Com a popularização das redes sociais, fomos introduzidos a muitas expressões e palavras criadas especialmente para esses ambientes digitais. Alguns se tornam tendências passageiras, enquanto outros permaneceram, como o TBT. Mas você sabe o que significa TBT no WhatsApp?
O aplicativo de mensagens evoluiu muito nos últimos anos e hoje vai muito além, permitindo troca de áudios e vídeos, mensagens temporárias, ligações, grupos, canais e até uma versão exclusiva para uso empresarial.
Mas, o que aproxima o WhatsApp de outras redes sociais é a função “status”. O app foi criado inicialmente com o intuito de ser apenas uma ferramenta para indicar a disponibilidade de receber ligações, mas acabou se popularizando por permitir conversas de texto de forma gratuita.
Mas, com o passar dos anos, e a popularização em outras redes do formato de “stories”, o WhatsApp logo entrou na onda e passou a oferecer um modelo similar. Mas, para entender o que é o TBT no WhatsApp, precisamos primeiro saber como funciona o modelo “stories”.
Conheça a função Status
Inicialmente popularizado pelo aplicativo Snapchat, o “stories” é um formato de compartilhamento que dura apenas 24 horas. Na rede, as pessoas podiam compartilhar fotos, textos e vídeos, seguir outras pessoas e acompanhar seus posts, mas o conteúdo só ficava disponível por um dia.
O aplicativo logo se popularizou no Brasil e no mundo e o Instagram, percebendo a ascensão do rival, logo se mobilizou para lançar um recurso similar. Assim, em 2016 lançou oficialmente os stories, que permitiam o compartilhamento por tempo limitado.
O formato fez sucesso e até hoje é um sucesso na plataforma. Desde 2016, muitas atualizações aconteceram, como a inclusão de músicas, textos e figurinhas e, mais recentemente, a possibilidade de visualizar comentários feitos diretamente nos stories. Além disso, é possível fazer listas específicas, como melhores amigos, e enviar conteúdos exclusivamente para essas pessoas.
Com o WhatsApp não foi diferente e, na mesma época, a plataforma também decidiu apostar no formato, lançando o “status” em 2017. Com isso, surgiu a aba “atualizações”, em que é possível compartilhar conteúdos e também ver as publicações dos contatos salvos.
Para fazer um post nos status, é muito simples. Confira o passo a passo:
1- Abra o aplicativo e vá para a aba “Atualizações”;
2- Lá, existem três formas de publicar: clicando na foto de perfil, ou nos ícones de foto e texto;
3- Escolha o conteúdo a ser publicado, que pode ser escrito ou então a partir de uma imagem da galeria;
4- Com a imagem definida, é possível acrescentar edições como filtros, figurinhas e legendas. Então, é só publicar.
Qual a origem do termo TBT?
E onde entra, então, o TBT nessa história? Na verdade, essa sigla foi criada muito antes da popularização do Snapchat ou até da criação do formato status no WhatsApp. TBT, em inglês, significa “Throwback Thursday”, que pode ser traduzido como “Quinta-feira do Retorno” ou “Quinta-feira da lembrança”.
Geralmente acompanhado de uma hashtag, o #tbt se popularizou inicialmente no X, o antigo Twitter, ainda em 2006. Como muitos termos na internet, não existe um consenso quanto a primeira utilização do TBT, mas a versão que o tornou mais popular surgiu com uma empresa de tênis.
Com o objetivo de aumentar a vendas de calçados retrôs, eles passaram a utilizar as quintas-feiras para relembrar modelos antigos de calçados, usando a hashtag para denominar a sessão.
Isso significa que a hashtag já nasceu como uma estratégia de vendas, visto que ajudou a impulsionar os fãs de tênis apegados à nostalgia.
Com o surgimento do Instagram, a hashtag também se popularizou na rede de fotos e passou a ser utilizada para compartilhar imagens antigas, lembranças do passado e outras memórias, sempre às quintas-feiras.
O que significa TBT no WhatsApp?
Como falamos, muitas trends populares na internet sumiram com o tempo, mas o #tbt continua em alta até hoje, e é utilizado em praticamente todas as redes sociais, incluindo Facebook, TikTok, LinkedIn e, claro, o WhatsApp.
Porém, como seu propósito principal é trocar mensagens e não publicar conteúdos, a trend é utilizada justamente na ferramenta status. Assim, as pessoas podem usar a hashtag para compartilhar momentos do passado, como fotos e outras e outras recordações.
Para as empresas, também é uma oportunidade de engajar o público, e a estratégia pode ir além das atualizações. Isso porque, com o crescimento do WhatsApp, uma versão empresarial foi lançada, e as empresas contam com diversos recursos para se aproximar de seu público.
O WhatsApp pode ser utilizado para fazer o atendimento ao cliente ou até mesmo em vendas, mas novas possibilidades como as comunidades e canais oferecem maior engajamento dentro de temas de interesse do público-alvo.
