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Carreira em Pauta

8 estratégias para superar o perfeccionismo; veja aqui

superar o perfeccionismo

A pessoa é considerada perfeccionista quando busca a excelência extrema em suas tarefas e realizações profissionais. O comportamento envolve a definição de altos padrões e um esforço máximo para alcançá-los. Apesar de parecer uma qualidade, também pode representar desvantagens. Por isso, pode ser importante saber como superar o perfeccionismo de maneira saudável.

Nesse caso, o equilíbrio é tido como fundamental, ou seja: a pessoa precisa reconhecer os momentos em que a busca pela perfeição é necessária e quando é mais importante ser eficiente e pragmático. 

Para saber como manter esse equilíbrio, o profissional pode apostar no desenvolvimento de habilidades de gerenciamento do tempo, gerenciamento do estresse e autoconhecimento. 

O perfeccionismo é bom ou ruim?

Já é um clichê corporativo: muitas pessoas pensam logo no perfeccionismo quando são questionadas por um defeito, na entrevista de emprego. 

Mas a verdade é que não é necessariamente um ponto fraco. Como já mencionamos, a questão é saber ponderar essa característica, que pode ser tanto a maior aliada como o principal empecilho do profissional.

Portanto, podemos considerar como uma característica com vantagens e desvantagens, e o impacto depende da forma como é manifestado e do contexto em que é aplicado.

O perfeccionismo no trabalho pode ser benéfico quando focado na qualidade e no aprimoramento constante. No entanto, quando se torna excessivo e leva a estresse, procrastinação e problemas nas relações interpessoais, pode ser prejudicial.

Vantagens e desvantagens do perfeccionismo

No que diz respeito às vantagens do perfeccionismo no trabalho, podemos observar a produção de resultados de alta qualidade, levando em consideração os esforços para eliminar erros. 

Outro ponto pertinente é o foco na excelência, já que os perfeccionistas são dedicados a alcançar os mais altos padrões em suas tarefas e projetos.

Por sua vez, os perfeccionistas tendem a cumprir prazos e obrigações de maneira meticulosa, demonstrando comprometimento com suas responsabilidades.

Entretanto, o perfeccionismo pode levar à procrastinação, já que esses profissionais podem hesitar em iniciar ou concluir tarefas por medo de não atender a seus próprios padrões elevados. Vale observar que a busca incessante pela perfeição pode causar ansiedade e esgotamento.

Os profissionais perfeccionistas também tendem a ser críticos consigo mesmos e com os outros, o que pode prejudicar os relacionamentos no ambiente de trabalho. 

Além disso, nem todas as tarefas requerem o mesmo nível de detalhamento e perfeição. A busca pela perfeição em todas as atividades pode ser ineficiente.

8 estratégias para superar o perfeccionismo

Lidar de maneira saudável com o perfeccionismo pode ser a chave para equilibrar a busca pela excelência com o bem-estar pessoal e profissional. Felizmente, algumas estratégias ajudam a gerenciar esse comportamento.

1 – Autoconhecimento

O primeiro passo para superar essa característica é reconhecendo. Ao fazer uma avaliação sobre o próprio comportamento, o profissional pode entender como isso afeta sua vida e seu trabalho.

A avaliação das próprias características pode ser importante de várias maneiras no trabalho, e as vantagens vão muito além da superação da busca incessante pela perfeição: ajuda a melhorar o desempenho, encontrar os pontos positivos e os negativos em prol do desenvolvimento, etc.

2 – Prioridades

O profissional também deve reconhecer que nem todas as tarefas exigem o mesmo nível de perfeição. Por isso, a dica é priorizar as tarefas, dedicando mais tempo e energia às que realmente precisam de atenção detalhada e deixando outras com padrões mais flexíveis.

Outra recomendação é evitar ficar sobrecarregado com tarefas, projetos e responsabilidades. Aprender a dizer “não” quando necessário e definir limites pode ser crucial.

3 – Metas realistas

Em vez de buscar a perfeição em todas as tarefas, o profissional também deve definir metas realistas e alcançáveis para seus projetos e responsabilidades. Isso deve ajudar a reduzir a pressão colocada sobre si mesmo e, por sua vez, diminuir o estresse e a ansiedade.

4 – Prazos bem estabelecidos

Também é pertinente definir e seguir prazos para as tarefas e projetos. Uma grande inimiga do perfeccionismo é a procrastinação, já que tal comportamento muitas vezes leva a adiar o início de uma tarefa. Assim, a estratégia pode combater esse efeito negativo.

5 – Aceitação

O profissional precisa reconhecer que a perfeição absoluta é raramente alcançável e que é normal cometer erros e ter áreas de melhoria. Entender essas imperfeições como oportunidades de aprendizado pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento profissional.

6 – Menos autocríticas

Ainda seguindo essa linha de raciocínio, é importante ter gentileza e compaixão consigo mesmo. Evitar a autocrítica excessiva e ser mais tolerante impede diversos efeitos negativos à saúde mental. 

7 – Gerenciamento de tempo

Aprimorar as habilidades de gerenciamento de tempo para ser mais eficiente nas tarefas e projetos também pode ser uma dica relevante na superação dessa característica. Isso porque o planejamento adequado pode reduzir a necessidade de perfeição em cima da hora. 

8 – Aprendizado constante

Para superar o perfeccionismo, o profissional também deve reconhecer a importância do aprendizado constante. Fazer uma pós pode ajudar a elevar as habilidades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

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