Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como fazer um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão?

pessoa escrevendo para ilustrar texto sobre texto com introdução, desenvolvimento e conclusão

A construção de uma redação pode fazer parte da sua vida em vários momentos diferentes: na escola, na hora de prestar um vestibular, na faculdade ou mesmo em uma entrevista de emprego. Em qualquer um desses cenários, é importante saber a forma mais adequada de se estruturar. Saiba como fazer um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Primeiro, vale entender que existem três tipos de texto: narração, descrição e dissertação. No texto narrativo, a ideia é contar uma história, ou seja, indicar ao leitor o que aconteceu, com quem e de que maneira. Não importa se é real ou puramente fictícia. É um tipo de redação que se caracteriza por uma progressiva de ações, com direito a elementos como personagens, narrador, fato, tempo e espaço. 

Enquanto isso, o texto descritivo busca expor as informações de uma pessoa, um objeto ou até mesmo um lugar. É conhecido por trazer diversas comparações, metáforas (uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra para fins de comparação) e adjetivos (aquela classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, que indica suas qualidades e estado).

Por sua vez, a dissertação envolve analisar, explicar, refletir, conceituar, avaliar, expor ideias. Normalmente, é esse tipo de texto que se pede em um vestibular ou uma entrevista de emprego: existe um tema proposto, e a ideia é argumentar em torno dele.

Cada um desses tipos de texto traz uma proposta totalmente diferente, mas ainda assim, a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão cabe nos três, e ajuda a torná-lo coerente, de modo que as partes façam sentido. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como fazer um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão

1 – Introdução

Como já é de se esperar, a introdução é a primeira parte de um texto. É o primeiro parágrafo, e responsável por dar todo o tom do texto, ou seja, definir como ele vai ser e qual sua proposta, o que será discutido ou exposto, etc.

Em caso de uma redação dissertativa, é aqui que o autor apresenta o tema e a sua tese ao leitor. Já em uma redação narrativa, é o espaço destinado a situar o leitor sobre as personagens, o tempo e o espaço em que se passa a história. Com isso, esse começo do texto é a inserção do leitor no que será abordado nos próximos parágrafos.

O que fazer na introdução

A introdução deve prender o leitor, então uma boa ideia é começar o seu texto com uma frase impactante, que desperte interesse para o que virá a seguir. É um local para se apostar na objetividade, ou seja, as frases devem ser curtas e não podem cansar o leitor. 

Além disso, na primeira parte da sua redação, o assunto precisa ficar em destaque e, dependendo do tipo de texto, o ponto de vista deve ser colocado em evidência.

Você pode utilizar alguns termos para introduzir seu texto, como: “em primeiro lugar”, “primeiramente”, “antes de mais nada”, “acima de tudo”, “sobretudo”, “principalmente”, “primordialmente”.

O que não fazer na introdução

Você deve evitar utilizar termos complicados na introdução, pois pode deixar o leitor confuso acerca do que deseja passar, e a ideia aqui é justamente esclarecer sobre o que esperar do texto. 

Evite prolongar as ideias e construir uma introdução prolixa, pois isso, justamente, vai deixar o leitor cansado e não vai prender a atenção. Sentenças muito longas devem ser evitadas. Lembre-se que uma redação com objetivo bem definido e claro gera o engajamento necessário no leitor.

2 – Desenvolvimento

O desenvolvimento de uma redação é sua essência, ou seja, onde você discorre tudo o que precisa para convencer o seu leitor da ideia que se deseja transmitir. É uma etapa que exige planejamento e cuidado para não sair dos trilhos.

 É aí que entra o rascunho. Você pode listar os assuntos que deve abordar no desenvolvimento primeiro, para só depois passar isso para o texto.

O que fazer no desenvolvimento

O desenvolvimento já permite uma elaboração maior nas frases, mas ainda vale prestar atenção para que o texto não fique excessivamente longo ou confuso. Cada parágrafo que constituir o seu desenvolvimento também deve estar conectado, para que não pareça um compilado aleatório de ideias.

Não tenha medo de trazer uma oposição no desenvolvimento, ou seja, expor uma ideia e em seguida exibir um outro ponto de vista. A tarefa de tomar um posicionamento pode ficar para a conclusão.

O que não fazer no desenvolvimento

Não se perca ao longo do desenvolvimento. Com isso, não fuja do gênero proposto, nem do tema. É importante também tomar cuidado com a linguagem e a persona que se estabeleceu na introdução. Não interprete esses três elementos do texto como isolados. Eles devem conversar.

3 – Conclusão

Essa parte do texto é curta e concisa, tal como a introdução. Aqui, você resolve o seu texto, ou seja, expõe o que se pode extrair das ideias apresentadas no desenvolvimento. Como resolver o problema proposto? 

O que fazer na conclusão

Seja breve e ressalte a ideia trazida na introdução. Você pode usar conectivos como “diante disso”, “desse modo”, “dessa forma”, “em suma”, “em síntese”.

O que não fazer na conclusão

Não traga uma ideia nova na conclusão. Ela é feita justamente para amarrar o texto e torná-lo coerente. Nesta etapa, cabe fechar todos os parênteses que foram abertos anteriormente.

Agora que você já sabe como fazer um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, insista em uma especialização. Conte com a pós Anhanguera para transformar a sua carreira e ter um currículo fortalecido no mercado de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades