O que falar na reunião 1:1 com o chefe?

reunião 1:1 com o chefe

As reuniões individuais, conhecidas também como reunião 1:1, são extremamente importantes durante a trajetória profissional. Afinal, essa é a oportunidade perfeita para abordar desafios, metas, progressos, entre outros aspectos únicos. Vamos abordar nesse texto o que caracteriza uma reunião 1:1 com o chefe, o que falar, oportunidades, e mais.

O que é uma reunião 1:1?

A reunião 1:1, conhecida também como reunião individual, ou ainda one-on-one, é um encontro direto entre duas pessoas, normalmente o colaborador com a lidrança. Durante essa reunião, você pode discutir questões específicas relacionadas ao seu cargo. Feedbacks, planejamentos, alinhamentos e propostas são tópicos comuns nesta conversa.

Uma das características mais importantes da reunião 1:1 é a individualização, a conversa privada. Outras características são: 

  • Frequência regular;
  • Foco no funcionário;
  • Confidencialidade;
  • Planejamento;
  • Feedback bidirecional, com a troca de opiniões entre as duas partes.

Essa reunião é também vista por alguns funcionários como uma oportunidade perfeita para a construção de um relacionamento mais sólido com o chefe, transmitindo o profissionalismo, exaltando as conquistas e criando uma relação de confiança.

O que falar na reunião 1:1 com o chefe?

A reunião 1:1 é uma oportunidade valiosa para abordar diversos assuntos, desde os mais leves até os mais delicados. Conheça alguns dos tópicos que podem fazer parte dessa conversa:

1 – Atualizações

Inicie a reunião atualizando o seu chefe sobre o trabalho que está em andamento. Conte sobre os projetos que está participando, seu progresso, desafios e feedbacks. Você pode explicar o quanto avançou, em que fase está atualmente, quais foram os obstáculos, e quais soluções está pensando em implementar para que o projeto possa avançar conforme esperado e planejado.

Nesse momento inicial, você também pode contar sobre eventuais necessidades para a continuação do projeto, ou ainda trazer novas ideias para serem implementadas. Caso tenha o desejo de se envolver mais com o projeto, ou com outro projeto, essa é uma boa oportunidade para explicar.

2 – Metas e expectativas

Você pode ainda utilizar a reunião para contar sobre a necessidade de eventuais revisões de metas e expectativas. Converse sobre seu progresso, trazendo para a conversa as eventuais necessidades de ajustes. 

Nesse momento, é importante ressaltar ao seu chefe que as mudanças e as expectativas serão positivas para a equipe, trazendo argumentos para eventuais negociações. Explique para ele o motivo do ajuste e explique como isso impactará positivamente o trabalho da equipe.

3 – Desenvolvimento profissional

A reunião 1:1 é um momento bom não somente para abordar metas e expectativas da equipe, mas também seu desenvolvimento profissional pessoal. Converse sobre seu crescimento e identifique áreas de interesse. Essa é ainda uma boa hora para demonstrar o desejo de aprimorar habilidades.

Não tenha medo de falar sobre os desafios, preocupações e obstáculos. Juntos, vocês podem pensar em soluções para os problemas que estão impactando sua evolução – seja em um projeto específico, seja no seu trajeto profissional como um todo.

4 – Celebração de conquistas

Além de alinhamentos, celebre suas conquistas e marcos alcançados. Muitas vezes, na correria da rotina e com uma quantidade considerável de funcionários para gerenciar, muitos chefes podem não perceber conquistas importantes. Conte ao seu chefe quais foram suas realizações recentes.

5 – Feedback

Aproveite o momento para pedir ao seu chefe um feedback específico sobre as áreas que você está se destacando e áreas que precisa melhorar. Se houver uma possibilidade de feedback bilateral, ofereça também seu próprio feedback sobre como analisa seu desempenho e também pontos que devem ser desenvolvidos.

6 – Planejamento do futuro

Ao final da reunião, lembre-se de resumir os tópicos abordados, os planos de ação e os ajustes de metas. Aproveite esse momento para externalizar seus próximos passos. Estabeleça a análise de progresso feita por você e seu chefe daqui para frente.

Quais são as oportunidades dessa modalidade de reunião?

Ao contrário de reuniões feitas em conjunto com toda a equipe, esse tipo de conversa mais individualizada permite a construção de um relacionamento mais sólido com o seu chefe.

Em alguns casos, essa é a oportunidade perfeita para uma mentoria. Durante essas conversas, seu chefe pode se tornar um mentor, aconselhando-o e orientando com insights para o crescimento profissional.

Além disso, uma conversa com frequência regular pode ajudar na construção de uma boa relação de confiança com o seu chefe. Lembre-se sempre de uma comunicação aberta e honesta para o desenvolvimento dessa parceria.

Para finalizar, lembre-se que essa conversa pode ser benéfica tanto para o funcionário quanto para o chefe, afinal, ambos podem criar um laço mais forte, obtendo como consequência um ambiente de trabalho muito mais produtivo e eficaz.

E agora que você já sabe o que é uma reunião 1:1, o que falar na reunião 1:1 com o chefe e quais são as oportunidades dessa modalidade de reunião, aproveite para investir em uma pós-graduação e acelerar a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!