Falar sobre saúde mental com liderança é importante: veja dicas

Falar sobre saúde mental

Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho pode ser uma grande questão. Por mais que, cada vez mais, as empresas e os gestores compreendam que é fundamental abordar o tema nas organizações, nem todos estão na mesma página.

De acordo com uma pesquisa da The School of Life, em parceria com a consultoria de Recursos Humanos Robert Half, o cenário atual não é muito animador. Entre os entrevistados para o estudo, 38,69% disseram nunca discutir questões de saúde mental com seus líderes. Apenas 3,27% conversam sempre com os gestores sobre o tema.

Além disso, uma porcentagem alarmante foi revelada quando os entrevistados responderam se sentem que suas lideranças possuem as ferramentas para apoiar a saúde mental dos colaboradores. Para 63,10% dos consultados, os líderes não possuem.

Tais números são verdadeiros sinais de alerta. Eles mostram que, em muitas empresas, o tema ainda está envolto por estigmas ultrapassados e pode ser um ponto delicado por diversos motivos. Por isso, muitos colaboradores ficam com receio de levantar questões com as lideranças e não sabem muito bem como fazer isso.

Então, se você quer abordar o tema com seu líder e não sabe o que fazer, nós temos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira tudo abaixo.

Como falar sobre saúde mental com liderança? 5 dicas

1 – Avalie se levar a questão para o ambiente de trabalho é o ideal

Como já mencionamos, por mais que a saúde mental seja um tópico extremamente importante e que está cada vez mais comum nas empresas, nem todas as companhias e gestores tratam o assunto com a mesma seriedade.

Sendo assim, vale a pena avaliar as políticas da sua empresa, o cuidado com o bem-estar organizacional e as maneiras como seus líderes já se posicionaram sobre o tema e agiram com outros colaboradores.

Isso vai fazer você visualizar, com mais clareza, se vale a pena levar o ponto para a empresa. Às vezes, o melhor a se fazer é buscar ajuda psicológica fora do trabalho.

2 – Escolha o momento ideal para ter essa conversa e marque uma reunião

Se esse não for o seu caso e a sua liderança passar confiança e empatia, comece o processo escolhendo o momento certo para iniciar essa conversa.

Para isso, analise dias e janelas mais tranquilos, sem grandes pressões do trabalho, e marque uma reunião específica e privada para abordar o tema. O ideal não é apenas chegar na mesa do seu líder e começar a falar sobre a saúde mental.

3 – Tenha clareza na hora de comunicar o que está acontecendo ou as suas preocupações

Ser um gestor não é uma tarefa fácil. Boas lideranças são empáticas e se preocupam com suas equipes além do nível profissional. Afinal de contas, elas sabem que é impossível separar completamente a vida pessoal e a vida profissional.

Sendo assim, tome cuidado na hora de comunicar as suas questões para não gerar angústias, preocupações e mal entendidos desnecessários com o seu líder. Tenha clareza para abordar a sua saúde mental, pense na melhor maneira de passar os seus sentimentos e questões atuais e faça isso com responsabilidade.

4 – Chegue na conversa com opções de possíveis soluções e ajudas

Buscar a sua liderança para falar sobre saúde mental é uma movimentação bastante válida e importante. Afinal de contas, nós passamos boa parte de nossos dias trabalhando, e ele pode afetar ou ser afetado por nossa condição psíquica. Contudo, seu líder não é o responsável por suas questões psicológicas.

Sendo assim, é excelente poder contar com ele, mas tome cuidado para não “despejar” situações e questões em cima de outra pessoa. Uma ótima maneira de evitar esse cenário é pensar em soluções prévias para discutir na conversa.

Por exemplo, explicar que você já está fazendo psicoterapia, que começou a implementar mudanças na sua rotina e que está empenhado em resolver o problema é uma boa forma de começar. Assim como propor mudanças e adaptações no seu dia a dia profissional para alinhar com a liderança.

5 – Não deixe o assunto da saúde mental desaparecer completamente

Por fim, não deixe com que o assunto comece e acabe nessa conversa. De tempos em tempos, volte a mencionar a questão para atualizar o seu gestor, que tem interesse no seu bem-estar e melhora, e também faça ajustes aos combinados provenientes do ponto acima.

Dessa maneira, aos poucos você tem tudo para voltar a ficar bem e retornar à rotina inicial de trabalho.

Agora que você já entendeu os primeiros passos, temos uma dica especial para quem gostaria de pensar sobre o bem-estar como uma carreira. Que tal investir em um curso completo de pós-graduação em Saúde Mental e Psicopatologia? Com ele, você vai transformar a forma como enxerga questões psíquicas e, caso se torne gestor um dia, conseguirá impactar de forma positiva a vida da sua equipe.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!