Os segredos dos grandes líderes: 5 lições práticas para seguir

segredos dos grandes líderes

Ao longo da história, conhecemos nomes de grandes líderes que transformaram a humanidade, guiaram nações, propuseram novas formas de pensar e se relacionar. 

E com o surgimento do mundo moderno, essas características foram introduzidas nas corporações, enquanto esses personagens se tornaram referências de como ter sucesso na gestão de uma empresa. 

E é inspirado nos segredos dos grandes líderes que surgem práticas de sucesso nas organizações. 

Lideranças inspiradoras costumam carregar características em comum como a inovação, já que esse perfil é inquieto e nunca se contenta com o que é considerado a regra. 

Alguns deles se consagraram ao usar seu conhecimento para criar coisas novas, como Steve Jobs, ou ainda se destacam por traçarem seu próprio caminho em mercados acirrados, como a empresária Luiza Trajano. 

Os segredos dos grandes líderes

Cada um em sua região ou área de atuação apresenta características como curiosidade, inquietude e proatividade que o destacam dos demais, e existem lições em comum que eles podem transmitir para que outras pessoas se inspirem em suas lideranças. Confira o segredo dos grandes líderes:

1 – Autenticidade

Só por que algo já é feito de determinada maneira, não significa que não há outras possibilidades. Autenticidade significa seguir seus valores e ser fiel a si mesmo, e isso também pode ser aplicado à forma de trabalhar, permitindo que essas pessoas tracem caminhos menos óbvios, destacando-as e tornando-as mais capacitadas para gerir um time. 

Isso implica em ser sincero e também vulnerável, e permite criar uma equipe com uma dinâmica eficaz, onde cada um pode explorar a própria autenticidade e descobrir sua melhor versão. 

2 – Curiosidade

Descobertas científicas e invenções acontecem, em grande parte, com base na curiosidade. O desejo de fazer algo diferente, criar soluções que possam facilitar a vida das pessoas e dar novo significado para as coisas instiga esses líderes e acende um questionamento de “e se?”. 

Seguir esses instintos faz com que as pessoas inovem e proponham novas formas de agir, que acabam inspirando as pessoas ao redor. 

3 – Objetivos claros

Grandes líderes podem começar algo a partir de um sonho, ou até fazer uma descoberta enquanto buscam outra coisa, mas há sempre um objetivo claro por trás de suas ações. No mercado de trabalho, isso se traduz em metas e foco em resultado. 

O líder tem o papel de guiar sua equipe e deve compartilhar de forma assertivas esses objetivos, incentivando todos a buscarem os mesmos resultados. Além de ampliar a eficiência na empresa, também garante que todos estejam alinhados culturalmente, encontrando valor em suas atividades. 

4 – Autoconfiança

Um traço comum das lideranças é não desistir ao ouvir um “não”. Muitos projetos podem não estar alinhados com determinada empresa, mas se os objetivos forem claros, ele será capaz de perseverar.

A confiança em suas habilidades e seus sonhos garantirá que ele siga em frente com confiança mesmo em situações desafiadoras.

5 – Capacidade de aprender

Sempre há algo novo para aprender, que pode ser usado na vida e no trabalho e grandes líderes sabem disso. Não há limites para o conhecimento e leituras, pesquisas e novos estudos fazem parte da rotina desses profissionais. 

Eles entendem que o aprendizado oferece mais ferramentas para realizarem seu trabalho e ir além, e só se torna excelente em algo quem não para de aprender nunca. 

Como se tornar um grande líder?

A boa notícia é que as características acima não são exclusivas de gênios, CEOs e donos de grandes corporações. Exercitar a criatividade e a capacidade de aprender, traçar objetivos e ser autêntico são habilidades reais que todos têm, alguns só se dedicam mais a desenvolvê-las. E para isso, é necessário também desenvolver outras competências. Confira:

Saiba ouvir e receber críticas

A capacidade de se autoavaliar é importante em um líder, mas mesmo com perseverança para alcançar seus objetivos, todos podem melhorar com feedbacks construtivos. 

Assim, eles são capazes de ajustar seu comportamento para lidar melhor com o time e outras lideranças, além de direcionarem seus estudos e aprendizados de forma a melhorar sua atuação. 

Desenvolver o time

Um bom líder sabe que, por mais que tenha boas habilidades, só terá tanto sucesso quanto seu time. Aprimorar a equipe é tão importante quanto a si mesmo, e isso exige um profissional que saiba avaliar os pontos fortes e fracos de todos, e os ajude a se desenvolver e buscar novas competências que ajudarão nos resultados.

Seja um exemplo

Como falamos, o líder serve como um guia para a equipe, portanto se o gestor espera certos comportamentos, ele deve ser o exemplo para as pessoas. Essa é uma forma de inspirá-los e provocar neles o desejo de se tornarem líderes. 

Para quem almeja esse cargo, mas ainda não chegou lá, agir como um líder, tomar a frente em projetos e colaborar com os colegas mostram aptidão para liderança. 

Para conhecer e se aprofundar nos segredos dos grandes líderes, os profissionais precisam seguir se aperfeiçoando com uma especialização, como o curso completo de pós em Liderança Positiva, que oferecerá as ferramentas para que eles façam a diferença em seus times. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR