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Carreira em Pauta

Precisa tomar decisões difíceis na carreira? Saiba o que fazer!

tomar decisões difíceis

Será que devo pedir demissão? Qual proposta de trabalho eu devo aceitar? Devo pedir um aumento agora? Se você já fez perguntas como estas, sabe como pode ser desgastante tomar decisões difíceis na carreira.

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Embora esse tipo de situação faça parte da vida adulta, geralmente, envolve muitas incertezas. Além disso, é comum que ela também provoque ansiedade e estresse na maioria das pessoas.

É claro que não podemos tornar a sua próxima tomada de decisão fácil, mas se você seguir algumas dicas como as que daremos neste artigo, poderá evitar alguns erros que costumam ser comuns nesse cenário. Descubra como.

5 dicas para tomar decisões difíceis na carreira

1 – Reúna toda a informação que puder

O primeiro passo para tomar uma decisão difícil – seja ela sobre sua carreira ou qualquer outro aspecto da sua vida – é garantir que você reúna todas as informações que te ajudarão nesse processo.

Por exemplo, se você está pensando se deve ou não aceitar uma vaga em uma empresa nova, precisa pesquisar o máximo de referências sobre ela. Informações sobre a cultura, o clima e o plano de carreira são fundamentais para que você possa analisar se a proposta vale ou não a pena.

Nesse caso, a entrevista também é um momento excelente para tirar todas as dúvidas. Perguntar sobre o dia a dia, as chances de crescimento e escopo de trabalho é uma atitude que pode ajudar muito na sua escolha.

2 – Liste os prós e contras da decisão

Muitas vezes, quando precisamos tomar uma decisão difícil na carreira, a primeira atitude é pensar nas vantagens e desvantagens de cada escolha. Mas não basta só pensar. É preciso escrever uma lista com os prós e contras.

A questão não é só que listar esses pontos te ajudará a ter mais clareza, mas que também minimizará qualquer arrependimento que você possa ter. 

Ao colocar todos os pontos positivos e negativos no papel, você tem uma espécie de documento com evidências que comprovam os motivos da sua escolha.

Às vezes, um simples lembrete de que a sua decisão foi tomada com base em fatos e com a melhor informação que você conseguiu reunir pode te ajudar a se sentir melhor com o caminho escolhido.

3 – Converse com familiares e pessoas importantes para você

Não há dúvidas de que as decisões da sua carreira devem ser tomadas por você, mas, assim como é fundamental ter clareza sobre o que te importa, é relevante saber como a sua decisão impactará as pessoas que são queridas por você.

Seja um companheiro ou companheira, familiar ou amigo, é interessante perguntar às pessoas que serão afetadas pela sua decisão qual é a opinião delas e como elas se sentem a respeito.

Uma decisão importante sobre a carreira tende a impactar a sua vida financeira, assim como a quantidade de tempo que você dedicará ao seu trabalho e aos seus relacionamentos.

Por exemplo, digamos que você recebeu uma excelente proposta e está animado para começar em um emprego bastante alinhado com os seus objetivos de carreira. Porém, a distância exigirá que você gaste o dobro do tempo no deslocamento.

Nesse caso, consultar a sua família e conversar sobre o tempo que você deixará de ter com eles durante a semana é importante para tomar uma decisão, afinal, ela não impactará apenas você.

Embora isso não signifique que você deva rejeitar o trabalho, pode ser um sinal de que a proposta precisa ser negociada para ficar o mais próxima possível do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de que você precisa.

4 – Tenha um mentor

Uma outra forma de tomar decisões difíceis na carreira com mais segurança é contar com a orientação de um mentor.

Além de já ter vivido a maioria das situações que você ainda vivenciará, o mentor oferece um olhar de fora, capaz de aconselhar sem precisar ter uma participação em toda a situação.

Dificilmente, quando você tiver uma decisão difícil para tomar no trabalho, poderá discuti-la com alguém da empresa. Por isso, ter uma pessoa experiente como um mentor ou um coach de carreira é uma boa alternativa para esse tipo de conversa.

Muitas vezes, ao falar com pessoas imparciais, como é o caso desses profissionais, você poderá se ouvir argumentando, refletir melhor e ter uma perspectiva mais ampla da situação.

Enfim, tomar decisões difíceis será sempre um grande desafio, mas você nunca saberá do que é capaz se não der o primeiro passo. O importante é que você tome algumas atitudes como estas que te mostramos neste artigo e, dessa forma, consiga evoluir na carreira.

Outra decisão importante que você pode tomar é fazer um curso de pós ou MBA EAD. Conheça todas as opções de pós-graduação a distância em 6 meses, faça a sua inscrição e comece a acelerar o seu desenvolvimento profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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