • Contratação de nova pessoa para a equipe
  • Workshop

Fevereiro

  • Redução de custos
  • Atraso nas entregas pós-Carnaval

Essa bullet list simplificada já dá indicações de coisas que podem ser reavaliadas. Por exemplo, o workshop de janeiro serviu para ajudar no desempenho das tarefas ou trouxe insights para a operação? 

A redução de custos de fevereiro teve quais impactos? Começou a se sentir sobrecarregado? Lembre que essa lista não será vista por ninguém, portanto também pode conter sentimentos pessoais. 

Digamos que lá pela metade do ano começou a se questionar sobre seu cargo, ou a empresa. Adicione isso, pois pode ser um fator estimulante para promover mudanças em 2024. 

3 – Avalie sua jornada

Ao avaliar esses fatores, talvez já seja possível chegar a algumas conclusões. Um profissional que perdeu uma oportunidade de assumir um novo cargo por conta da sua limitação no inglês já consegue avaliar que estudar o idioma é uma prioridade em sua vida. 

Assim, ao recuperar esses momentos importantes, é possível visualizar onde suas capacitações profissionais foram úteis e o ajudaram a prosperar, e quais competências devem ser trabalhadas no ano que vem. 

O que manter e o que mudar

O mercado de trabalho segue cada vez mais dinâmico e satisfeito ou insatisfeito com sua posição atual, o profissional precisa saber avaliar quais habilidades possui que estão alinhadas com as necessidades da empresa e quais devem ser aprimoradas. 

Com isso vem a próxima etapa: definir o que manter e mudar no próximo ano. Se você sabe que suas habilidades de comunicação são boas, continue desenvolvendo-as. Converse com seus colegas para estimulá-los a também trabalhar essa qualidade, e entenda como usar isso a seu favor no trabalho. 

Caso a retrospectiva de carreira tenha levado a desejos como mudar de cargo ou empresa, abrir o próprio negócio ou mudar de carreira, é preciso se planejar. Avalie quais conhecimentos precisa desenvolver e aproveite a Black Friday para conhecer os cursos de especialização das nossas instituições e começar 2024 com foco no desenvolvimento profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades