Apesar de ser um tópico comum à vivência do mundo corporativo, muitos profissionais não entendem corretamente o que significa a palavra estratégia. Isso se dá levando em consideração que a palavra possui múltiplas definições, porém nem sempre se referindo à mesma mensagem.
No entanto, há sim uma definição que semeia o senso comum: estratégia é um conjunto de ações planejadas que visa atingir um objetivo único, muitas vezes optando pelos caminhos mais curtos até a meta. Por isso, é de suma importância reconhecer outros usos para entender a mensagem na sua completude.
Neste artigo, você terá um panorama geral sobre o que pensa o mercado sobre o termo “estratégia”. Leia atentamente para compreender todos os usos e usá-los corretamente na execução das suas atividades.
O que significa a palavra estratégia: conceitos mais comuns
Como dito anteriormente, a definição mais comum para estratégia se refere a um planejamento, a organização de um plano de ação que visa atingir um objetivo a partir de um caminho pré-determinado, enfrentando o menor número de obstáculos possíveis. Mas esta não é a única definição que nós temos.
Outro entendimento bem popular do que é estratégia se refere a uma linha de pensamento e comportamento adotada por uma empresa. Isso normalmente para obter sucesso no mercado de trabalho ou atingir um objetivo específico na carreira.
Por exemplo: uma marca de roupas quer atrair um público mais jovem. Logo, intensifica sua presença nas redes sociais, demonstra engajamento nos principais assuntos discutidos no momento e passa a adotar modelos mais “modernos”, ou seja, que seguem o mesmo padrão de corte de cantores pop, influenciadores e atores.
Desta forma, a empresa aproxima seu discurso das crenças apresentadas por grande parcela da população que possui entre 18 e 35 anos. É uma definição mais ampla de estratégias, porque ela não consiste em etapas que precisam ser percorridas, mas sim na implementação de um estilo de atuação, que incluem valores, expectativas e linguagem próprias, compatíveis com o comportamento adotado.
Existem também a compreensão de que estratégia consiste apenas no seu objetivo final, sem considerar o caminho até ele. Ou seja, a estratégia é unicamente seu ponto final e a consequência que você deve obter com ele, isentando o profissional da definição do caminho a ser percorrido até lá.
Esta crença parte do pressuposto que muitas alterações de rota podem acontecer pelo caminho. Logo, definir um trajeto se torna desnecessário, pois ele será modificado de qualquer forma. O fundamental é saber onde se quer chegar e pensar em um passo de cada vez até lá, priorizando o curto prazo em favorecimento aos planos de longo prazo.
Independente de qual seja suas definições de estratégias, fica evidente que uma delas você precisará adotar. E a sua importância você irá entender no próximo tópico!
A importância de uma boa estratégia no mercado
Ter estratégia é fundamental para alcançar o sucesso. Sem uma perspectiva do que você deseja buscar durante sua trajetória profissional, não haverá nenhuma meta na qual ancorar sua motivação, dificultando muito seu progresso.
Por este motivo, ter uma boa estratégia em mente é tão importante. Sabendo onde deseja chegar, é mais fácil compreender qual caminho você precisa percorrer. Implementar um bom planejamento de metas faz parte ao traçar uma estratégia de sucesso para seguir e, mesmo que você não defina seu passo por passo, ao menos ter noção das etapas que serão cumpridas facilita na trajetória.
Além disso, ter uma estratégia te coloca muitos passos à frente de quem está chegando despreparado no mercado. O pensamento estratégico te prepara para os desafios a serem enfrentados, trazendo a consciência de quais processos você passará. Essa é uma vantagem grande sobre quem está nos processos seletivos sem saber o que querem ou para onde vão, que serão prejudicados por candidatos mais preparados.
Ser um profissional estratégico é sinônimo de ser alguém preparado para qualquer situação do mercado. A habilidade de enxergar os melhores caminhos entre um ponto e outro te capacita a enfrentar crises de mercado, mudanças bruscas de direção e redefinição de prioridades, sendo altamente recomendado para vagas de liderança, por exemplo.
Os principais tipos de estratégia
Cautelosa
A estratégia cautelosa é aquela que prevê todas as precauções necessárias para garantir o sucesso do planejamento, sem grandes dificuldades ou imprevistos pelo caminho. Cada etapa deste tipo de planejamento costuma ser mais morosa, pois o profissional que a aplica quer ter certeza de que terá total controle de cada resultado.
Este tipo de estratégia costuma ser adotada por profissionais meticulosos, que ainda precisam desenvolver sua autoconfiança. Nela, nenhum passo é dado sem todas as suas consequências serem medidas com antecedência.
Ágil
Nesta modalidade, o fator principal é a agilidade. Os processos são mais rápidos, mais curtos e cada resultado costuma ter prazos curtos para serem alcançados. Tipo de estratégia adotada por profissionais multitasking, que desejam atingir bons resultados em pouco tempo.
Mas isso não significa que esta é uma estratégia que requer agilidade acima da qualidade. Mesmo que cada etapa seja mais curta e mais rápida, é necessário tomar todos os cuidados possíveis para evitar erros. Por isso, é recomendada apenas para profissionais com bastante experiência de mercado.
Dinâmica
Estratégias dinâmicas são aquelas que não preveem um planejamento estático. Ou seja, por mais que exista um cronograma a ser seguido, com prazos e metas estipuladas, elas podem ser alteradas de acordo com as necessidades do profissional.
É recomendada para quem possui facilidade em improvisar e se reorganizar para não perder o ímpeto de produção. Se você não se desestabiliza quando as coisas não saem como o planejado, é bem possível que se adapte a este sistema estratégico.
Saber o que significa a palavra estratégia e implementá-la corretamente não é o suficiente para garantir o sucesso profissional. Para promover seu desenvolvimento profissional, invista em um curso Nano Anhanguera e aproveite o conhecimento oferecido.