Como trabalhar com microinfluenciadores e quais os benefícios?

mulher gravando vídeo para ilustrar texto sobre trabalhar com microinfluenciadores

Para quem busca crescer sua marca, trabalhar com microinfluenciadores pode ser a escolha ideal. Afinal, além de serem mais acessíveis, os microinfluenciradores costumam cobrar menos por campanhas nas redes sociais e possuírem um número mais elevado de seguidores engajados.

Por conta disso, a conversão de um produto ou serviço, quando endossado por um microinfluenciador, costuma ser muito maior!

Confira abaixo os principais benefícios de trabalhar com microinfluenciadores!

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Quantos seguidores tem um microinfluenciador?

De um modo geral, um microinfluenciador é um influenciador que tem uma audiência de 10.000 a 100.000 seguidores. 

Por terem um público menor do que outros tipos de influenciadores, eles podem ter interações mais pessoais e interagir com mais frequência com seus seguidores.

Os microinfluenciadores geralmente fazem parte de comunidades de nicho e se conectam a grupos sociais exclusivos que não são tão conhecidos. 

Isso os torna particularmente valiosos para marcas que tentam atingir públicos menores, mas mais engajados.

Para relembrar, um influenciador é simplesmente alguém com seguidores – normalmente um público online que construiu usando plataformas de mídia social – um site ou um blog.

Existem influenciadores em todos os setores e carreiras, todos criando e compartilhando conteúdo novo e empolgante sobre diferentes interesses, ideias e insights.

Dependendo de quem você perguntar, é possível obter respostas ligeiramente diferentes sobre quantos seguidores os microinfluenciadores têm. 

Mas a ideia é que eles tenham uma contagem maior de seguidores do que um nano influenciador e uma contagem menor de seguidores do que um macro influenciador:

Nano-influenciador: 1.000 a 10.000 seguidores

Microinfluenciador: 10.000 a 100.000 seguidores

Macroinfluenciador: 100.000 a 1 milhão de seguidores

Mega-influenciador: Mais de 1 milhão de seguidores

Como todos os influenciadores, os microinfluenciadores se conectam com o público e aumentam o reconhecimento da marca por meio de colaborações usando vários canais de mídia social, incluindo Instagram, YouTube, Pinterest, TikTok, Facebook e muito mais.

Quais os benefícios de trabalhar com microinfluenciadores? 

Acessíveis, flexíveis e mais baratos, trabalhar com microinfluenciadores, hoje, é algo que toda marca em ascensão deveria estar fazendo.

Além de aumentar o engajamento e gerar um número de seguidores maior ainda, trabalhar com microinfluenciadores é essencial para aumentar as taxas de conversão de um produto ou serviço.

Confira abaixo os principais benefícios de trabalhar com microinfluenciadores!

1 – Taxas de engajamento do público mais altas que a média

O primeiro benefício de trabalhar com microinfluenciadores é o alto engajamento que eles têm a partir de seu público.

As campanhas de microinfluenciadores obtêm regularmente altos níveis de engajamento e melhores métricas de desempenho de marketing, já que, nesta etapa, os influenciadores ainda têm relacionamentos fortes com seus seguidores. 

Eles respondem com rapidez e frequência com mensagens personalizadas quando seus seguidores entram em contato.

Por sua vez, seu público confia neles, nas coisas que dizem e nos produtos e serviços que promovem. 

É muito mais fácil para impressões, cliques e comentários se transformarem em conversões acionáveis!

2 – Acesso a comunidades de nicho

Outro benefício de trabalhar com microinfluenciadores é atingir um nicho específico.

Os microinfluenciadores tendem a liderar microcomunidades, ou seja, públicos menores com alta afinidade por um tópico ou setor específico. 

Os canais onde esses consumidores de nicho se reúnem, online ou offline, costumam ser mais difíceis de encontrar ou entrar. 

Mas com um “in” de um microinfluenciador, é possível acessar grupos de nicho, testar táticas de divulgação e obter altas taxas de sucesso.

3 – Mais custo-benefício para orçamentos menores

Os microinfluenciadores normalmente cobram muito menos do que a maioria dos outros influenciadores de mídia social e blogueiros populares.

No mundo dos criadores de conteúdo e influenciadores, o valor cobrado depende de vários pontos.

Por exemplo, uma postagem patrocinada com um simples texto ou imagem custará menos do que uma solicitação de vídeo de 30 segundos.

No entanto, a contagem de seguidores continua sendo um dos maiores fatores. 

Trabalhar com microinfluenciadores mantém o orçamento de marketing de influenciadores sob controle, maximizando o impacto com o público-alvo.

4 – Acessível e aberto a feedback

Mais um benefício de trabalhar com microinfluenciadores é que eles, normalmente, são mais acessíveis que influenciadores tradicionais.

Os microinfluenciadores podem ser mais novos no espaço e usar cada experiência para aprender e desenvolver sua própria marca. 

Como resultado, eles podem estar mais abertos a ideias de projetos, feedback construtivo e diferentes modelos de remuneração (pagamentos diretos, produtos gratuitos, despesas de viagem cobertas etc.).

Os microinfluenciadores geralmente se autogerenciam, ao contrário dos “influenciadores de primeira linha”. 

Isso pode tornar mais fácil para os profissionais de marketing manter o controle sobre as campanhas e manter os relacionamentos fortes.

5 – Disposto a trabalhar com marcas novas ou pequenas

À medida que o número de seguidores aumenta, os influenciadores tendem a se tornar específicos sobre para quais marcas criam conteúdo, limitando campanhas e patrocínios a marcas respeitáveis ​​com bastante prova social.

Por outro lado, os microinfluenciadores estão mais abertos a trabalhar com novas marcas, produtos e serviços. 

Afinal, semelhante à marca, eles ainda estão construindo seus seguidores, então não custa nada dar uma chance a um patrocínio ou parceria, ampliando as possibilidade de trabalhar com microinfluenciadores.

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