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Sistemas colaborativos: entenda o que são e veja opções

sistemas colaborativos

Os sistemas colaborativos representam os chamados Computer Supported Cooperative Work ou CSCW. Estes sistemas são relacionados a área científica e interdisciplinar que interpreta a forma como o trabalho em grupo pode ser executado dentro de uma organização empresarial com o apoio de ferramentas de tecnologia da informação, naturalmente operacionalizadas pelos sistemas de software no contexto do sistema de informação.

A colaboração é vista como a execução e um trabalho com outras pessoas ou mesmo dispositivos computacionais, para alcançar metas explícitas e compartilhadas. Essa colaboração se concentra na realização de tarefas ou missões e, normalmente, acontece em uma empresa ou entre empresas, sobretudo fazendo uso intenso de ferramentas e sistemas de informação. Fazem uso de sistemas de software, inteligência artificial e pessoas.

A colaboração pode ocorrer em grupos informais, utilizando-se de ferramentas como e-mail, aplicativos de troca de mensagens, plataformas colaborativas e redes sociais, ou mesmo com a inclusão e compartilhamento de informações via sistemas integrados de gestão.

As ferramentas de tecnologia da informação junto a sistemas de software para colaboração são normalmente já utilizadas pela grande parte das empresas e, muitas delas também por pessoas fora das organizações. Vejamos conhecer alguns exemplos.

Redes Sociais Corporativas: Microsoft Yammer, Workplace, Slack, Salesforce Chatter, SmartCloud.

Reuniões virtuais via videoconferências: Skype for business, Microsoft Teams, Discord, Cisco Webex Meet, Google Meet, Zoom.

Mensagem instantânea: Telegram, WhatsApp.

Sistemas de correio eletrônico (e-mail): Microsoft Outlook e Google Mail.

Wiki: Wikipedia.

Mundos virtuais: Second Life.

Plataformas de colaboração: Google Drive, Lotus Notes, Microsoft SharePoint.

Gestão de arquivos: Microsoft OneDrive, Dropbox e o Google Drive.

Gestão de Projetos: Trello, Asana, Microsoft Project, Redbooth.

Gestão de Tarefas: Todoist, Microsoft Planner, Google Agenda.

Anotações: Google Keep e Evernote.

Sistemas colaborativos então utilizam-se de um pensamento de trabalho desenvolvido em equipe, muitas vezes geograficamente distribuídos e suportados por recursos de tecnologia e sistemas de informação. Veja que na atualidade o trabalho remoto através do Homeworking  e também o estudo a distância como homelearning acabaram por ser intensificados.

Os modelos colaborativos de gestão de negócios estão cada vez mais valorizados e o pensamento estratégico atual necessita de colaboração. Para o desenvolvimento destas atividades, diversas ferramentas são utilizadas, desde aquelas que suportam reuniões virtuais até ferramentas de gestão de projetos complexos.

Autoria: Renato Cividini Matthiesen

Leitura crítica: Tobias Leonardo Kunrath

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

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