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Mercado de Trabalho

Como se tornar Top Voice no LinkedIn

Como se tornar Top Voice no LinkedIn

Se você acompanha a maior rede social profissional da atualidade, você provavelmente já deve ter visto perfis que são Top Voice. Talvez você já siga alguns, ou quem sabe, percebeu suas postagens por meio de interações de suas conexões. Com isso, talvez você fique se perguntando se existe um guia de como se tornar Top Voice no LinkedIn.

Indo direto ao ponto, não existe fórmula mágica ou um passo a passo que garanta esse feito. Além disso, não é possível se candidatar ou se inscrever para ser avaliado e virar Top Voice. Contudo, você pode estudar os perfis que já contam com esse selo para entender melhor o que fazer para tentar chegar lá.

Para isso, que tal começar entendendo exatamente o que a expressão significa?

O que significa ser Top Voice?

No contexto do LinkedIn, ser Top Voice significa ser convidado para fazer parte de um programa global. Ou seja, o LinkedIn avalia constantemente os perfis de profissionais ativos na plataforma, cobrindo diversos temas e tópicos relacionados ao mercado de trabalho, e escolhe quem serão as Top Voices. Traduzindo, as Principais Vozes.

Eles são usuários engajados, altamente interativos, que compartilham suas opiniões, vivências e recomendações para ajudar outros usuários com conteúdos relevantes. Com contribuições “únicas e originais sobre um tópico específico”, como descreve o LinkedIn, esses profissionais conseguem se destacar, ganhando notoriedade orgânica na plataforma.

Por isso, acabam sendo notados pela equipe da rede social profissional e recebem o selo. Sem sistema de candidaturas ou maneira específica para ganhar a atenção do LinkedIn, você precisa se esforçar e ser estratégico para tentar ser uma das Principais Vozes da plataforma.

Lembrando que não há garantias de conseguir o selo, confira abaixo algumas das técnicas e abordagens que você pode adotar para tentar conseguir o seu espaço.

Como se tornar Top Voice no LinkedIn: 6 passos para aumentar as suas chances

1 – Aumente a sua rede de contatos no LinkedIn e deixe-o aberto

Uma ótima maneira de iniciar a sua jornada rumo ao Top Voice é aumentar a sua rede de conexões no LinkedIn. Ao adicionar outros profissionais da sua área, você amplifica o seu alcance e faz com que as suas publicações, mesmo que apenas no futuro, cheguem e impactam mais pessoas.

Além disso, é importante checar as configurações do seu perfil para garantir que ele está aberto. Ou seja, que outras pessoas poderão ter acesso ao que você publicar.

2 – Compartilhe suas opiniões e conhecimentos de forma autêntica

Depois disso, chega o momento de fazer o que, de fato, vai impulsionar as suas chances nessa empreitada. 

Isso significa que você terá que começar a compartilhar suas opiniões, conhecimentos e recomendações profissionais no LinkedIn. Para isso, pense na sua expertise em sua área de atuação, no que você é bom, nos seus objetivos de carreira e sobre o que se sente confortável para escrever ou falar em uma rede social aberta.

Então, monte uma lista de temas que gostaria de abordar, faça alguns rascunhos, grave vídeos como testes e “se jogue” no LinkedIn. O começo sempre será mais complicado, cheio de dúvidas e incertezas. Contudo, quanto mais você se dedicar a isso, mais natural será dividir suas visões com outros profissionais.

3 – Fique de olho nas novidades do mercado e da sua profissão

Falar sobre o tema do momento e “surfar na onda” de tendências e grandes debates é uma excelente maneira de ser mais visto nas redes sociais.

Por isso, fique sempre de olho em novidades do mercado, e da sua área, para levar conteúdos relevantes a outros usuários. Também acompanhe os temas que “pipocarem” na internet para avaliar se você tem algo de interessante para dizer sobre ele.

4 – Interaja com outros perfis e conteúdos da rede

“Falar sozinho” nunca é uma boa ideia em nenhum contexto. Todavia, quando falamos em redes sociais, isso pode ser ainda pior.

Sendo assim, além de compartilhar seus pensamentos na sua própria página, não se esqueça de acompanhar outros perfis e interagir com eles. Entrar em debates produtivos e respeitosos em comentários pode ser uma ótima maneira de ser visto por outras pessoas, que poderão encontrar a sua página e se interessar pelos conteúdos.

5 – Seja criativo e questionador sem entrar em polêmicas desnecessárias

Porém, tome cuidado com as polêmicas desnecessárias. Além de sempre manter o diálogo respeitoso e educado, também é fundamental saber quando um debate não vale a pena. Afinal de contas, você deve imaginar que o LinkedIn não quer Top Voices que estão sempre envolvidos em polêmicas e criando situações desconfortáveis na rede, não é mesmo?

6 – Seja um especialista na sua área de atuação

Para ter ainda mais autoridade, confiança e segurança na hora de compartilhar seus conhecimentos, invista em se tornar um especialista na sua área. Dessa maneira, você terá conhecimentos muito mais aprofundados para dividir no LinkedIn, além de mais uma credencial para atestar o seu domínio do tema.

Então, agora que você já sabe que o título de especialista faz parte dos passos de “como se tornar Top Voice no LinkedIn”, o que está esperando? Invista em uma pós EAD e tenha toda a flexibilidade que precisa para avançar profissionalmente e conseguir se destacar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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