A primeira impressão é muito importante e, no trabalho, ajuda a estabelecer uma conexão positiva, além de oferecer alguns indicativos da personalidade da pessoa. Por isso, saber como tirar uma foto profissional para o LinkedIn pode ajudar a ter uma ilustração que represente a imagem que você quer passar profissionalmente.
Claro que um perfil na rede precisa de mais informações para ser completo e atrair recrutadores, mas tudo começa com uma boa foto. E a boa notícia é que não é preciso contratar alguém para fazer isso, e com algumas dicas sua imagem pode contribuir com sua marca pessoal e te ajudar a conquistar oportunidades de trabalho.
A foto é a primeira coisa que alguém irá notar ao acessar sua página e não colocar nada está fora de cogitação, pois indica falta de comprometimento com seu perfil e, por extensão, sua carreira.
Como tirar uma foto profissional para o LinkedIn?
Segundo a especialista de marketing do LinkedIn, Lydia Abbot, a foto é um elemento-chave para a qualidade do perfil. Segundo Lydia, um estudo feito pelo LinkedIn mostrou que só por ter uma imagem um perfil tem 1 vezes mais chances de ser notado.
Ela ainda aponta que uma imagem feita por um profissional pode ajudar, mas se não for possível investir nisso seu celular estará apto. Veja 10 dicas de Lydia Abbot para tirar fotos profissionais para o LinkedIn:
1- Atente-se a resolução
A rede tem um limite máximo para o tamanho da foto, que deve ter, no máximo, 8MB. Mas isso é o suficiente para garantir boa resolução, então verifique o dispositivo que será utilizado para a foto e veja as configurações.
Ela indica que a imagem tenha resolução entre 400×400 pixels e 7680×4320 pixels. A dica é observar como a foto fica depois que o upload é feito: se estiver borrada, busque uma imagem com melhor qualidade.
2- Seu rosto é o destaque
Quando usamos redes como o Instagram ou Facebook, podemos escolher a foto que nos agrada mais, como a visita a um ponto turístico, um mergulho, ou um pôr do sol. No caso do LinkedIn, isso não é recomendado.
A foto deve ser, principalmente, do rosto da pessoa que, segundo Lydia, deve ocupar 60% da imagem, portanto corte parte do corpo e deixe apenas a área do pescoço e rosto aparentes.
3- Use uma imagem realista
Pode parecer uma observação óbvia, mas algumas pessoas usam efeitos como filtros e iluminação para destacar ou esconder certas características de si mesmas. Mesmo que a pessoa se arrume para a foto, o que é recomendado, o ideal é que ela seja o mais próximo da sua imagem na vida real.
4- Nada de selfies
Para ter um bom enquadramento do rosto, evite selfies. Peça para outra pessoa tirar a foto, o que pode até ajudar a buscar o ângulo adequado. Além da câmera frontal ter qualidade melhor, com os braços desocupados você consegue posar de maneira mais natural, ajeitando a postura para parecer mais confortável.
5- A foto é individual
Assim como os pontos turísticos e fotos diferentes comentadas acima, as pessoas podem optar por incluir fotos com as famílias em seus perfis nas redes sociais. Mas quando se trata do LinkedIn sua página é individual e se trata de você, portanto não inclua imagens que tenham outras pessoas.
Isso significa também não usar imagens com outros e se recortar. A ideia aqui é se planejar para fazer uma foto adequada e sem mais ninguém.
6- Está tudo bem sorrir
Algumas pessoas acham que, por se tratar de algo profissional, não devem sorrir. Isso pode funcionar se você for uma pessoa mais séria, ou se essa é a impressão que deseja transmitir. Mas como explica Abbot, sorrir faz as pessoas parecerem mais acessíveis.
Ela ainda destaca um estudo feito com 800 fotos que apontou que imagens com pessoas sorrindo passam uma impressão de simpatia, competência e influência.
7- Atente-se a roupa
Para Abbot, a regra para a roupa utilizada na foto é simples: use o que você usaria para ir ao trabalho. Isso pode significar algo mais ou menos formal, dependendo do mercado. Outra dica que ela oferece é usar cores sólidas, e até mesmo tons mais ousados, que ajudarão a destacar o rosto.
8- Defina um bom fundo
Segundo Abbot, o fundo da imagem não precisa ser sem graça, mas não deve ser uma distração ao principal da imagem: você. Opte por um tom neutro ou, se quiser algo diferente, pose junto à natureza, ou a frente de um quadro. Utilizar sua empresa como pano de fundo também é uma boa ideia.
9- Use luz natural
Evite luzes fluorescentes diretamente do rosto e, se possível, opte por uma luz natural. Se estiver muito sol, porém, evite ficar na luz direta, pois criará sombras.
10- Cuidado com filtros
Os filtros fofos ou então com altos níveis de correção do rosto não são recomendados. Você pode até usar essas ferramentas, mas com cuidado para não exagerar nos retoques. Abbot comenta ainda que o próprio LinkedIn oferece seis opções de filtros que podem ajudar a melhorar a foto.
Saber como tirar uma foto profissional para o LinkedIn pode melhorar sua imagem e contribuir para um perfil que se destaca. Além disso, conheça os cursos de pós-graduação da Anhanguera e veja como continuar se aperfeiçoando e evoluindo na carreira.