Ao criar essas páginas, é como se uma marca falasse diretamente com cada consumidor, podendo estreitar as relações. Também é preciso desenvolver uma boa estratégia para esses conteúdos, postando diariamente. E é aí que o TBT entra, já que a trend pode ser utilizada para relembrar momentos e até criar novas oportunidades de venda, como fez a loja de tênis anos antes.
Por que utilizar TBT no WhatsApp?
Na vida pessoal, o TBT está muito atrelado à nostalgia. Postamos uma memória do passado para relembrar viagens com amigos e familiares, ou momentos marcantes na vida, como casamento e formatura.
Ainda nos lembramos de períodos antigos, como a época da escola e ainda podem nos divertir com a passagem do tempo e as marcas de outras épocas, como cortes de cabelo e moda. Também é uma forma de se conectar com os amigos, marcando-os nesses momentos e interagindo.
As empresas também podem apostar na nostalgia para usar o TBT, mas ele ainda tem outros benefícios. Confira:
Fortalece a imagem da marca
Um bom storytelling é essencial para que a empresa se conecte com seu público. As pessoas ficam mais informadas sobre a história, objetivos e missão da empresa e criam mais afinidade.
Por isso, o TBT pode ser uma ferramenta, ao postar conteúdos como o primeiro produto lançado, a primeira fábrica ou como começou. Empresas de eventos, por exemplo, podem lembrar de atrações passadas, que farão o público se recordar dos momentos que viveram e até criarem mais expectativa para as próximas.
Aumenta o engajamento
Esse tipo de estratégia também permite que os seguidores interajam mais. Ao ver um status com uma memória, o público é lembrado de determinado momento ou produto e pode compartilhar sua experiência, talvez até mesmo compartilhando a própria memória.
Um público menor e engajado muitas vezes é melhor do que apenas números, porém com seguidores que não se envolvem ou se interessam.
Contribui com lançamentos
Na hora de lançar um novo produto ou serviço, muitos focam no presente, mas o passado pode ser um bom argumento de venda. A empresa pode usar o TBT para mostrar como sua solução evoluiu e, então, indicar as inovações que ainda vão acontecer.
Além disso, muitas tendências são cíclicas, e usar a nostalgia pode criar uma identificação do público com momentos de seu passado, para então anunciar o retorno de um produto ou linha.
Mantém a periodicidade das publicações
Quando as empresas desenvolvem estratégias para as redes sociais, é importante focar na consistência do conteúdo. Quando seguimos uma empresa e ela raramente posta, acabamos nos esquecendo dela e perdemos a curiosidade pelo que ela tem a dizer.
O TBT não é uma regra, portanto não precisa ser utilizado toda semana, mas oferece uma regularidade nas publicações e, para quem faz o planejamento, facilita a criação de conteúdos.
Por que quinta é dia de TBT?
Assim como não é possível precisar quando foi a primeira vez que a hashtag TBT apareceu na internet, não há também uma explicação precisa sobre a escolha da quinta-feira, mas existem outras trends relacionadas a diferentes dias da semana.
Na sexta-feira, se popularizou o “flashback friday” ou #FBF, algo como flashback de sexta-feira. O conceito é similar ao TBT, mas em outro dia da semana. Outra hashtag famosa é #MondayMotivation, ou “motivação de segunda-feira”, para inspirar as pessoas no começo da semana.
Como usar TBT no WhatsApp?
Como vimos, o TBT tem um propósito de voltar ao passado e relembrar as pessoas de algum momento específico. Geralmente, a forma mais eficiente de fazer isso é por meio de mídia visual, como fotos e vídeos. Mas o WhatsApp oferece diversos recursos e o uso da hashtag pode ser feito de diferentes formas. Veja como:
Na legenda: ao publicar uma foto, o usuário pode criar uma legenda, como “#tbt do nosso último evento”, acompanhada de uma foto de viagem.
Na foto: na própria imagem é possível incluir um texto com #tbt, indicando que se trata de uma publicação de tempos atrás.
No texto: por fim, a publicação pode ser em formato de texto, escrevendo ao invés de mostrar por imagem, do que se trata a recordação.
A nostalgia é uma ferramenta poderosa para as empresas, seja para indicar aos clientes como evoluíram, seja até para lembrá-los de momentos importantes. Muitas empresas, ao criar novos produtos, usam referências do passado para “fisgar” os consumidores.
Conhecer esse conceito e outras estratégias faz com que profissionais estejam mais preparados para lidar com o mercado e tenham uma visão mais clara de como ajudar marcas e clientes a se conectarem.
Com a pós-graduação Anhanguera, os profissionais podem se aprofundar nesse e outros temas relevantes para a carreira e, estudando no formato EAD, ampliam seu conhecimento sobre o que significa TBT no WhatsApp e outros conteúdos que podem impulsionar suas carreiras.