Quer ser um solucionador de problemas? Siga estes 7 passos

homem com expressão de preocupado para ilustrar texto sobre solucionador de problemas

O mercado de trabalho tem buscado um profissional solucionador de problemas, ou seja, que consiga identificar os desafios com rapidez, à medida que surge. Além disso, que tenha a capacidade de vencer esses obstáculos de maneira lógica, criativa e eficaz, buscando soluções inovadoras e práticas.

Profissionais habilidosos em resolver problemas são altamente valorizados em qualquer setor. Afinal, as organizações procuram por pessoas capazes de identificar questões operacionais que podem prejudicar a eficiência e a produtividade.

Enquanto isso, a capacidade de encontrar soluções criativas promove a inovação dentro da empresa. Os profissionais que pensam de maneira original podem trazer novas ideias e abordagens, impulsionando o desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Por que ser um solucionador de problemas? 

Um profissional solucionador de problemas pode oferecer uma série de vantagens para a empresa. Em contrapartida, aderir a esse comportamento — não apenas na carreira, mas também na vida, de modo geral — pode trazer recompensas.

1 – Um passo rumo à liderança

A capacidade de resolver problemas é uma muito procurada em líderes, já que na prática isso significa inspirar confiança e ajudar as equipes a superar obstáculos. Logo, um profissional que conte com essa habilidade costuma ter mais chances de ser considerado para cargos de liderança. Assim, a promoção fica muito mais próxima de acontecer.

2 – Aprendizado 

Uma das vantagens em resolver problemas frequentemente é que essa atitude envolve pesquisa e aprendizado constante, o que promove o desenvolvimento intelectual contínuo do profissional. Vivemos em uma era cheia de informações, em que o conhecimento é fundamental.

3 – Crescimento

Acompanhando essa linha de raciocínio, à medida que um profissional adquire experiência na resolução de problemas, acaba se tornando mais qualificado para assumir desafios maiores e posições de maior responsabilidade. Isso pode abrir portas na empresa.

4 – Realização pessoal

Vale perceber, também, que a habilidade de resolver problemas com sucesso aumenta a autoconfiança e a autoestima do profissional, o que pode impactar positivamente em outras áreas de sua vida. 

5 – Adaptação

O hábito de solucionar problemas com frequência faz com que o profissional consiga se adaptar com mais facilidade às situações. A capacidade de lidar com os mais diversos cenários também é muito valorizada no mercado de trabalho.

Como se tornar um solucionador de problemas? 

Para se tornar um profissional solucionador de problemas, é imprescindível a adoção de uma mentalidade voltada para a resolução de desafios. Existem características e habilidades que devem ser consideradas e aprimoradas.

1 – Conheça a si mesmo

Pare tudo o que está fazendo e reflita consigo mesmo sobre o que tem impedido de ser um profissional voltado a solucionar conflitos. Entender a própria personalidade e as convicções ajuda a esclarecer informações que você nem sabiam que estavam ali o tempo todo. O primeiro passo para se tornar um solucionador é adquirindo autoconhecimento. 

2 – Desenvolva a criatividade

As respostas para os problemas quase sempre estão interligadas com o conceito da criatividade. É através dela, afinal, que o profissional busca diferentes perspectivas e abordagens para um problema. É tudo questão de prática e de começar a ver os desafios por ângulos diferentes em busca de soluções que fujam do óbvio.

3 – Pratique a comunicação

A comunicação é pertinente em todas as áreas da empresa, e no que diz respeito a solucionar problemas, pode ser a aliada ideal. Aprender maneiras eficazes de se comunicar ajuda a longo prazo, com os desafios que surgirem durante a trajetória profissional.

4 – Observe o comportamento de outros profissionais

É bem possível que a empresa tenha outros profissionais com essa personalidade voltada à resolução de problemas. Estar atento às movimentações permite aprender e, com isso, fica mais fácil se tornar alguém proativo. Caso haja uma abertura para isso, vale até mesmo conversar com esse colega ou líder em busca de conselhos para despertar esse comportamento mais decidido.

5 – Ouça feedbacks e aprenda com os erros

Ninguém sente prazer em errar, mas é algo que faz parte da trajetória profissional, e esses equívocos devem ser utilizados como fonte de aprendizado. Estar aberto aos feedbacks permite crescer e melhorar, o que contribui para tornar as soluções mais eficazes. 

Na prática, os feedbacks destacam áreas em que se pode melhorar. Ao reconhecer essas oportunidades, fica mais fácil aprimorar as abordagens.

6 – Aprimore a capacidade de tomar decisões

Nem todos têm facilidade para tomar decisões, mas também é uma questão de prática. Faça com que tomar decisões seja apenas uma parte da sua rotina. Passe a considerar todas as opções disponíveis e suas implicações e, com isso, refine sua capacidade de tomar decisões sob pressão. Certamente é algo que vai ajudar nas futuras resoluções de problemas.

7 – Continue os estudos

Todo conhecimento é bem-vindo ao profissional solucionador de problemas, já que é através dele que se tem a bagagem necessária para lidar com os desafios. Um curso na Unopar pode ajudar a aumentar esse repertório e, de quebra, contribuir para a visibilidade e abrilhantar o currículo. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!