Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Teleconsulta: saiba o que é e conheça as vantagens dessa tendência

A teleconsulta é uma nova tendência que vem crescendo tanto de forma híbrida quanto presencial, facilitando adesão para profissionais de saúde e pacientes. Ressalta-se que as tecnologias digitais na área da saúde apresentam eficácia para realização de consultas, exames e acompanhamentos e entre outros.

Há diversos softwares na área da saúde que proporcionam fidedignidade para teleconsulta, prescrição de dietas, receitas, telemedicina que são enviados para e-mail ou SMS dos pacientes, possibilitando maior precisão, exatidão e rapidez de entrega das prescrições, laudos e receitas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é teleconsulta?

São consultas realizadas on-line através de videoconferência, podendo ocorrer e escolher atendimentos de diversas especialidades por diferentes ferramentas digitais. Esse serviço foi de extrema relevância durante a pandemia e, atualmente, ainda é mantido de forma híbrida.

Como funciona a teleconsulta?

A teleconsulta inicia a partir do agendamento prévio do paciente, que precisa ter acesso à internet. As consultas são realizadas através da videoconferência com data e horário marcados. Nesse contexto, há possibilidade de escolher quais categorias os pacientes gostariam de agendar tais como Nutrição, Imunologia, Cardiologia, Otorrino e dentre outros. 

Em seguida, são gerados o prontuário eletrônico, laudos, receitas e retorno dos pacientes. Cada profissional de saúde tem o seu próprio software adequado à perspectiva de consultas e retornos.

Quais as vantagens da teleconsulta?

Maior praticidade e comodidade para os pacientes 

Devido ao distanciamento social, a teleconsulta foi aprovada pela Portaria nº 467 do governo federal, que permite a realização de atendimentos a distância a fim de atender mais pacientes, em hospitais e clínicas de saúde.

Leia também: Por que fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica na área da saúde?

Além disso, reduz deslocamentos desnecessários nos quais possibilitam comodidade pelo fato de os pacientes terem um atendimento agendado, o que, consequentemente, reduz o tempo de espera.

Mais resolutiva e acessibilidade

Com a teleconsulta, há maior possibilidade de atender diversos pacientes, considerando faixa etária e patologias, bem como maior acesso a pacientes de várias localidades do Brasil.

Manutenção da qualidade de atendimento

Os atendimentos por teleconsulta são mantidos tendo em vista que existem profissionais especialista e qualificados, além manter a conduta e tratamento da mesma forma que o atendimento presencial. Observe a seguir a elucidação sobre a nova tendência: teleconsulta.

Quais são as justificativas para adotar a teleconsulta?

As justificativas para adotar a teleconsulta são: fidelização dos pacientes, evitar fronteiras de lugares do atendimento, garantir atendimento humanizado e reduzir filas de espera e custos.

Como assegurar atendimento humanizado na teleconsulta?

Para assegurar atendimento humanizado, é imprescindível manter primeiro contato com os pacientes durante o atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Ademais, o ideal é ter comunicação acolhedora, efetiva e delicada para que possa ganhar a confiança dos pacientes.

Dessa forma, as consultas devem ser sigilosas, pois os pacientes devem se sentir seguros quanto às informações, mesmo sendo a distância. Outro aspecto que deve ser levado em consideração são os feedbacks, visto que irão melhorar ainda mais os atendimentos dos profissionais de saúde.

Sendo assim, o atendimento humanizado pode ser aplicado constantemente nas teleconsultas no primeiro momento, além de buscar aperfeiçoar os conhecimentos nesta temática para continuar realizando atendimento. 

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades