Técnicas de entrevista para recrutadores: conheça 4

técnicas de entrevista

Encontrar o candidato ideal para a vaga é o maior desafio dos recrutadores, que se utilizam de diversas dinâmicas para compreender os potenciais colaboradores e descobrir qual o mais adequado. Para ajudar nesse processo, é necessário saber técnicas de entrevista que permitam conhecer os candidatos e compreender se eles possuem as habilidades desejadas. 

Embora algumas perguntas sejam mais comuns na entrevista, pois ajudam a conhecer melhor o candidato e sua experiência profissional, só isso pode não ser suficiente para testar os profissionais e avaliá-los. 

Portanto, apostar nessas técnicas permite se aprofundar nas habilidades e conhecimentos dos participantes, gerando uma percepção mais concreta de como ele trabalha e, mais importante, como pode contribuir com a empresa. 

Como preparar uma entrevista de emprego

O processo seletivo pode envolver uma ou mais etapas, dependendo do tipo de vaga e empresa, complexidade das atividades ou nível hierárquico. Para isso, o RH deve estruturar, em parceria com os coordenadores, os passos que serão realizados para escolher um novo profissional. Confira como preparar uma entrevista:

Converse com as áreas

Geralmente é o setor de recursos humanos que fica responsável por fazer a análise dos candidatos e agendar as entrevistas, mas é preciso ter uma comunicação eficaz com a área onde a pessoa atuará para ter um entendimento completo do que se espera na função. 

Portanto, o gestor do setor precisa estar alinhado com o RH e ajudá-los a entender os principais aspectos técnicos e comportamentais exigidos para a posição. 

Estude os currículos

A entrevista é o momento onde o candidato deve “se vender”, ou seja, apontar suas qualificações, resultados relevantes e conhecimento. Mas, antes de começar, o recrutador precisa ter um conhecimento prévio do que foi colocado no currículo, até mesmo para direcionar suas perguntas. 

Isso é feito individualmente de acordo com a experiência de cada um, portanto é importante avaliar o CV com antecedência para selecionar informações pertinentes e usar para elaborar as questões. 

Prepare-se para perguntas

Embora o foco da conversa seja a resposta do candidato, ele também pode fazer perguntas sobre a empresa, as tarefas, equipe e benefícios. Portanto, o recrutador precisa estar preparado e ter conhecimento profundo da empresa e da vaga para dar as respostas corretas. 

Técnicas de entrevista

Depois de se preparar e entender quais informações precisa descobrir dos candidatos, o recrutador pode utilizar técnicas específicas para avaliar esses pontos. Confira alguns métodos para avaliar os profissionais:

Perguntas situacionais

Existem diferentes tipos de abordagem em uma entrevista, mas o recrutador não precisa escolher apenas uma. Para entender aspectos técnicos, por exemplo, é mais fácil perguntar diretamente o que o profissional fazia em suas últimas experiências, quais resultados ou cases pode apresentar. 

Avaliar questões comportamentais pode ser mais difícil, por isso aplicar perguntas situacionais pode ajudar. Isso significa propor um cenário ficcional, e pedir que o candidato demonstre como agiria nessa situação. 

Por exemplo, “o que você faria se um cliente reclamasse de uma entrega, mesmo sabendo que o material seguiu à risca o briefing?”. Esse tipo de questão, que deve ser relacionada ao dia a dia da área, ajuda a entender como o candidato lidaria com imprevistos e dificuldades enfrentadas na rotina. 

Teste Wartegg

Essa técnica prática permite avaliar questões como personalidade e criatividade de uma pessoa, e também como age sob pressão. O teste psicotécnico consiste em desenhar oito quadrados e incluir um elemento gráfico em cada um (uma linha, curva ou ponto). A partir daí, o candidato pode desenhar livremente usando esse elemento como base. 

Isso permite avaliar seu desempenho criativo, mas também sua habilidade para lidar com prazos, já que é importante estabelecer um tempo, entre 15 e 20 minutos para a realização do teste. 

Comportamental

Outra maneira de avaliar o comportamento do candidato é usando sua própria experiência como exemplo. Aqui, ao invés de criar uma situação hipotética, como no formato situacional, é pedido que o candidato aponte um cenário onde teve que lidar com um imprevisto. 

O recrutador pode pedir, por exemplo, para o candidato apontar uma situação onde discorda da liderança e como fez para lidar com esse conflito. Isso permite entender se essa pessoa tem inteligência emocional e ainda apresenta o desafio de se posicionar profissionalmente sem criticar antigos líderes e empresas. Para o candidato, ainda permite que apresente seu conhecimento técnico. 

Testes práticos

Em alguns casos, é necessário avaliar o conhecimento técnico, para garantir se o que o candidato diz é condizente com suas habilidades. Isso pode ser feito de diversas formas, de acordo com sua ocupação. 

Designers ou profissionais da criatividade podem apresentar um portfólio com materiais já produzidos. Já quem atua com vendas pode fazer um pitching de um produto, existente ou imaginário. 

Em alguns casos em que a vaga exige proficiência em outra língua, parte da conversa pode ser feita no idioma. Nesse caso, o recrutador ainda pode fazer perguntas pessoais para entender mais sobre a vida do candidato, ou pedir que ele descreva aspectos técnicos. 

O RH tem um papel importante no desenvolvimento de técnicas de entrevista para garantir que o profissional esteja alinhado com a organização. Fazer um MBA e se especializar permite ampliar o conhecimento nessas ferramentas e gerar valor para as organizações.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!