Ir para o conteúdo
Você na Pós

Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família: veja tudo sobre a pós-graduação

ícones de medicina para ilustrar texto sobre pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família

A atuação dos profissionais dos serviços públicos tem sido cada vez mais relevante na reorganização das práticas sanitárias brasileiras. Isso visando a construção de um sistema de saúde resolutivo, humanizado e de boa qualidade. Com isso, que tal conhecer a pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família?

Podemos ver que as inovações tecnológicas têm contribuído com o avanço das técnicas científicas aplicadas à assistência e com a implementação de Sistemas de Informação para a gestão dos serviços de saúde e do cuidado prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os avanços tecnológicos demandam que o profissional desenvolva novas habilidades e competências para acompanhar e colaborar nesse processo, bem como possa usufruí-lo. Aqui, o curso pretende formar profissionais que tenham uma visão crítica e ampliada da realidade onde se inserem e que sejam capazes de fazer uso de conhecimentos científicos multidisciplinares.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima a necessidade de mais de 80 milhões de profissionais especializados até 2030. Nessa área, é possível atuar em diversas frentes, indo desde atenção primária até terciária com saúde da família, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ambulatórios e centros de referência.

Quer saber mais? Confira o conteúdo e o vídeo que a Camila Bacan, coordenadora acadêmica de pós-graduação, preparou!

Saiba tudo sobre a pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

O curso é destinado para formados nas áreas relacionadas à saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e outros profissionais que tenham interesse em obter conhecimento sobre a saúde pública brasileira e saúde da família. 

A média salarial da área varia de acordo com a sua formação prévia e pode ir desde R$ 2.349,47 até R$ 14.108,83 com a especialização, de acordo com o relatório de Relação Anual de Informações Sociais divulgado em 2020 pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

A pós tem como objetivo auxiliar o profissional na construção do aprendizado que o capacite a desenvolver seu trabalho na Saúde Pública com foco no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família, na formulação, implementação e controle de estratégias de prevenção e promoção da saúde e na assistência integral e humanizada ao usuário do SUS.

Leia também: 8 cursos online na área da saúde reconhecidos pelo MEC: veja as opções

Além disso, a especialização vai:

✔ Apresentar e discutir conceitos que englobam a Saúde Pública, a gestão participativa, a gestão estratégica, o processo saúde/doença e as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental;  

✔ Capacitar o profissional a compreender processos históricos que permeiam a saúde;

✔ Fazer o aluno refletir sobre as influências políticas e econômicas na formulação e gestão das Políticas Públicas, compreendendo processos de financiamento do SUS; 

✔  Mostrar como entender as responsabilidades do gestor de serviços de saúde na gestão de informações e com foco no planejamento e avaliação de indicadores como estratégia administrativa; 

✔ Fazer o aluno compreender técnicas e metodologias que envolvem a Educação Permanente em Saúde, o trabalho em equipe e em redes de apoio;

✔ Habilitar o profissional a entender estudos epidemiológicos, as metodologias e os procedimentos éticos, legais e normativos na condução de pesquisas científicas.

Todo o conhecimento será adquirido a partir de 9 disciplinas:

  1. História e conceitos de saúde pública
  2. Vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental
  3. Saúde da família
  4. Redes de atenção à saúde pública
  5. Atuação multiprofissional em saúde
  6. Educação permanente em saúde
  7. Processo de trabalho em saúde da família
  8. Planejamento estratégico na gestão pública
  9. Planejamento, programação e informações em Saúde Pública

A pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família é realizada online e pode ser cursada em 6 meses ou 10 meses. Ao estudar com a gente, você tem acesso a mais de 200 cursos livre durante a pós, conta com suporte da tutoria para solucionar dúvidas, recebe o certificado digital em 24 horas úteis após a conclusão e muito mais. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades