Como trabalhar com música em sala de aula: 4 estratégias

Como trabalhar com música em sala de aula

Saber como trabalhar com música em sala de aula permite ao professor tornar o ensinamento mais dinâmico e pode ser uma importante ferramenta na interação e inclusão dos alunos na sala de aula. 

A música é uma arte que tem o poder de unir e inspirar as pessoas, e é um grande recurso na sala de aula para até mesmo como ferramenta de apoio no ensino. Além disso, pode ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem, servindo como apoio para crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), por exemplo. 

Qual a importância da música no ensino?

É comum a música acompanhar o ensinamento, e alguns professores criam canções para ajudar os alunos a memorizar a tabuada e problemas matemáticos, ou até mesmo com fórmulas mais complexas de física e química. 

Mas seu poder vai muito além e pode contribuir com o desenvolvimento cognitivo e até as habilidades sociais. Entenda a importância da música no ensino:

Diversidade e inclusão

A música carrega em si traços culturais de determinado país ou região. Pelo Brasil, diferentes ritmos representam regiões, como o forró no no Pernambuco, o carimbó no Pará e o funk no Rio de Janeiro. 

Com isso, os alunos aprendem sobre essas regiões, e os costumes que acompanham cada lugar, como as festas, comidas típicas e hábitos locais. Isso oferece uma visão mais ampla e inclusiva do Brasil e pode ser uma forma de integrar alunos com famílias de diferentes partes do país. 

Desenvolvimento cognitivo

Acompanhar o ritmo na coreografia, lembrar e entender a letra são ações que trabalham aspectos cognitivos como a memória, a linguagem e o raciocínio. Isso também contribui com a concentração dos alunos, e pode ajudar a reduzir os níveis de estresse.  

Com isso, a música pode contribuir para o desenvolvimento dessas capacidades cognitivas, e ajuda a formar indivíduos com boa memória e concentração. 

Socialização

Aprender a tocar um instrumento ou fazer parte de um grupo como um coral ensina os alunos a importância de trabalhar em equipe e colaborar, além de oferecer disciplina para que aperfeiçoem e consigam aprender uma música ou se preparar para uma apresentação. 

Na sala de aula, também ajuda na interação, permitindo que os alunos encontrem gostos em comum e criem mais afinidade. 

Criatividade

A arte inspira as pessoas a serem mais criativas, e  ouvir músicas pode ter esse efeito nos alunos. Isso pode ser notado em atividades específicas, ou até mesmo na forma como se comportam na sala de aula. 

Incentivá-los a criar a própria música com base em algum aprendizado, por exemplo, pode ajudá-los a trabalhar em equipe e buscar uma solução criativa enquanto absorvem o conteúdo aprendido. 

Como trabalhar com música em sala de aula?

Entendendo a importância da música no desenvolvimento dos alunos, como, então, aplicar isso nas aulas? Existem diversas estratégias que podem ajudar os professores nesse processo. Confira algumas a seguir:

1 – Analise a letra de músicas

Como um produto artístico, as músicas muitas vezes oferecem indicações sobre temas específicos, sejam acontecimentos da história, sejam reflexões sociais. Portanto, procure utilizar canções conhecidas para explorar determinado tema. 

Uma forma de fazer isso garantindo o engajamento é contando com a sugestão deles. As distâncias geracionais podem fazer com que o professor nem sempre conheça os gostos musicais dos alunos, então é uma forma também de se aproximar e conectar com eles. 

2 – Use música para ensinar um idioma

Outra maneira eficaz de aplicar a música no ensino é ao praticar um novo idioma. Com as canções, os alunos têm a oportunidade de compreender a letra e a tradução, e ainda podem praticar a pronúncia correta, facilitando sua compreensão e capacidade de comunicação na língua estrangeira. 

3 – Crie novas músicas

Como falamos, trabalhar com música ajuda a despertar a criatividade, e criar uma música com base na disciplina aprendida ajuda na absorção do conteúdo. Transforme isso em uma tarefa e ofereça diferentes ritmos para que eles trabalhem, assim, eles também terão a oportunidade de conhecer sons e referências culturais com os quais não estão familiarizados. 

4 – Inclua música na rotina

A música pode ser um momento esperado, portanto inclua-a na rotina, como deixar cada um escolher uma música por dia ao final das atividades, ou ouvir determinado som indicando o começo ou fim de uma tarefa. 

Os professores precisam estar sempre atentos às tendências e estudos relacionados a estratégias de ensino, para poder oferecer novas ferramentas para o aprendizado dos alunos. Seguir estudando é fundamental para que eles sejam capazes de criar uma sala de aula inclusiva, que permita o desenvolvimento intelectual de todos. 

Aprenda estratégias de intervenções para TDAH e TOD e descubra como trabalhar com música em sala de aula, além de outras técnicas que auxiliam no aprendizado de todos. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR